Vença a adversidade agarrando-se à sua visão

Se quer avançar, tem de dar um passo à frente e sair da zona de conforto.

Marta Martínez Aguirre

Jacinta tinha 35 anos quando ficou viúva com três filhos. Nunca tinha trabalhado, porque o marido queria dar-lhe uma vida tranquila e sem sobressaltos devido à vida dura que tivera na infância. Na saída do cemitério, começou a recordar as terríveis noites frias de inverno em sua infância, lavando roupas com sua mãe em um tanque de cimento; ressoaram em sua pele as longas jornadas de sua adolescência cuidando de doentes no hospital do povo.

E quanto a agora? Os colegas de obra onde Alberto, seu marido, havia caído morto, deixaram-lhe um envelope com a coleta de todos os operários; seus familiares também lhe haviam deixado algum dinheiro apertado para a conta de luz, talvez…

Enquanto alguém cortava um pedaço de bolo, ela lembrou-se do último adeus a Alberto e de suas mãos contando o dinheiro, o mesmo que usou para abrir a primeira empresa de limpeza da região. Esvaziou o galpão, começou a pintá-lo e pediu a seu filho mais velho, que já ia ao colégio, que lhe fizesse um cartaz em cartão grosso: “Empresa de limpeza Desafios”. Usou o dinheiro para comprar materiais e mandou imprimir folhetos; também contratou três empregadas. Cheia de humildade, disse-lhes que só tinha dinheiro para o primeiro salário, que o dinheiro dos outros meses sairia do avanço da empresa, da qual elas seriam as pioneiras.

Percorreu as ruas da pequena cidade oferecendo um serviço dedicado à higiene e à manutenção dos escritórios. Ela se inscreveu no colégio noturno e agora, aos cinquenta e oito anos, celebrava seu diploma de administradora de empresas junto com as centenas de empregadas que a amavam e a admiravam por ser gentil, compreensiva e sobretudo capaz de enfrentar todos os desafios que surgiam.

Como enfrentar os desafios com sucesso?

1. Saia da zona de conforto

Seu cérebro é um grande conservador, nele se encontra um grande cartaz que diz “Isso sempre foi assim e continuará sendo”. Se você não resistir, continuará agarrada ao conhecido, acomodada à inércia mesmo quando o resultado não for positivo. Não pense que alguém vai tirar o cartaz por você. Tampouco espere que a vida lhe dê um igual ao de Jacinta: Desafios.

Advertisement

Diante dos desafios, a mínima proposta de sair da zona de conforto ativa as luzes de “Perigo”, e você se deixa levar por tudo o que já fez no passado. Seu cérebro não quer que alguém sacuda o tapete dos seus automatismos e padrões de comportamento antigos, muito menos que altere o bem-estar das rotinas. Se você quer avançar, tem que dar um passo à frente e sair da zona de conforto.

2. Acreditar para ver

Jacinta viu que o futuro não tinha que ser aterrador como seu passado, mas que estava cheio de possibilidades. Qual é sua visão? Há áreas de sua vida agarradas à zona de conforto? Defina seus objetivos, não se paralise, visualize o caminho que deve percorrer para alcançá-los. Então estabeleça metas parciais, planeje os objetivos de cada uma delas e não pare.

3. Seja humilde e generosa

Jacinta construiu seu futuro, não apenas para si mesma e para os seus filhos, mas a sua visão atingiu outras mulheres. A humildade lhe permite reconhecer quem você é e a deixar-se receber ajuda. Por outro lado, a generosidade fará com que a sua visão abençoe outras vidas, enquanto o espírito de equipe aumenta. Você compartilha sua visão com outros? Você se deixa ajudar em suas limitações?

4. Forme a sua empresa

Jacinta percebeu que sozinha, com três filhos, não ia conseguir sobreviver. Assim, decidiu reunir a sua equipe de trabalho; para isso, selecionou pessoas que precisavam de trabalhar, que eram entusiastas, apesar dos riscos. Você forma uma equipe familiar ou dirige a empresa sua família sozinha? (E logo se queixa de estar esgotada) nos seus estudos se une a outros para trocar ideias e dúvidas?

Lembre-se de que uma vida completa e plena começa por eliminar limitações e medos. Continue acreditando que pode e verá como se torna realidade aquilo que mal podia imaginar.

Advertisement

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Vence la adversidad, aferrándote a tu visión

Toma un momento para compartir ...

Marta Martínez Aguirre

Marta Martínez é do Uruguai. Ela é formada em psicologia e tem pós-graduação em logoterapia. Ela ama o que faz e adora servir ao próximo.