10 coisas que somente os melhores pais e mães fazem

Você não precisa ser um pai ou mãe perfeitos, mas algumas coisas você PRECISA fazer para ser considerado um bom pai ou uma boa mãe. Veja quais são.

Michele Coronetti

A preocupação em ser um pai ou uma mãe melhor é sempre grande. A cobrança interna fala alto e o desejo de acertar sempre na educação e criação dos filhos é imenso.

Para amenizar essa ansiedade, estão aqui 10 coisas que os melhores pais e mães fazem.

1. Ouvir com atenção

Todo ser humano tem esta necessidade de ser ouvido. Quando a criança já consegue dominar algumas palavras sua maior satisfação é comunicar-se com seus pais. Ela os ama e a atenção que recebe é extremamente confortante. Conforme vão crescendo, é importante que os pais ouçam com atenção, olhando em seus olhos, evitando corrigir seus erros de linguagem e interagindo. As correções podem ser feitas sim, depois da conversa.

2. Seguir a rotina e criar tradições

Cumprir horários em qualquer fase do desenvolvimento transmite a segurança necessária para seu filho. Ausência de rotina causa confusão e ansiedade. As tradições se tornam em algo único e familiar, onde os filhos se sentem seguros e aceitos. Quando era adolescente lembro-me de vários quebra-cabeças de muitas peças que montávamos em família. Era algo nosso, um momento de reunião de todos ao redor de um propósito. Faço a mesma coisa com meus filhos.

4 tipos de tradições familiares que você precisa ter em seu lar

Advertisement

3. Estar bem com seu parceiro

É muito importante que os pais estejam bem um com o outro e consigo mesmos, demonstrem carinho em palavras, ações e beijos. Os filhos crescem sabendo que está tudo bem e desejarão encontrar alguém assim para formarem suas próprias famílias.

Você quer que seu filho seja feliz? Então, precisa ler isto

4. Ler junto com os filhos

A hora da leitura é uma ótima ideia em todas as fases do desenvolvimento infantil. Crianças que ainda não leem se beneficiam imensamente dos momentos agradáveis com seus pais. E não é só porque a criança já sabe ler que o hábito precisa cessar. Eles adoram uma leitura conjunta! Quando maiores, a leitura em família continua, sendo possível aproveitar este momento para o estudo de escrituras, de livros motivadores e de crescimento pessoal.

5. Estar bem próximo

Quando a criança é pequena não é difícil abraçar, beijar, estar de mãos dadas o tempo todo. Porém, eles vão crescendo e ficam envergonhados com a proximidade dos pais em frente aos amigos. Embaraços à parte, sente-se com eles para assistir aquele programa juvenil que eles adoram, abrace-os em casa, longe dos olhares dos colegas.

6. Cair na gargalhada

Momentos tensos sempre existirão. Brigas e irmãos quase chegam a ser pleonasmo. Respire fundo e faça algo engraçado. Uma mãe que observou seus dois filhos iniciarem uma briga no banco de trás do carro ao invés de usar ameaças do tipo: “vou parar o carro e vocês vão voltar andando”, simplesmente começou a latir. Os dois pararam e olharam para ela, que estava começando a rir. Logo todos riram e a viagem foi tranquila.

Advertisement

7. Como foi seu dia?

Essa pergunta abre espaço para relatos de acontecimentos, frustrações, sucessos e é neste ponto que pais e mães conseguem identificar o crescimento de seus filhos. Sempre de forma natural, evitando um interrogatório, a conversa fica animada especialmente se você iniciar falando de algo que fez durante o dia.

8. Permitir que cresçam com seus erros

Aquele momento em que seu filho comete uma falha e pede para você consertar é uma ótima oportunidade de crescimento pessoal. Permita que ele resolva. Acompanhe, porém deixe que ele aprenda com seus erros e com os desafios da vida.

Capacite seus filhos, ensinando-lhes esta habilidade muitas vezes esquecida

9. Cuidar de quem cuida deles

Seu filho fica mais tempo do dia com outra pessoa ou na escola? Não se esqueça de agradecer e cultivar a amizade para que a pessoa se sinta valorizada. Lembrar do aniversário, elogiar algo novo que a criança aprendeu, agradecer por cuidar bem do seu pequeno, afinal, todos apreciam ser reconhecidos.

10. Deixar que façam sozinhos

É claro que tememos tombos e feridas não aparentes, mas é importante que a criança tenha a satisfação própria do sucesso pessoal. Ela precisa conseguir por si mesma. Até quando diz que não consegue. Incentivo e liberdade com um belo sorriso sempre ajudarão.

Advertisement

Pais e mães melhores sempre usam o amor e o respeito em seu lar através destas pequenas coisas. Elas fazem uma grande diferença na vida das crianças e adolescentes.

Toma un momento para compartir ...

Michele Coronetti

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.