Você merece aquilo que sonha

Se você atravessa momentos difíceis, que lhe roubam a paz e apagam seus sonhos, que bom que nos encontramos aqui! Por favor, siga lendo.

Marilú Ochoa Méndez

Tântalo, rei de Lídia, era filho do deus grego Zeus e de uma humana. Tinha um tratamento preferencial entre os deuses do Olimpo, mas ele quebrou a grande confiança que eles lhe tinham e recebeu um terrível castigo: sofrer uma sede e fome constantes, mas não poderia jamais saciá-las.

Encontrava-se submerso em um rio de água cristalina e junto a árvores de figo, romãs, azeitonas, peras e maçãs, mas ao aproximar-se dos frutos de seu desejo, estes se afastavam sem que pudesse alcançá-los.

Por toda a eternidade, esse homem ruim teve que sofrer esse cruel castigo, recolhido da mitologia grega para nosso crescimento pessoal.

Já se sentiu assim?

Você sente que os dias passam como água e é impossível deter neles os acontecimentos. Os afazeres diários o sobrecarregam e você não se dá tempo para pensar no que deseja, no que o machuca. Olha ao seu redor e tantas pessoas que – na sua visão – conseguem avançar, crescem e estão satisfeitas. Você suspira.

Você sente fome e sede, como Tântalo. Deseja saciá-las, mas não encontra tempo sequer para olhar para si mesmo, nem capacidade para descobrir esse alimento profundo que finalmente irá saciar seu apetite desesperado. É impossível, você reclama com um suspiro enquanto parece crescer um buraco em sua mente e coração.

Advertisement

São realmente inalcançáveis?

Confesso-lhe que, às vezes, sinto-me tão sedenta de sentido e faminta de plenitude, que prefiro esconder, ocultar ou ignorar essa voz interna que me diz que a minha inquietude, minha tristeza e meu desânimo não deveriam existir.

Então, tenho experimentado o sentimento de Tântalo, frustrando-me diante do que me parece quase um castigo cósmico no qual estou sentenciada a ficar insatisfeita, sem ferramentas para resolver minha vida.

Em épocas mais obscuras, preferi desconectar-me de meus anseios e deixar de sonhar, buscando resignar-me ao triste hoje.

Mas a chama continuava acesa

Graças a Deus, apesar de haver passado momentos difíceis, segui com a chama acesa dos anseios em minha alma, com a busca de tempos melhores, com a esperança.

E descobri mãos amigas que, com ternura, carinho e de maneiras surpreendentes, mostram-me que não existem momentos ruins se estamos acompanhados.

Advertisement

Aquilo que você sonha está em seu coração por alguma razão

Benditos sonhos! Benditos anseios! Não nos permitem resignar-nos, nos dão insônia e nos gritam através do desânimo que merecemos tudo aquilo que sonhamos.

Mas não se trata de um merecimento gratuito e vazio de algum inocente que acredita que, por causa de “seu lindo rostinho”, como dizemos no México, é digno de tudo.

Creio profundamente que esse merecimento do qual falo vem do mesmo Deus que nos criou amorosamente para que sejamos felizes.

Ele nos disse: “Encham a terra e a dominem”

Esse mandamento de Deus que encontramos no livro de Gênesis, na Bíblia, convida-nos a nos tornarmos donos do mundo material que está à nossa disposição. É preciso dominá-lo e fazê-lo próspero e frutífero.

Esse mandamento se refere, sim, à criação, mas também à nossa vida. No mais profundo de nosso ser vive este anseio: superar as situações difíceis ou negativas de nossa vida e buscar a plenitude.

Advertisement

Certo, mas como fazer isso?

Jesus, que torna novas todas as coisas, é quem pode ajudar-nos a levantarmos dessa sonolência, desse estado de “zumbi” em que apenas sobrevivemos.

1. Primeiro: oração. Dê a si mesmo tempo para orar. Reclame, se quiser, chore, desespere-se, mas mantenha-se em oração. Isso não apenas lhe dará paz e consolo, mas esperança, e pouco a pouco escutará as muitas respostas em seu coração.

2. Peça a graça de dominar a si mesmo e trabalhe duro. Cuide dos pensamentos catastróficos que sentenciam seu viver. Sua vida não deve ser triste, opressiva e terrível.

3. Aprenda a ver com novos olhos. Dê-se a oportunidade de encontrar toda beleza que existe em torno de si. Sim, você lava pratos todos os dias, mas que alegria poder comer em família! Tente.

4. Olhe para seus sonhos com esperança e alimente-os. Hoje você talvez esteja longe do caminho que seu coração deseja, mas a cada escolha consciente que você realiza para afastar-se do “pântano”, você se aproxima, passo a passo, desse sonho tão lindo. Foque nele.

Advertisement

5. Registre seu progresso. Às vezes, nossa tristeza nos traz maus momentos e enche nossas mentes de nuvens negras. Dê-se a oportunidade de notar e registrar cada avanço que tiver para modificar sua vida, para permanecer movendo. De vez em quando, cumprimente-se por esses passos e mantenha-se movendo.

6. A felicidade é questão de atitude. Lembre-se de que a felicidade, mais que um destino, é um caminho. Peça a Deus que lhe ajude a valorizar a beleza de seus dias, a apreciar os olhinhos atentos de seus filhos, muito mais que suas mãozinhas sujas de doce.

Demonstremos ter aprendido a lição

Falamos no início sobre Tântalo, esse semideus da mitologia grega. Ele teve a oportunidade de comer com os deuses, mas abusou de sua confiança acarretando a si mesmo um terrível destino.

Que você e eu escutemos nossa voz interior, que estejamos dispostos a superar-nos, que cultivemos a esperança e a continuar tentando.

Não estamos recebendo nenhum castigo, estamos diante de uma bela oportunidade; que possamos saber ver, apreciar e modificar nosso entorno, às vezes adverso, mudando primeiro nosso coração.

Advertisement

Não nos sintamos mais sedentos e famintos, estamos fazendo o mesmo que Tântalo! Temos diante de nós as frutas e a água. Tomá-las depende justamente de nossa abertura, de não estarmos mais cegos e de mãos dadas com Deus, avançar.

Você merece tudo o que sonha, por favor, não duvide mais e tome o que é seu!

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Mereces lo que sueñas

Toma un momento para compartir ...

Marilú Ochoa Méndez

Enamorada de la familia como espacio de crecimiento humano, maestra apasionada, orgullosa esposa, y madre de seis niños que alegran sus días. Ama leer, la buena música, y escribir, para compartir sus luchas y aprendizajes y crecer contigo.