Vale a pena fazer exercícios apenas nos finais de semana? Veja o que os especialistas dizem

A saúde é um bem precioso que precisa de atenção especial, sem ela deixamos de existir, por isso é importante atentar-se ao modo que estamos cuidando dela.


Roberta Preto

Aprendi com duas grandes amigas o valor das atividades físicas. Vou chamá-las por número 1 e 2. Foi através delas que me dei conta do quanto é essencial cuidar da saúde física para que isso seja refletido em minha vida.

A número 1 adorava correr, fazer caminhadas e jogar vôlei, ela sempre se destacara por suas muitas habilidades que a levava sempre à vitória. Infelizmente, minha amiga número 1 nascera com uma doença que possui tratamento para manter-se controlada, mas não há cura para ela.

Devido a prática diária dos exercícios, por um bom tempo ela manteve-se saudável, entretanto, houve um dia que a doença agravou-se e ela perdeu o movimento do corpo, ficando acamada. Quando estive com ela Natal passado, ela relatou-me que o grande desejo de seu coração era de voltar a apreciar as pequenas coisas que fazia antes, como correr e sentir a luz do sol.

A número 2 divorciou-se recentemente, e relatou-me que todo o processo de separação e as rupturas que tivera que passar durante esse processo só foi possível de ser suportado porque ela praticava aulas de natação. Nadar dava equilíbrio e coragem para ela manter-se firme.

Coloquei os dois exemplos acima para que possamos compreender que a prática de exercícios físicos nos favorecem em muitas coisas, sejam físicas ou emocionais.

Embora alguns acreditem não terem tempo para a prática esportiva, vale lembrar que suas ocupações ou preocupações de nada valerão se sua saúde estiver comprometida.

Segundo os sites saude.ig e a revistaepoca.globo, exercitar-se nos fins de semana é válido principalmente para aqueles que possuem uma vida corrida durante a semana, sem tempo livre para praticar exercícios físicos. Os sites dão dicas sobre os benefícios e o tempo para praticá-los:

Advertisement

Evitar doenças

Segundo o pesquisador da Universidade de Loughborough, Gary O Donavan, as práticas dos exercícios físicos apenas nos fins de semana também produzem resultados positivos, como evitar doença cardiovascular e até mesmo um câncer que geralmente são gerados de uma vida sedentária.

O médico cardiologista, José Luiz Briguet Cassiplato, aconselha as pessoas a buscarem avaliação médica e a supervisão de um educador físico na prática de atividades físicas, independente se for na semana ou nos fins de semana, ambos sempre serão necessários.

Tempo para exercitar-se

De acordo com o professor de educação física, Marcio Atalla, exercitar-se é fundamental. Ele compara o corpo a um carro, ele trabalha o tempo todo para manter-se vivo. Pode acontecer dele andar mais lentamente e há momentos em que ele está mais acelerado.

Os especialistas aconselham 75 minutos de exercícios físicos intensos, ou 150 minutos moderados para praticar essas atividades.

A melhor forma de perder calorias

O professor Marcio Atalla explica que nosso organismo mantém o metabolismo acelerado até 24 horas depois de uma atividade física.

Existem pessoas que praticam musculação e atividades físicas de alta intensidade, elas tendem a aumentar o metabolismo basal, considerando que esse metabolismo representa o gasto de energia que é preciso para o corpo manter suas funções vitais em funcionamento.

Agindo desta forma é possível perder calorias, já que 1 quilo de músculo gasta de 5 a 6 vezes mais calorias para se manter do que 1 quilo de gordura.

Toma un momento para compartir …

Roberta Preto

Roberta Preto, 33. Formada como tradutora e intérprete, escritora, mãe. Apaixonada pela vida, em uma eterna busca por conhecimento. Espero que minhas palavras possam ser uma luz na vida das pessoas. Sonho em ajudar a humanidade a tornar-se livre da escravidão da ignorância.