10 ações necessárias quando seu filho sofre uma decepção com um amigo

Aprenda 10 coisas que você pode fazer como pai ou mãe sobre como lidar com um filho que sofreu uma decepção com um amigo.

C. A. Ayres

Ajudar nossos filhos a lidar com os erros que os amigos porventura cometerem, tem a ver com tolerância e empatia. Mas, ao mesmo tempo, precisamos ajudá-los a não serem condescendentes com o erro em si, ensinando-os a separarem a pessoa da ação cometida.

Igualdade requer tolerância entre os diferentes e deve vir das duas partes. Empatia para com os erros dos outros não significa que precisamos justificar esses erros ou concordar com os motivos de quem os cometeu.

Quando nossos filhos sofrem decepções com os amigos, podemos ajudá-los de várias formas, conforme falamos neste artigo. Quando os amigos cometem erros é algo mais específico. Aqui algumas dicas do que podemos fazer para ajudar nossos filhos neste caso.

1. Não julgue o amigo!

Todos nós cometemos erros. Julgar um amigo de seu filho porque ele cometeu um erro fará efeito contrário.

2. Ouça-o

Se seu filho quiser conversar, ouça o que ele tem a dizer sobre o amigo. Da mesma forma o filho poderá ouvir o que o amigo tem a dizer.

Advertisement

3. Não racionalize

Não o incentive a racionalizar o erro que o amigo cometeu.

4. Não proteja ou acuse

Da mesma forma que não há necessidade de proteger o amigo do erro, não há necessidade de acusá-lo como criminoso.

5. Tente identificar os sentimentos

Ensinar seu filho a ser empático com o amigo, tentando reconhecer sentimentos de arrependimento no amigo pelo erro cometido.

6. Demonstre suporte ou discordância

Se o erro cometido foi algo contra alguém, e o amigo está arrependido, nada melhor que demonstrar suporte e amizade. Se ele não está arrependido, deixe-o saber o que pensa se ele perguntar, e diga claramente que não concorda e que ele deveria se arrepender e tentar consertar a situação, mas faça-o de uma maneira positiva, não de confronto.

7. Veja o lado positivo

O amigo de seu filho aprendeu algo com o erro? Cometeria o mesmo erro de novo? Se aprendeu, e não o faria novamente, há esperança que as coisas voltem ao normal. Ensine seu filho a ajudar o amigo a pensar no que fez.

Advertisement

8. Perdoe-o e perdoe a si mesmo

Perdoar o amigo do erro cometido é obrigação de cada um, mesmo que o amigo não esteja arrependido. Muitas vezes a própria pessoa que cometeu o erro não se perdoa. Para perdoar-se é necessário lembrar da lição aprendida e nunca mais querer fazer novamente.

9. Não precisamos lidar com todos os erros dos amigos

Há coisas que podemos ajudar nossos amigos e há outras que não podemos. Ou requerem ajuda dos pais, ou mesmo de profissionais gabaritados. Há muitas coisas que apenas podemos demonstrar amizade e apoio, sempre se caso a outra parte quiser fazer a coisa certa. Não somos responsáveis pelos erros dos outros, podemos ajudá-los a melhorar e colocar limites caso sejam grandes erros que possam nos prejudicar de qualquer forma.

10. Manter a amizade

Muitos amigos cometerão erros, e continuarão cometendo os mesmos erros. Se seu filho não quiser entrar na onda do amigo, muito provavelmente o amigo se afastará dele. Isso não é problema, se o seu filho souber exatamente que isso não demonstra amizade verdadeira, e que ele pode muito bem estar aberto para ser o amigo daquela pessoa, sendo um bom exemplo para ela. Alguns amigos conseguirão voltar a amizade normal.

A boa notícia é que quanto mais tempo conhecemos alguém, mais ambos poderemos olhar para trás um dia e lembrarmos de tudo que já passamos juntos, ou um ou outro e o quanto nos apoiamos e estivemos presentes quando o outro precisou. Precisamos cuidar das amizades, porque erros são inevitáveis, e todos os cometemos, portanto não podemos requerer perfeição de ninguém, se não somos perfeitos. Amizade é uma estrada de mão dupla.

Leia também: Lidando com os amigos de seu filho que você não aprova

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

C. A. Ayres

C. A. Ayres é mãe, esposa, escritora e fotógrafa, pós-graduada em Jornalismo, Psicologia/Psicanálise. Visite seu website.