Você está tendo uma boa vida? 10 chaves para descobrir

Você está vivendo plenamente ou está deixando as coisas para outro dia?

Erika Otero Romero

Vive como se fosses morrer amanhã.

Aprende como se fosses viver para sempre.

Mahatma Gandhi

Se alguém lhe dissesse agora que este é o seu último dia de vida, teria a certeza de que viveu uma boa existência?

Muitas pessoas dizem que devemos viver como se este dia fosse o último. É fácil dizer, complicado fazer; ou, pelo menos, eu não sei como fazê-lo. Para mim, aproveitar o meu dia a dia tem a ver com fazer o melhor pela minha família. Também significa ajudar quem posso, cumprir com minhas responsabilidades e ter tranquilidade.

Advertisement

Apesar disso, a verdade é que me angustia muito a passagem do tempo. É incrível como, quando se é criança, o tempo passa lentamente. É só chegar à idade adulta e parece que o tempo passa rápido; tanto, que se não fizer com que seu dia seja produtivo, é um dia perdido.

Mas também não se trata de viver contra o relógio, fazendo mil coisas ao mesmo tempo que “valem a pena”. Isso é impossível, porque, para alguns, o que vale a pena é sacrificar-se por suas famílias; mas, para outros, a vida só vale a pena quando se diverte ao máximo ou se alcança reconhecimento.

Como se pode ter uma boa vida?

Aprendi da pior maneira que se tem uma boa vida quando se vive de forma consciente.

Talvez esteja se perguntando o que é viver conscientemente; eu lhe digo: é viver um dia de cada vez. Em outras palavras, é estar consciente de cada uma de suas ações. Quando você fala, sabe o que está dizendo porque pensa nas suas palavras; suas decisões são meditadas e por isso não há arrependimentos nem impulsos.

Viver conscientemente não é mais que viver colocando toda sua atenção no que quer, sente e sonha neste momento. Você se permite recordar o passado, mas somente os eventos, não se submerge totalmente neles.

Advertisement

Quando consegue colocar sua atenção no momento presente, não perde nada e desfruta da vida.

Chaves para uma boa vida

Saberá que sua vida é boa, se:

1 Faz valer os seus sonhos e crenças

Você é um compêndio de sonhos alcançados. Respeitá-los é acreditar em você e na pessoa que você é. Além disso, quando faz valer seus princípios e valores, reafirma a pessoa que é.

2 Você se valoriza

Valorizar-se é dedicar tempo para si mesmo. Você é a sua prioridade porque sabe que, se estiver bem, poderá usar todas as suas forças para alcançar os seus objetivos.

Colocar-se no topo da sua lista não é ser egoísta. Faz isso porque sabe que merece e que não pode deixar essa tarefa para os outros.

Advertisement

3 Não muda para agradar a outros

Agradar os outros apaga, de uma forma ou de outra, a pessoa que é e deseja ser; por isso, não atenda às expectativas de ninguém, só as suas.

Tentar agradar os outros reduz a sua autoestima, pois significa que você precisa que os outros sejam felizes a todo custo, mesmo que você não seja.

4 Não luta para ser perfeito

A busca pela perfeição o leva a exigir de si mesmo, além de suas forças. Você sabe que pode fazer muitas coisas e bem, mas estas jamais serão perfeitas. Então, o que você deve é fazer tudo o que puder para que as coisas saiam bem e ser feliz, mesmo que não sejam perfeitas.

5 Dedica tempo a si mesmo

Todo mundo precisa de tempo e espaço, e não abra mão disso, ainda que a recompensa seja a melhor festa da vida. Para você é importante poder relaxar e dedicar tempo a sua paz mental e saúde; isso é algo que jamais se deixa em último lugar.

6 Não vive no passado

Viver recordando tempos melhores só lhe fará cair na tristeza. Por essa razão, esforce-se com todas as suas forças em aplicar o que aprendeu para beneficiar a sua situação atual.

Advertisement

7 Não procure a aprovação de ninguém

Perseguir a todo custo que os outros se sintam orgulhosos de suas conquistas vai lhe fazer sentir que, em vez de perseguir seus objetivos, persegue os deles.

Certamente não quer (e nem precisa) que os outros lhe digam que o que faz é ou não o correto. Sabe que se estiver errado, aprenderá a lição e de qualquer forma sairá ganhando conhecimento ainda que tenha que recomeçar do zero.

8 Você tem uma atitude positiva

Sabe que é muito mais produtivo ter uma atitude que lhe dê forças para seguir se esforçando. Também sabe que não se ganha nada quando se queixa e se empenha em ver o mal das coisas.

Devido à sua experiência, sabe que se abrem mais portas e chegam mais oportunidades quando sua atitude é boa; além disso, veja o mundo como um bom lugar para viver apesar das circunstâncias.

9 Fazer coisas pelos outros

Você gosta de servir as pessoas. Não o faz para obter uma recompensa, faz porque é parte de si, sente-se bem e sabe que vale a pena.

Advertisement

10 Você se cerca de pessoas com sua própria maneira de ver a vida

Para você é importante que seus familiares e amigos tenham uma maneira similar à sua de ver a vida.

Você tem uma maneira especial de aproveitar sua existência; por isso, para você é desgastante estar rodeado de pessoas que se lamentam e não se esforçam por progredir.

Você gosta de estar com pessoas que têm boa vibração, que são o que você procura ser, porque elas o motivam a lutar e se esforçar; o impulsionam a dar o melhor de si porque os admira e eles são como uma recarga de boa energia.

Agora, só me resta convidá-lo para que se questione novamente, você tem uma boa vida?

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original ¿Estás teniendo una buena vida? 10 claves para descubrirlo

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.