Você é mal-agradecido? Se tem estes 5 costumes, terá a resposta

“Ao mal-agradecido, a miséria lhe refresca a memória”. Anônimo

Erika Otero Romero

Não sei como funciona em outros países, mas de onde eu sou, desde pequenos nos ensinam a ter bons modos.

É comum ver os pais ensinando seus filhos a serem corteses, amáveis e educados. Constantemente se inculca neles a urbanidade básica. Coisas como cumprimentar ao chegar em algum lugar ou ao encontrar alguém na rua, dar o lugar aos mais velhos, dizer “por favor” e “obrigado”, “sim, senhor” ou “não, senhora”, tornam-se ações que indicam respeito pelos demais.

Apesar disso, muitas pessoas omitem esse tipo de educação, criando, assim, crianças tiranas. Criaturas que acreditam que o mundo lhes pertence e têm direito a fazer o que quiserem, inclusive passar por cima dos outros.

Talvez seja devido a isso que muitas pessoas adultas de hoje em dia costumam ser muito pouco agradecidas. Parecem acreditar que os outros têm obrigações intrínsecas com elas.

Não há nada pior que uma pessoa mal-agradecida. Relacionar-se com esse tipo de pessoas desanima muito quem oferece ajuda de boa vontade.

Advertisement

O que é ser agradecido?

Ser uma pessoa agradecida é ter uma boa atitude diante da vida. Por que digo que é uma atitude diante da vida? Porque, diariamente, recebemos obséquios e favores, tanto dos que nos rodeiam quanto da própria vida. E muitas vezes não somos conscientes do que estamos recebendo.

Agradecer é mostra de que você é humilde; além disso, demonstra que você é consciente de sua natureza humana. Vivemos em uma sociedade que se inter-relaciona. Muitas vezes, as pessoas fazem coisas que, sem querer, nos beneficiam de mil formas, só por isso já deveríamos ser gratos.

Quando se é agradecido, atrai-se mais “benefícios” e bênçãos para a vida. As pessoas vão querer segui-lo, dando e ajudando; é simples, você ganha a graça e os favores dos demais. Além disso, você irá se rodear de muitas pessoas com boas intenções.

O que acontece quando não se é grato?

Uma pessoa que não é grata, pouco a pouco fica sozinha. A razão é que sua atitude é negativa. Quem quer ter perto de si uma pessoa que acha que cada favor que recebe não é pela bondade alheia, mas por ser merecedor daquilo? Ninguém.

Outro aspecto interessante é que geralmente uma pessoa ingrata jamais está satisfeita com o que recebe.  É como se nunca encontrasse um ponto de satisfação entre o que recebe e o que considera merecedor.

Advertisement

5 costumes de pessoas ingratas

Uma pessoa ingrata é facilmente identificável, porque costuma ter cinco costumes muito desagradáveis. São eles:

1. Sempre precisam de algo

As pessoas ingratas sempre vão dar a entender que precisam que faça algo por elas. Seja o que for, vai querer que faça por elas. O pior de tudo é que presumem que é sua obrigação ajudá-las.

Se uma pessoa ajuda com algo é porque assim deseja, não porque seja seu dever.

As pessoas mal-agradecidas devem aprender a se virar sozinhas. E mais, também devem deixar de ser tão mandonas. Ninguém deve nada a ninguém, e quando se recebe uma colaboração, o certo é que se esteja disposto a retribuir.

2. Só mostram interesse por você quando precisam de algo

Creio que todos nós temos um “amigo” que só nos procura quando necessita de algum favor nosso. Seja o que for, quer se trate de um favor ou só conversar porque não têm ninguém, então nos procura.

Advertisement

Horrível! Pessoalmente, prefiro não falar com alguém que me use desta maneira.

O pior é que são tão egoístas que jamais se preocuparão com as nossas necessidades. Se somos nós quem precisa de ajuda, simplesmente nos esquecem ou ignoram. Jamais espere ajuda de alguém assim, não irá receber.

Uma pessoa mal-agradecida fica sozinha porque você não é a única pessoa que ela trata assim.

3. Sempre vão esperar sua ajuda

Quer se trate de familiares, amigos ou simples conhecidos, vão esperar que lhes ajude porque acreditam ter direito a isso.

Também é comum que o façam se lembrar de algum momento em que fizeram algo por você. Vão lhe “jogar na cara” a cada vez que você lhe negar a prestar ajuda. É como se tivesse uma dívida eterna com elas.

Advertisement

Ninguém nos deve nada. Repito, se alguém faz algo, é porque deseja fazer, não porque seja uma obrigação. Se você retribui o favor, é porque é agradecido, não porque tenha dívidas morais para o resto da vida.

4. Tudo gira em torno dele ou dela

Já assinalei isso um pouco acima: as pessoas mal-agradecidas são egoístas. A questão é que creem que você as deve servir.

Razão pela qual, seja o que for que esteja fazendo, “deve” ficar em segundo lugar ir “lhe servir”. E cuidado com a negação, você terá o mal-estar e a raiva desta pessoa por um bom tempo sobrecarregando suas costas.

5. Elas se voltam contra você

É muito possível que isso aconteça quando se dão conta de que já estão fartas de sua atitude.

O resultado é que, como você negou atender seus excessos, a culpa da desgraça delas é sua. Além disso, não estranhe que falem mal e ponha os outros contra você.

Advertisement

As bênçãos que chegam quando você é agradecido

Disso dou testemunho. Ser uma pessoa agradecida muda a vida, e sempre para melhor.

Ser agradecido abre os seus olhos. Você começa a ver a grande quantidade de coisas que tem e das que apenas era consciente. Talvez o melhor dessa atitude positiva seja que muito mais coisas bonitas cheguam à sua vida.

É por isso que o convido a mudar de atitude se tiver algum dos costumes antes citados. Garanto que sua vida mudará para melhor.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original ¿Eres mal-agradecido? Si tienes estas 5 costumbres, tendrás la respuesta

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.