Você é aquilo que conquista ou aquilo que supera na vida?

Você é uma pessoa valiosa não pelo que tem, mas pelo que viveu e conseguiu superar.

Erika Otero Romero

Em muitas sociedades, o que faz uma pessoa “valer” é a quantidade de conquistas que ela acumula na vida. Esse desejo de receber prêmios é algo que cria pressão e competitividade nas pessoas.

Infelizmente, o mundo funciona assim. O pior é que, muitas vezes, você só acessa “o melhor” se tiver dinheiro, um bom trabalho, até mesmo se tiver um bom casamento. E, sim, as coisas podem piorar; essas pessoas às vezes não conseguem esses méritos de forma honesta.

Claro, também há pessoas que trabalham muito para atingir seus objetivos e isto é louvável. Mas, convenhamos, sempre há pessoas que conseguem tudo da “maneira fácil”.

O interessante sobre o assunto é que todos nós, quer estejamos no topo ou na base da cadeia de conquistas, passamos por sofrimentos. É isso que realmente mostra do que somos feitos. Você não pode
pagar a ninguém para sofrer por você. Como o título de uma novela
antiga a que minha avó assistia, “Os Ricos Também Choram”, e isto é verdade.

Dinheiro não é sinônimo de felicidade

Como em todas as famílias do mundo, existem aquelas que estão em melhor posição financeira que outras.

Advertisement

Tive uma linda tia, prima do meu pai. Ela era a mulher mais bonita de que
me recordo, beleza a nível de Elizabeth Taylor. Vou chamá-la de Isabel.

Sua vida foi como um dos romances mais trágicos que você pode ter visto. Ela se casou com um homem rico sendo ainda bem jovem. No entanto, ela tinha sua própria pequena fortuna, herdada de seu avô; um famoso político do meu país. Ela teve três filhos com esse homem. Embora fosse feliz com seus filhos, as coisas com seu marido eram mais parecidas com o inferno.

Depois de muitos anos de sofrimento, Isabel conseguiu se divorciar de seu marido abusivo. Embora não tenha sido fácil, ela conseguiu. Isso aconteceu na década de 1950; época em que era bastante malvisto o divórcio de uma mulher rica.

Depois de um tempo, ela se casou novamente, mas desta vez seu casamento foi feliz. Com esse homem ela teve a vida e a paz que merecia. Foi tratada como toda mulher merece. Depois de uma vida boa, minha tia morreu de lúpus em 2003 – outra luta árdua, mas em que não estava sozinha.

Você não é aquilo que conquista, é aquilo que supera

Pode ser que, no mundo, a sociedade valorize mais prêmios e reconhecimentos. E sim, isso dá um certo status; é alimento para o ego. Mas o que realmente o torna valioso é o que você supera.

Advertisement

Minha tia conheceu um mundo de conforto e viagens graças ao dinheiro, mas era uma mulher infeliz. Ela pôde ser feliz apenas quando conseguiu se livrar de um casamento ruim. Soube o que era felicidade quando superou todos os seus sofrimentos.

Claro, você é quem realmente sabe o que é mais válido para a vida. Se o que o faz feliz é ser premiado e famoso, bom para você. Agora, se você é uma pessoa que, além de ser reconhecida, valoriza ter “renascido das cinzas”, isso também é ótimo.

Outro exemplo

Conheço alguém que, sendo uma criança muito pobre, sofreu muito por isso. Ele contou que houve momentos em que os pais batiam nele para fazê-lo esquecer seu sonho de ser músico. Sua família queria que eles tivessem objetivos comuns. Para eles, o correto era trabalhar e economizar para a faculdade. Então, conforme planejado, ele deveria encontrar um emprego normal para ajudar a família a sair da pobreza.

Apesar da vontade da família, ele se opôs a ela e seguiu seu coração. Devido a isso, sua família negou-lhe qualquer apoio. Embora isso o tenha magoado profundamente, ele seguiu em frente com o apoio de apenas um de seus irmãos.

Ele lutou contra a depressão, ansiedade social e TOC por anos. Isso levou-o inclusive a pensar em suicídio. Embora trabalhasse muito, o sucesso não chegava. Porém, após anos de trabalho e serviço social, ele alcançou o sucesso que tanto sonhou na infância.

Advertisement

Agora, ele não é apenas um músico profissional, também estuda psicologia. Seu objetivo não tem a ver com reconhecimento. Ele quer poder ajudar pessoas como ele, que sofrem de doenças emocionais em silêncio. Ele motiva os jovens, com seu exemplo de vida, a correr atrás de seus sonhos, a não desistir.

Esse homem é o melhor exemplo que tenho de que “você é aquilo que supera”. Não importa quanto dinheiro tenha, o importante é o que
você conseguiu superar, pois isso faz você servir de exemplo. Torna-o um ser humano valioso.

Portanto, da próxima vez que se sentir mal por não ter as melhores notas, o melhor carro ou o melhor emprego, lembre-se de sua luta. Lembre-se de todas as dores que você superou. ´É isso que faz de você um ser humano bom, forte e capaz.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original ¿Eres lo que logras o lo que superas en la vida?

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.