Use seu tempo com sabedoria com estas dicas

É possível você conciliar muitas atividades se souber usar seu precioso tempo sabiamente.


Fernanda Britto Teixeira de Borba

Temos algo muito valioso à nossa disposição: o tempo. A ociosidade nos traz desânimo, baixa autoestima e frustração. Saibamos ser produtivos abençoando a nossa vida e a de todos ao nosso redor, com algumas dicas de como usar o tempo com sabedoria.

Tenha uma agenda

Anote seus compromissos e determine um tempo para cada um deles, assim você não correrá o risco de uma tarefa tomar tempo de outra seguinte, ou marcar mais de uma para o mesmo horário. Você pode usar uma agenda convencional, ou optar por um aplicativo em seu smartphone.

Planejamento

No início de cada dia, pense em todas as coisas que você precisa fazer, desde atividades como ir ao supermercado, pagar contas, lavar roupas, etc. Se você não tem este hábito, provavelmente já passou pela situação de achar que não tinha nenhuma tarefa a ser feita, e só se lembrou dela depois de muito tempo passado ociosamente.

Estabeleça prioridades

Depois de planejar todas as tarefas, estabeleça as prioridades. O que é mais importante? O que você já deveria ter feito ontem? O que levará mais tempo? Você então poderá programar seu dia de acordo com estas prioridades, começando com tarefas urgentes e mais difíceis, para que você possa terminar seu dia com as mais simples e fáceis.

Siga a programação

Mais importante do que essas dicas já citadas, é que você precisa seguir a programação. Não desista na metade do dia largando tudo para assistir a um filme, não mesmo! Faça tudo conforme o planejado, e, ao final do dia produtivo, você será recompensado com o sentimento de dever cumprido, podendo assistir a um filme sem a consciência pesada.

Pontualidade

Seja pontual, pois, se não for, você acabará atrasando outras tarefas, fazendo-as com pressa e sem o cuidado necessário.

Respire

Você não é uma máquina, você precisa respirar fundo, se alimentar, levantar e caminhar um pouco. Mas não exagere, se você decidir respirar um pouco deitando na cama, a preguiça certamente virá e você não terá ânimo para voltar ao trabalho.

Advertisement

Não procrastine

Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Já ouviu isso? Está aplicando em sua vida? Se sim, ótimo. Se não, você precisa mudar agora. Você não sabe o que acontecerá amanhã, talvez imprevistos aconteçam, portanto, faça hoje. Depois, não adiantará lamentar o tempo perdido.

Mantenha as coisas organizadas e limpas

Normalmente dedicamos um dia da semana para limpar a casa, mas isso não quer dizer que você irá varrer a casa, tirar o lixo, arrumar a cama, guardar cada coisa em seu devido lugar somente uma vez por semana também. Mantenha tudo limpo e organizado diariamente, assim não acumulará muitas coisas a se fazer.

Tenha metas

Já dizia o Gato Risonho de Alice no País das Maravilhas: “Se não sabe para onde quer ir, pouco importa o caminho que vai tomar”. Não ter objetivos é como não ter rumo. Faça metas de curto e longo prazo, metas financeiras, acadêmicas, profissionais e familiares.

Você precisará de informações ou ajuda?

Alguma de suas tarefas necessitará que você pesquise melhor sobre ela? Necessitará da participação de outra pessoa? Lembre-se de programar isso, reserve um tempo para buscar informações, para buscar ajuda de alguém, e, se preciso for, marque um horário para que a pessoa possa ajudar você.

Delegue tarefas

Aproveite melhor seu tempo delegando tarefas, só não queira passar algo que é de sua responsabilidade para outros.

Tenha uma boa noite de sono

Se você tiver uma boa noite de sono, terá disposição para um lindo e produtivo dia. Caso contrário, passará o tempo inteiro bocejando, e suas tarefas não renderão com eficiência.

Não perca ou desperdice seu tempo

Os maiores vilões nos dias atuais neste quesito são os aparelhos eletrônicos. Eles nos dão acesso às redes sociais, filmes, séries, programas de televisão, jogos, e muitas outras coisas que tomam nosso tempo fazendo com que nem percebamos isto. Por isso, ao planejar seu dia, determine um tempo para atualizar seu perfil das redes sociais, para assistir ao seu programa favorito ou algum filme, assim você não perderá o foco fazendo isso durante outras atividades.

Reserve um tempo para si mesmo e para a família

Você só estará sendo sábio se reservar um tempo para você mesmo e para a família. Você precisa relaxar, cuidar de si, estar com a família, fazer refeições junto com eles, conversar e passar um tempo juntos. Isso é essencial a todo indivíduo.

Seguindo todas estas dicas, você estará realmente aproveitando cada minuto de seu dia sem ficar com a consciência pesada de que desperdiçou tempo. Podemos alcançar todos os nossos objetivos se nos esforçarmos e aproveitarmos as oportunidades.

Toma un momento para compartir …

Fernanda Britto Teixeira de Borba

Fernanda de Borba é estudante de Administração de Empresas, recém-casada, apaixonada por observar, calcular e escrever.