Você não é, mas pode tornar-se

Independente de como tenha sido nosso passado, nosso futuro está sendo escrito agora. O tipo de pessoa que fomos, ou que somos, não é quem podemos nos tornar. Ainda!

Stael Ferreira Pedrosa

Dentre as muitas razões por que Jesus podia dizer: “Vinde após mim”, a principal delas é seu conhecimento de quem Ele era – O filho de Deus. Ele tinha total conhecimento de sua missão e de seu papel na vida dos homens e mulheres deste mundo. Esse conhecimento e convicção O faziam ensinar com poder e autoridade.

Ao seguirmos a Cristo e sermos Seus discípulos, podemos crescer em graça e conhecimento assim como Ele cresceu. Desde que façamos o que Ele fez.

“Aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou.” (1 João 2:6)

“Ser e fazer são coisas inseparáveis. O Salvador com frequência denunciava os que faziam sem serem, chamando-os de hipócritas: “Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim” (Marcos 7:6). Fazer sem ser é hipocrisia, ou seja, simular o que não é: é ser fingido.” (Lynn Robbins)

Podemos seguir Seu exemplo

  • Jesus conhecia as escrituras sagradas e citava sempre os profetas antigos em Seus ensinamentos. Ainda bem jovem, era admirável Sua sabedoria. Como no episódio da viagem de José e Maria a Jerusalém para a Festa da Páscoa, Jesus então com doze anos de idade, se perdeu deles, e aflitos Seus pais terrenos O procuraram entre os companheiros de viagem voltando pelo caminho cerca de um dia. Mas, em vão, pois não O achavam. Três dias depois O encontraram em Jerusalém, no templo, assentado entre os doutores da lei, ouvindo-os e interrogando-os. E Lucas diz que “E todos os que O ouviam muito se admiravam da Sua inteligência e das Suas respostas.”

Encontrar um tempo calmo para ler e meditar sobre as escrituras nos fará conhecer a Cristo, pois só seguirá Seu exemplo e andará em Seus passos quem O conhecer. Como servir a um mestre a quem não conhecemos? Que está longe de nossos corações?

Advertisement
  • Jesus orava por orientação e força. Muitas passagens das escrituras mostram Jesus orando ao Pai em busca de orientação, força, pedindo por si e por aqueles que O rodeavam. Algumas dessas passagens dizem que:
    Ele orou antes de começar Seu ministério.

Ele orou para escolher os doze apóstolos.

Ele orou após a morte de João Batista.

Durante o episódio da transfiguração.

Em Seu último dia de vida mortal, Jesus orou três vezes: no Cenáculo, no Getsêmani e no Calvário.

A comunicação sincera com nosso Pai é essencial no processo de tornar-se semelhante a Cristo.

Advertisement
  • Ele aprendia e crescia em poder e na graça de Deus. “E crescia Jesus em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens.” (Lucas 4.41-52)

  • Jesus fazia o bem. Ele amava as pessoas, curava, abençoava, alimentava multidões, expulsava os maus espíritos, ensinava, consolava, perdoava pecados e aliviava todos os fardos. Ao amar e fazer o bem ao próximo estaremos mais eficazmente andando em Seus passos.

Um passo de cada vez – Podemos começar a andar em Seus caminhos

Ninguém se torna perfeito facilmente. Mas, ser perfeito certamente é possível, pois o Senhor disse que devemos ser perfeitos como Ele é. Podemos começar por seguir alguns passos. É um trabalho para toda a vida e além. Eis uma sugestão:

Assim que desenvolver um atributo cristão, escolha outro e repita os passos:

  1. Pondere qual qualidade de Cristo deseja desenvolver.

    Advertisement
  2. Descreva em suas palavras como é essa qualidade e como age quem a tem.

  3. Pesquise as passagens das escrituras que mencionam essa qualidade e estude-as cuidadosamente.

  4. Faça metas e planeje como aplicar essa qualidade em sua vida.

  5. Ore para que o Senhor o ajude a desenvolver a qualidade almejada.

  6. Avalie-se diariamente como está seu progresso no desenvolvimento da qualidade.

    Advertisement

Em meio aos temores e inseguranças do mundo atual, a segura, mansa e firme voz continua a chamar do alto da montanha: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” (Mateus 11:28-30)

Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é pedagoga, escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.