Você está preparada para trazer seu bebê pra casa?

Checklist antes de trazer o bebê pra casa.


Carla Pinheiro Alves

Um recém-nascido é muito delicado, seu corpinho estava adaptado ao ventre da sua mãe, os bebês são molinhos e têm a pele bem macia, seu cheiro, ah! O seu cheiro é indescritível… O melhor de todos os perfumes, e não precisa ser mãe para saber disso.

O recém-nascido acabou de sair do conforto e proteção do ventre da mamãe para um mundo cheio de novas sensações, ruídos, estímulos. Ao nascerem, os bebês ficam algum tempo no hospital, pois o mesmo está preparado para recebê-los; nele que o bebê recebe os primeiros cuidados, mas depois de sua alta ele volta ao aconchego de seu verdadeiro lar e este deve estar bem preparado para recebê-lo.

Ainda no hospital, é bom que você observe bem o seu bebê, seu corpo, suas reações, converse com o pediatra sobre todas as avaliações que o mesmo fez para a alta do bebê; também observe se ele chora muito, por cólica ou por outro motivo. Tenha o cuidado de que ele aprenda a mamar ainda no hospital, preste atenção se a pega do peito está correta.

Tudo certo, vamos para casa.

Transporte

Verifique com antecedência quem irá buscá-la no hospital, pois o mesmo tem horários para alta e para entrada de outros pacientes.

Documentos

Certifique-se que toda documentação está correta, como a carteira de vacinação e atestado de nascimento, somente com ele você poderá registrar o seu bebê.

Ajudante

Verifique a possibilidade de alguém ajudá-la nas tarefas da casa, fazendo as refeições, cuidando da roupa, das crianças e dando uma ajudinha com o bebê.

Advertisement

Quarto do bebê

Cuide para que seu quarto esteja muito limpo e livre de poeira, verifique o colchão do berço, os lençóis, as cortinas, as roupas do bebê que devem estar limpas e passadas. Muito cuidado com o sabão que utilizar para lavar as roupinhas, é preferível detergentes para roupas de bebês ou sabão de coco.

Amamentação

Prepare um lugar confortável para amamentar, de preferência em poltronas de amamentação. Eu incentivo a amamentação, é super gostoso estar juntinho com o bebê, é o alimento ideal para ele com todos os nutrientes e anticorpos necessários. Além de tudo isso é de graça, vem na temperatura certa e é super prático, pode ser dado a toda hora em qualquer lugar.

Barulho

Converse com sua família e filhos sobre o silêncio que terão que manter com o novo bebê em casa, vale o esforço; controle o volume da TV, do som, computador e das crianças.

Testes

Esteja pronta para sair com seu bebê logo nos primeiros dias para tomar vacinas e fazer alguns testes como o teste da orelhinha que detecta problemas na audição, teste do olhinho ou reflexo vermelho que detecta possíveis problemas na visão e teste do pezinho que também detecta algumas doenças.

Sinais

Preste atenção nos sinais que seu bebê emite como choro excessivo, febre e sangue no umbigo, nesses casos procurem um médico.

Esteja pronta para uma emergência

Deixe a carteira do convênio médico, documentos pessoais e telefones de pessoas que possam socorrê-la em uma emergência.

Espero que aproveite essas dicas e curta bem seu bebê.

Toma un momento para compartir …

Carla Pinheiro Alves

Gosto da boa literatura, dos mais diversos assuntos principalmente quando são relacionados à família e seu desenvolvimento. Sempre procuro ler e escrever, amo estar com minha família e dedicar tempo ao meu marido e a cada um de meus filhos.