Você nunca está só: como os anjos cuidam de você

Tenho certeza de que temos anjos ao nosso lado. Compartilho com vocês uma experiência em que fui protegida do perigo por um poder invisível.

Erika Otero Romero

Desde algum tempo, tenho me interessado pelo assunto “anjos”. Já participei de vários workshops para aprender mais, pois é um assunto que gera muita curiosidade em mim.

Meu interesse nasceu anos atrás, quando ainda estava na faculdade, pois tive uma experiência muito estranha.

Eu nunca estou sozinha

Quando estava na reta final do meu curso, eu tinha aula às 6h da manhã. Isso me obrigava a sair de casa às 5h30.

Para chegar a tempo, eu tinha duas opções: orar para que o ônibus passasse (o que era pouco provável) ou caminhar. A universidade ficava a 20 minutos a pé de onde eu morava. Hoje em dia, isso não é um problema, pois a região é bastante habitada; mas quando eu estava estudando, esses edifícios mal estavam em fase de projeto. Era um trajeto muito solitário; por isso, às vezes, jovens de diferentes faculdades se juntavam para percorrê-lo a pé.

Porém, certa manhã, não era o meu dia de sorte. Saí de casa atrasada, fiquei esperando um tempão e o ônibus não passava nunca.

Advertisement

O ônibus estava muito atrasado, mas não vi isso como um problema. O problema foi um homem que apareceu andando em minha direção, vindo de uma zona da região que era barra pesada. Tomei coragem e comecei a orar; ele tinha uma aparência ruim e era enorme! Tenho certeza de que bastava um golpe para me derrubar. Continuei orando, pois ele vinha em minha direção com passo firme e eu tinha certeza de que iria me assaltar.

O cara veio até mim e pediu uma moeda. Como muitos estudantes universitários, eu mal tinha para a passagem. Com meu melhor sorriso e mão trêmula, tirei uma moeda de 200 Pesos (praticamente nada) e dei a ele. Ele seguiu andando rápido, mas antes de se afastar, eu o vi olhando para o meu lado. Não sei como, mas eu sabia que ele tinha desviado de alguém que não estava realmente ali.

Seres invisíveis em seu auxílio

Muitas religiões ensinam que os anjos são seres criados por Deus para nos guiar e proteger. Bem, suas responsabilidades não se resumem a isso, é apenas um pouco do que eles fazem; mas, para mim, tem um significado especial.

Aquele evento da época da faculdade não foi o único em que corri perigo. Mas foi o que me levou a pesquisar mais sobre o assunto. Em certa ocasião, uma mulher com dons especiais me questionou sobre vários acontecimentos da minha infância e juventude. Admiti que o que ele disse era verdade. Ela disse que nunca me aconteceu coisas piores porque havia sempre uma força invisível cuidando de mim.

Isso me levou a concluir que a minha percepção sobre aquele homem estava certa, eu não estava imaginando coisas. Que, além de me encarar, ele estava olhando para “alguém” do meu lado. Eu sabia disso pela expressão que vi em seu rosto, que não dava para definir se era perplexidade ou medo. Só sei que ele viu alguém que eu senti ao meu lado.

Advertisement

Eu sei que muitos vão dizer que isso é loucura, que “como uma psicóloga pode acreditar nessas fantasias?” e várias outras coisas. Deus e seus milagres não têm respaldo científico, no entanto, sei que não podemos negar a existência de uma força superior que está sempre ao nosso lado. Essa força, longe de (apenas) nos julgar ou punir, está aí para nos ajudar no processo de sermos seres humanos melhores.

Os anjos na Bíblia

Há uma quantidade interessante de versículos na Bíblia sobre anjos. Aqui estão alguns:

“Permaneça a caridade fraternal. Não vos esqueçais da hospitalidade, porque por ela alguns, não o sabendo, hospedaram anjos.” Hebreus 13:1-2

“Assim vos digo que há alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende.” Lucas 15:10

“Disse-lhe então o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus; E eis que em teu ventre conceberás, e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de JESUS.” Lucas 1:30-31

Advertisement

“E estando eles com os olhos fitos no céu, enquanto Ele subia, eis que junto deles se puseram dois homens vestidos de branco. Os quais então disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de avir assim como para o céu o vistes ir.” Atos 1:10-11

Para finalizar, gostaria que respondesse a essas perguntas:

Quando está triste ou desanimado, você se sente consolado de repente? Em situações difíceis, você ora e sente uma enorme paz? Você já se viu sozinho e com medo, e de repente tem a sensação de que está seguro?

Bem, se você respondeu sim a todas elas, então é apenas uma pequena confirmação de que existem anjos ao seu redor.

Solicite sua presença sempre que precisar, não apenas em tempos de dificuldade ou medo, e você será consolado. Eles falarão ao seu coração e lhe darão a paz que você tanto procura.

Advertisement

Há uma crença popular de que todos nascemos com um anjo da guarda. Acredito firmemente nisso.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Nunca estás solo: cómo los ángeles cuidan de ti

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.