Você quebrou nossa promessa mais valiosa. Como voltar a confiar em você?

Construir confiança leva tempo, talvez anos. O mais triste é que ela pode ser quebrada em segundos. Mas a boa notícia é que, apesar da dor e da incerteza, você pode voltar a confiar, caso se proponha a isso.

Diana Cantor Martinez

“Prometo ser fiel, amar-te e respeitar-te na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza, por todos os dias da nossa vida”. A maior e mais valiosa promessa que um casal faz um ao outro no altar, no dia do casamento, é a de fidelidade. Alguns não percebem a importância dessa promessa e, de repente, um dia quebram-na impiedosamente. Esse erro não apenas destrói seus casamentos e sonhos e deixa seus filhos arrasados, mas, principalmente, aniquila a confiança que lhes foi depositada por amor.

Confiar no amor do outro e descansar pacificamente na ausência dele é vital para um lar saudável. Quando a mentira e a infidelidade tomam conta de um casamento, sua base é fraturada e repará-la exige tempo, esforço, dedicação e, principalmente, paciência. 

Você precisa voltar a acreditar em seu cônjuge e restaurar seu casamento? Leia a seguir como consegui-lo:

Averiguar a sinceridade do arrependimento de seu cônjuge

No fundo, sempre sabemos quando o arrependimento da pessoa amada é sincero. Siga seus instintos, ouça o que ele(a) tem a dizer e, acima de tudo, observe suas ações. Nada justifica uma infidelidade, no entanto, muitos podem cair nela em um momento de fraqueza ou solidão emocional. 

Ouça os argumentos de seu cônjuge e avalie a situação com calma e sem paixão. É provável que seu arrependimento seja sincero e ele mereça uma chance.

Advertisement

Embora não seja fácil mensurar o arrependimento de uma pessoa, suas ações podem nos revelar mais do que meras palavras. Demonstrar arrependimento não é apenas pedir desculpas, é agir de acordo com a nova oportunidade que se está pedindo, é demonstrar com ações o verdadeiro interesse em reparar o dano causado.

Você precisa perdoar para conseguir seguir em frente

Enquanto o ressentimento, a raiva e a impotência habitarem seu coração, será impossível avançar rumo à confiança. Você precisa trabalhar todos esses sentimentos. 

Portanto, parece-me um pouco insano que algumas pessoas, principalmente as mais dependentes, “aparentemente” perdoem a infidelidade de seus parceiros em um piscar de olhos. Se você não se der tempo para lidar com os sentimentos de dor que a infidelidade causou, estará construindo um castelo de areia.

Leia: Como perdoar quando sua esposa teve um caso

Paciência, uma grande virtude que você vai precisar

Você vai precisar ser paciente com seu cônjuge e consigo mesmo(a). Deve estar ciente de que não acontecerá da noite para o dia. Por algum tempo, você não vai conseguir dormir direito ou acordará assustado(a). Sentirá ansiedade e angústia ao pensar no que seu cônjuge fez quando estava longe. 

Advertisement

Revista-se de paciência à medida que o tempo passa, enquanto seu marido ou mulher se esforça para mostrar a você todo o seu arrependimento, seu desejo sincero de ficar com você e seu amor duradouro. Pouco a pouco, a paz voltará ao seu coração.

Construir confiança leva tempo, talvez anos. O mais triste é que ela pode ser quebrada em segundos. Mas a boa notícia é que, apesar da dor e da incerteza, você pode voltar a confiar, caso se proponha a isso.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Rompiste nuestra más valiosa promesa ¿Cómo volver a confiar en ti?

Toma un momento para compartir ...

Diana Cantor Martinez

Hay un momento de la vida en que descubrimos que necesitamos un cambio para poder avanzar y crecer reconoce el momento y no pierdas la oportunidad.