Você sabe lidar com momentos de solidão?

A solidão pode abrir oportunidades de bem-estar que você poderá aproveitar quando estiver acompanhado.

Erika Otero Romero

“Se te sentes solitário só quando estás sozinho, estás em má companhia.”

Jean-Paul Sartre

A solidão pode ser uma bênção ou uma maldição, depende da lente através da qual você a vê. Para quem aprecia momentos a sós, é uma oportunidade de se conhecer melhor. Porém, para as pessoas que não gostam de ficar sozinhas, a solidão é um castigo que as sufoca. Em outras palavras, o significado da solidão depende muito de quem a vivencia, não do acontecimento em si.

Agora, a solidão é uma situação a que a pessoa se submete voluntariamente quando jovem. Claro que nem todos os jovens gostam de ficar sozinhos, muitos preferem estar rodeados de amigos e ter uma vida social ativa. Há exceções, é claro, mas é uma escolha própria.

As coisas podem mudar muito nos anos dourados. Embora muitos avós tenham o prazer de desfrutar da companhia da sua família, alguns são abandonados e a mesma família os isola. Nesses casos, a solidão não é algo que você escolhe, realmente é muito triste que algo assim aconteça quando os avós deram tanto pelos seus.

Advertisement

Erros que são cometidos ao fugir da solidão

Um entre tantos erros cometidos para escapar da solidão é se envolver em relacionamentos nocivos. Esse tipo de falha é muito comum, principalmente em pessoas que não sabem tirar proveito dela.

Não são apenas relacionamentos amorosos que acabam sendo abusivos e que são mantidos por medo de ficar sozinho. São também as más amizades, que acabam sendo péssimas influências.

A solidão mal administrada pode levar ao consumo de drogas psicoativas, álcool e alimentos prejudiciais. Também há casos em que as pessoas que não conseguem lidar com a solidão e acabam se tornando colecionadores compulsivos.

Solução

O truque para escapar de todos esses obstáculos que prejudicam seu bem-estar é aprender a conviver com a solidão.

A primeira coisa é saber que, bem ou mal, todos teremos de enfrentá-la em algum momento da vidas. Por mais que não goste dela, é uma situação enfrentada no momento em que alguém morre, em uma mudança endereço, no divórcio etc.

Advertisement

Quanto antes for aceita essa situação, que pode ou não ser momentânea, mais rápido será superada.

Quando a solidão é um problema

Para algumas pessoas é mais fácil fazer amigos do que para outras; no entanto, o problema da solidão é que ela passa despercebida. Outro grande problema é que ela pode se tornar um hábito.

Como seres sociais que somos, é importante nos relacionarmos com os outros; no entanto, há aqueles que se acostumam tanto que acabam como eremitas.

Pode ser que, a longo ou curto prazo, a vida faça você sentir que precisa de alguém para compartilhar momentos. É quando você vai querer mudar o que não fez, ter um amigo ou um amor. Claro, isso depende de cada pessoa.

Benefícios da solidão

Como sempre tento ver o lado bom das situações que a vida oferece, a solidão não é exceção.

Advertisement

Há grandes recompensas em estar sozinho, muitas que passam despercebidas por pessoas que não valorizam isso. Por exemplo:

Estar sozinho permite que você reinicie sua atividade cerebral

Em um mundo onde somos constantemente bombardeados com informações, o esgotamento mental torna-se latente. Pode ser que você não sinta o peso no final de um dia de trabalho; mesmo assim, se mantiver o mesmo ritmo por uma semana inteira, ao final da semana você se sentirá à beira de um colapso.

Ficar sozinho durante um fim de semana permite que você recarregue suas baterias físicas e mentais. Com isso, você poderá estar mais atento e “conectado” para enfrentar uma nova semana de desafios.

Ajuda a melhorar a concentração e a produtividade

Aí está algo que posso testemunhar. Se quero ter uma semana de produtividade escrevendo, tenho que ficar sozinha. A solidão me dá a tranquilidade do silêncio, com o qual posso me concentrar mais, e tenho melhor rendimento.

Estar sozinho dá a você a oportunidade de se reconectar consigo mesmo

Estar em um grupo torna você influenciável. Ou seja, você pode acabar agindo como os outros; inclusive, como eles esperam que você se comporte, o que é pior.

Advertisement

Os momentos de solidão o ajudam a reencontrar sua identidade, a ter clareza sobre seus objetivos e propósitos na vida. Também o ajuda a se aprofundar em seus pensamentos e a refletir sobre as coisas que são importantes para você, inclusive o ajuda a repensar as coisas que pode e que não pode fazer em busca de seu progresso e bem-estar.

Pode ser útil para melhorar seus relacionamentos pessoais

Quando passa um tempo sozinho, você entende melhor como se sente em relação às pessoas ao seu redor. Como se não bastasse, também o ajuda a refletir sobre as pessoas que o ajudam e as que não o ajudam a ser melhor.

A solidão ajuda a tornar seus relacionamentos mais saudáveis ​​e duradouros. A razão é que quem se sente confortável sozinho está pronto para compartilhar sua vida com alguém.

Só me resta dizer que a solidão não é tão ruim quanto parece. Quando aprender a manter um equilíbrio entre os momentos acompanhado e os momentos de solidão, você se tornará uma pessoa poderosa, com capacidade para controlar sua vida de maneiras que você nem imagina.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original ¿Sabes lidiar con los momentos de soledad?

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.