Vida longa com a diabetes

Tenha você recebido o diagnóstico recentemente ou já saiba que é diabético há algum tempo, você acabará se recuperando do susto e começará a ficar preocupado. Na verdade, não...

Corie Richter

Tenha você recebido o diagnóstico recentemente ou já saiba que é diabético há algum tempo, você acabará se recuperando do susto e começará a ficar preocupado. Na verdade, não precisa nem de um nem do outro. Temos as ferramentas para controlar a doença e um conhecimento avançado sobre como tratá-la. O importante é você estar no controle da situação. Existem várias organizações confiáveis em todo o mundo, entre elas a Sociedade Brasileira de Diabetes.

Maneiras de ter sua vida de volta:

Pare de sentir pena de si mesmo

Leve a vida adiante.

Aprenda a calcular os carboidratos

Fale com seu médico ou nutricionista para saber quanto de carboidrato você pode consumir por dia. Descubra como calcular os carboidratos. Isso é especialmente importante se você tem o Tipo 1 (dependente de insulina), mas também significativo se você tem o Tipo 2.

Descubra receitas que agradam a você e à sua família

Há vários sites na Internet que fornecem ótimas receitas gratuitamente. Em nossos dias, alimento sem açúcar não significa alimento sem sabor. Será bom para você e para sua família.

Advertisement

Seja cuidadoso ao monitorar a quantidade de açúcar no sangue

Quanto mais rigoroso for o controle, menor será a probabilidade de você ter complicações sérias. Mas não entre em pânico por causa de qualquer pequeno aumento.

Use fontes confiáveis para buscar informações

Ignore histórias de familiares e amigos bem-intencionados, mas mal informados; as histórias nem sempre correspondem a fatos verídicos! Dê uma olhada nestes sites para saber os mitos e as verdades sobre a diabetes. Existem revistas online com informações sobre a diabetes, mas certifique-se de que seus textos não sejam apenas escrito por pessoas contando histórias sobre seus problemas. Informações sobre a diabetes também são enviadas gratuitamente pela maioria das empresas de seguros e pelos fabricantes de suprimentos para diabéticos.

Exercite-se regularmente

O exercício regular ajuda a controlar o açúcar, assim como a melhorar sua mente (sem mencionar sua aparência, que vai ficar ótima!).

Se você precisar de medicamentos injetáveis para controlar a diabetes, existem maneiras de tornar sua vida mais flexível e confortável:

Bombas de insulina

são para pessoas que precisam de insulina de ação imediata, não para pessoas que precisam de outros tipos de medicamentos injetáveis. Os dispositivos são fáceis de usar e dão uma flexibilidade considerável em relação ao que comer e quando comer. O nível de açúcar em crianças diabéticas é bem fácil de controlar com uma bomba de insulina. Apesar de a bomba e os suprimentos terem custo alto, muitas empresas de seguro cobrem os gastos.

Advertisement

Não rejeite nenhum medicamento só por ser injetável

Os medicamentos injetáveis estão entre os mais avançados disponíveis no mercado e provavelmente vão ajudá-lo a viver mais e com mais qualidade. “Ter medo” não é uma boa desculpa para rejeitar o tratamento. Supere o medo.

Cooler de insulina

seja porque você está viajando ou devido à queda de energia, ter um dispositivo simples como esse para manter a insulina na temperatura ideal é um pequeno investimento que traz grandes vantagens. Existem alguns tipos relativamente novos que não requerem o uso de gelo. Basta embeber uma almofada interna do cooler com água fria, e ele manterá a insulina em uma temperatura segura por alguns dias.

Troque os sapatos com frequência

Bolhas e calos são difíceis de evitar e de curar em diabéticos. Quanto mais tempo você usar os mesmos sapatos, mais provável será que tenha uma ferida nos pés.

Use óculos de sol

pessoas diabéticas, especialmente aquelas que moram em regiões de altitude elevada, têm maior probabilidade de desenvolver catarata,além de outras doenças oculares. Consulte um oftalmologista regularmente para evitar a cegueira.

Ser diagnosticado com diabetes não significa o fim de uma vida agradável. Siga essas dicas para melhorar sua qualidade de vida, mesmo tendo diabetes.

Advertisement

_Traduzido e adaptado por Wagner Vitor do original Live long with diabetes, de Corie Richter

Toma un momento para compartir ...

Corie Richter

Corie Richter is a resident of upstate NY. She is a published author, healthcare and educational writer who enjoys ancient history, is involved with scouting and community volunteer work.