Unhas fracas: O que fazer para fortalecê-las

Unhas lindas, compridas e bem cuidadas, este é seu sonho? Veja quais cuidados são importantes para você conseguir alcançá-lo.

Renata Finholdt

A maioria das mulheres adora cuidar de suas unhas, deixá-las bem bonitas e coloridas, no entanto, algumas sofrem por não conseguirem, pois suas unhas são fracas e se quebram com muita facilidade.

Se esse é o seu caso, não desanime, com um pouco de paciência e perseverança é possível cuidar de suas unhas e deixá-las bem bonitas. O site Tua Saúde dá alguns dicas de como manter as unhas bem cuidadas.

1. Cuidados com a alimentação

A alimentação é a grande aliada para manter todo nosso corpo, inclusive as unhas, saudáveis. É muito importante a ingestão de frutas, verduras e legumes, além da proteína, todos estes elementos fornecem nutrientes necessários que ajudam a manter as unhas fortes e sadias.

Para ter unhas lindas é importante consumi-los diariamente.

2. Uso de luvas

Lavar louças, lavar roupas e tantos outros serviços de casa expõe as unhas a produtos químicos que podem danificá-las e enfraquecê-las, o melhor a fazer neste caso é passar a usar luvas para todos os afazeres domésticos. Suas unhas agradecem.

Advertisement

3. Esmalte

Se suas unhas estão fracas e quebradiças é melhor deixá-las mais tempo sem esmalte, isso porque os esmaltes também são produtos químicos que colaboram para o enfraquecimento das unhas, caso elas já estejam passando por isso. Deixe para esmaltá-las quando elas estiverem mais fortes e sadias.

4. Bases fortalecedoras

São bons auxiliares para o fortalecimento das unhas, mas é preciso escolher com cautela. Há muitas bases que prometem verdadeiros milagres em pouco tempo. O melhor a fazer é escolher uma base indicada por um especialista e usá-la conforme o indicado.

Manter as unhas constantemente hidratadas também colabora para que a queratina (composição da unha) se fortaleça.

5. Dermatologista

Se seu problema já vem de longa data, o melhor a fazer é buscar ajuda de um profissional, no caso um dermatologista, que irá lhe indicar um tratamento específico, além de solicitar exames para identificar a raiz do problema. Falta de vitamina D, hipotireoidismo, podem ser os grandes vilões do problema.

No entanto, a maioria dos médicos dermatologistas indica que os maus hábitos como: levar as unhas à boca, lixar de forma errada (inclusive por cima da unha), exagerar no uso de acetona ou ainda apelar para unhas postiças ou em gel, são os principais fatores que causam o enfraquecimento das unhas.

Advertisement

Se você sonha em ter unhas longas e bem cuidadas, lembre-se de cuidar delas diariamente e sempre.

Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.