Você conhece o método Nunchi para ser feliz?

Ter boas relações com os outros traz mais bem-estar do que quando procuramos apenas o bem-estar individual.

Erika Otero Romero

Se eu perguntasse agora se você está feliz, o que você diria? Mais importante, o que você responderia a si mesmo?

Eu me faço essa pergunta uma vez por semana, e para ser honesta, é inevitável que me responda de vez em quando que não, não estou feliz.

A felicidade é um estado de espírito que depende muito das circunstâncias que nos rodeiam. Com efeito, quando nos acontecem coisas desagradáveis, é muito difícil ficar feliz.

Ser feliz é um objetivo comum para cada ser humano neste planeta. O que difere é o que faz feliz a cada um de nós. Para alcançar a felicidade, há também diferentes caminhos; hoje lhe apresento o método Nunchi, uma perspectiva coreana que leva a encontrar o caminho da felicidade.

O que é o método Nunchi?

O termo Nunchi ou Noonchi significa “força ocular” ou “medida do olho”. Esse é o seu significado literal à tradução em português. Por si só, a palavra não diz muito, mas é muito mais profunda do que se acredita. Refere-se à “capacidade de ver mais além e de compreender profundamente o que se passa à sua volta”.

Advertisement

Muitas vezes, ficamos com a informação superficial do que vemos ao nosso redor; é como se “ver mais além” custasse muito esforço. A vida é muito mais complexa e rica. É cheia de nuances e não se limita apenas ao preto e branco.

O termo é dirigido às relações com os outros. Interpreta-se como a capacidade de perceber e entender o mundo interno dos outros, seus pensamentos e emoções; e com isso em conta, age-se de acordo.

Próximo da empatia, o método Nunchi é uma prática coreana antiquíssima; ainda assim, sempre presente na mente do povo coreano. É uma qualidade que é cultivada desde a infância, e é muito importante na vida diária desse povo.

Para todos os coreanos, é muito importante “saber ler” o mundo emocional das outras pessoas. Isso lhes permite alcançar o sucesso laboral e social.

Como é que se aplica?

Partamos de algo muito importante. A cultura asiática em geral não persegue o bem individual. As pessoas se veem como parte de um todo, e como tal, perseguem um bem comum.

Advertisement

Na Coreia, assim como noutros países asiáticos, é muito malvisto que as pessoas incomodem os outros. Por exemplo: jamais escutará seus vizinhos fazendo barulho; se por acaso os incomodar, não hesitarão em vir reclamar silêncio.

Com isso em mente, o método Nunchi convida a considerar sempre os outros. É uma filosofia que inculca no indivíduo a consciência de que os demais têm seus próprios pensamentos opiniões e emoções; e estes devem ser levados em conta. Como você pode ver, ele se afasta muito da abordagem individualista e egoísta de muitas partes do mundo; e nos leva a ver além de nós mesmos para compreender a perspectiva dos outros.

Você já deve saber que todos desenvolvemos, por volta dos 4 anos, a capacidade de “ler” os estados mentais dos outros. Isso permite que as crianças entendam que as outras pessoas são diferentes; portanto, elas têm seus próprios pensamentos e opiniões. Assim também lhes atribuem pensamentos e emoções. Dito com um exemplo esclarecedor, seria como: “Acho que você está triste por…” ou ” Acho que você pensa que…”

Embora todos os seres humanos tenham essa capacidade, a verdade é que raramente a exercemos. Estamos tão centrados no nosso prazer e benefício próprio, que raramente importa compreender o outro.

Pontos a considerar se você quiser aplicar o método Nunchi:

Advertisement

Preste atenção na linguagem corporal

Todos “falamos” com nossos corpos. Também, sem percebermos, podemos interpretar o que as pessoas transmitem com cada pose e gesto de seu corpo.

Essa informação que nos enviam e enviamos quando estamos em grupo é valiosíssima porque diz mais que as palavras. Você vai saber se alguém gosta de você ou se sente desconfortável em sua companhia. Saber prestar atenção a essa linguagem é algo que você pode aperfeiçoar.

Você também deve levar em conta o contexto onde se desenvolve. Não é a mesma coisa usá-lo no trabalho com uma pessoa de idade semelhante à sua e com crianças ou idosos.

Por exemplo, se estiver no supermercado e vir uma criança chorar sozinha no corredor, saberá que ela está assustada e perdida. Com essa informação, você pode agir em conformidade para ajudá-la, seja levando-a para o escritório de atendimento ao cliente para que procurem seus pais ou ajudá-la a procurá-los por seus próprios meios.

Escuta ativa

Nada mais é que ter uma boa capacidade para escutar com atenção e interesse o que os outros dizem. Quando fazemos isso, é mais fácil saber como se sentem ou o que pensam sobre algo ou alguém.

Advertisement

A escuta ativa é importante para poder aplicar o método Nunchi, já que é o que lhe permite “entrar” no mundo interno do seu interlocutor. É assim que você descobre e compreende o outro.

E como é que isso o ajuda a ser feliz e bem-sucedido?

É simples, as pessoas gostam de se sentir compreendidas. Com o método Nunchi, criam-se vínculos de amor, confiança, amizade e lealdade bastante fortes. Além disso, também ajuda a evitar situações desagradáveis de traição, mentiras e deslealdade.

Quando as necessidades dos outros são colocadas ao mesmo nível das nossas, a comunicação é melhor e mais fluida. Além disso, leva as pessoas a consolidarem boas relações laborais e a conquistar o respeito honesto dos outros.

A verdade é que não é nada complicado aplicar esse método. É apenas uma questão de ser mais aberto a ler os outros e mostrar um verdadeiro interesse em sua pessoa e seu sentir. Com tão pouco se ganha muito na vida.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original ¿Conoces el método Nunchi para ser feliz?

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.