Vencendo as fraquezas e tornando-se forte psicologicamente
Decore sua alma, em vez de esperar que alguém lhe traga flores. E você aprende que realmente pode suportar que realmente é forte e que realmente tem valor.
Beth Proenca Bonilha
As fraquezas existem para que nos tornemos mais fortes. Certa vez quando estava fazendo um tratamento de pele saí toda animada do dermatologista certa de que, em breve, estaria com a aparência mais jovial e linda, mas em três dias percebi que algo estava errado, pois minha pele estava sensível, vermelha e começando a escamar. A princípio achei que estava tudo normal, mas com cinco dias de tratamento as coisas ficaram mesmo muito ruins, além da escamação a pele parecia ferida, onde não estava vermelho, estava amarelado.
Fiquei desesperada e voltei ao médico, que olhou com cuidado e disse-me bem tranquilo: “Sim, as coisas estão indo bem, continue com o tratamento.”. “Mas doutor, como estão indo bem? Minha pele está horrível!”. Foi quando ele pacientemente olhou para mim por cima dos óculos e disse: “Para melhorar primeiro precisa piorar, para eliminar o que estava ruim e então nascer uma pele nova e forte.”
Essa foi uma lição que aprendi para minha vida, quando as coisas estão realmente ruins é sinal que é hora de manter-se firme continuar com o tratamento, pois só assim irão melhorar. Assim deve ser quando a fraqueza se manifesta diante de uma dificuldade, um obstáculo ou perda. É neste momento que se deve respirar fundo e seguir em frente.
William Shakespeare disse: “… depois de um tempo você aprende que até o sol queima se você ficar exposto por muito tempo. Portanto, plante seu jardim e decore sua alma, em vez de esperar que alguém lhe traga flores. E você aprende que realmente pode suportar… que realmente é forte e que realmente tem valor.”.
Aumentar a força psicológica diante da fraqueza requer determinação e esforço por isso:
Não desvie dos desafios
Não deixe de lado os desafios, encare-os e busque recursos para ajudar a se fortalecer. Os desafios que deixamos de lado ou tentamos esquecer não desaparecerão do nada, e ali ficarão até se transformarem em problemas.
Não fique focado no passado
O que passou, já passou e o que virá ainda não chegou então de nada vai adiantar querer achar culpados ou querer entender por que as coisas chegaram ao ponto em que estão. O importante é valorizar o presente, pois este é o único momento em que, literalmente, se pode fazer algo, o futuro dependerá do que será feito hoje. Não fique de braços cruzados, reaja e siga em frente.
“A mentalidade segundo a carne significa a morte.” (Romanos 8:6) Esta passagem bíblica nos ajuda a lembrar-nos de que se confiarmos somente nas forças humanas podemos perder muitas batalhas antes de vencer a guerra. Por isso como sugestão devemos buscar força e entendimento espiritual da vida, para que a fé traga esperança.
