Você enfrenta dificuldades e sente que Deus não o está ajudando? Este texto é para você

Marilú Ochoa Méndez

Certo homem, muito devoto a Deus, enfrentou uma terrível inundação em sua cidade. Assim que viu a água entrando em sua casa, ele começou a orar pedindo a Deus para não abandoná-lo. Como a água não parava de subir, ele decidiu subir no telhado, onde continuou a orar pela salvação de sua vida.

Enquanto orava, ele ouviu um barco de resgate que se aproximava com coletes salva-vidas e o convidaram a entrar nele para ser levado um abrigo. O homem, sem hesitar, recusou. “Deus vai me salvar “, disse um pouco arrogante. Os homens, sem entenderem, decidiram ir ajudar outras pessoas.

Horas depois, com as águas ainda furiosas, o homem viu que um helicóptero lançava sua escada e, de um alto-falante, pediram para subir e salvar sua vida. Mas nessa ocasião ele também recusou. “Deus vai me salvar!”,  gritou aos socorristas que, diante da recusa, também foram embora.

Depois do meio-dia, o corpo do homem foi arrastado pela água, e chegou aos portões do céu. Estando lá, ele viu Jesus e aproximou-se dele com ressentimento, dizendo: “Senhor! Por que não vieste me salvar?” Jesus, surpreso, disse: “Enviei dois socorristas para levá-lo a um abrigo, e você rejeitou os dois”.

Às vezes, esperamos o mesmo que esse homem

É normal que nos sintamos sozinhos. Ainda mais quando passamos por problemas financeiros, familiares, emocionais ou de outra natureza. Também é normal que queiramos nos livrar deles. Então, poderíamos dizer a Deus: “Ajuda-me! Salva-me! Resolva isso para mim!”

Advertisement

Se fazemos nossa oração de súplica para superar os problemas antes de dormir, geralmente acordamos de manhã para ver se o mau humor do nosso marido diminuiu de maneira milagrosa, ou olhamos na carteira para ver se apareceu o dinheiro que precisamos tanto.

Ao ver que nada disso aconteceu, podemos experimentar a mesma frustração que esse homem e perguntar a Deus, magoados, a razão pela qual Ele não nos ajuda.

Todas as respostas estão aqui

Deus sempre nos escuta e atende. Veja o que o livro do profeta Isaías diz: “Porque eu, o Senhor teu Deus, te tomo pela tua mão direita, e te digo: Não temas, eu te ajudo. (Isaías 41:13).

Você certamente vai perguntar, como isso me ajuda? Encontraremos as respostas na Bíblia, que contém a palavra viva de Deus e sempre fala a nós, se prestarmos atenção e abrirmos nossos corações.

Você encontrará conforto no arrependimento

Nos Atos dos Apóstolos, é narrado um episódio muito bonito, que nos ajuda a entender o que Jesus pede para nos dar consolo. Quando Pedro e João foram ao templo para a oração da tarde, encontraram um mendigo que sempre pedia esmolas em uma das muitas portas do Templo de Salomão. O homem pediu ajuda e Pedro pronunciou algumas palavras cheias de compaixão:

Advertisement

Não tenho prata nem ouro, mas te dou o que tenho: em nome de Jesus Cristo de Nazaré, levante-te e anda.

Enquanto o mendigo seguia-os dando gritos de alegria, as pessoas que estavam no templo se aproximaram assombradas. Então, Pedro lhes disse que não deveriam se surpreender, pois haviam visto Jesus fazer o mesmo e ainda mais. Então, ele os admoestou, dizendo que eles haviam escolhido um criminoso, permitindo que crucificassem o Messias.

Em seguida, ele lhes ofereceu a misericórdia de Deus, dizendo-lhes que ele entendia que eles haviam feito isso por ignorância, indicando o seguinte:

“Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, quando vierem os tempos de refrigério pela presença do Senhor;  E ele enviar Jesus Cristo, que já dantes vos foi pregado”  (Ato 3:19-20).

Como é o conforto de Cristo?

Deixe-me dar outro exemplo para esclarecer esse ponto e refletir com você sobre o modo como Jesus nos escuta e ajuda-nos.

Advertisement

Certamente você se lembrará de que quando Jesus estava em Cafarnaum, as pessoas começaram a se reunir ao seu redor. Alguns homens, então, desceram o amigo, um paralítico, do teto. Jesus, que sempre demonstrou compaixão pelos homens sofredores, ficou surpreso com sua fé e disse: “Filho, teus pecados te são perdoados”.

O homem recebeu consolo, mas os incrédulos doutores da lei ficaram inquietos, perguntando com que poder Jesus fazia aquilo. Então Ele disse:

“Qual é mais fácil? dizer ao paralítico: Estão perdoados os teus pecados; ou dizer-lhe: Levanta-te, e toma o teu leito, e anda? Pois para que saibais que o Filho do Homem tem na terra poder para perdoar pecados (disse ao paralítico), a ti te digo: Levanta-te, e toma o teu leito, e vai para tua casa.” (Marcos 2:9-11)

Jesus sabia que ele era paralítico, mas antes perdoou seus pecados

Estar paralisado é muito ruim. Jesus obviamente olhou para essa situação, mas decidiu atender a uma mais importante. Antes de tudo, ele perdoou os pecados do homem. Depois, ele curou também seu corpo.

Você tem pecados?

Você tem problemas. Problemas que o sobrecarregam e o impedem de avançar. Problemas que lhe tiram o sono à noite, que o deixam mau humor, roubam sua saúde e, às vezes, até o ar.

Advertisement

Jesus sempre esteve ao seu lado. E ele sempre prometeu estar com você, mas convida você a se arrepender primeiro e curar seu coração. Ele o convida a olhar com os olhos dele e a ver que seus problemas são importantes, mas talvez haja outros problemas que você deva resolver primeiro, que deva deixar Jesus curar primeiro, os que estão em seu coração .

Curar a alma também cura o corpo

Em Isaías, capítulo 54, também é dito: “Assentarei seus muros sobre pedras preciosas, e elas serão sua base de safira“. Assim, depositar nossos problemas, nosso coração em Jesus, cimentará nossa vida e nos dará uma força imponente que nos permita superar os obstáculos da vida.

Você acha que está como em uma inundação, com água até o pescoço. Aceite a ajuda oferecida pelo barco de resgate, que é a Palavra de Deus, ouça o insistente chamado do helicóptero, que lança sua corda verso após verso, pedindo que você abra seu coração ao Senhor.

Porque Ele nos diz:Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.” (Mateus 11:28-30)

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original ¿Enfrentas dificultades y sientes que Dios no te ayuda? Este texto es para ti

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Marilú Ochoa Méndez

Enamorada de la familia como espacio de crecimiento humano, maestra apasionada, orgullosa esposa, y madre de seis niños que alegran sus días. Ama leer, la buena música, y escribir, para compartir sus luchas y aprendizajes y crecer contigo.