Uma mulher casada pode ter amigos do sexo oposto?

E um homem casado, pode ter amigas? Muitas pessoas dizem que a amizade entre homem e mulher não existe. Será que isso procede? Leia e tire suas próprias conclusões.

Diana Brante Morales

Desde que eu era pequena nunca fui muito boa nas relações interpessoais com o mesmo sexo, por isso estar cercada por homens se tornou algo normal, chegando ao ponto de eu me tornar “uma deles”. Nessa dinâmica sempre foi mantido o respeito, tentando usar uma linguagem adequada e evitando situações que poderiam me desagradar. Tanto na escola quanto na faculdade eu mantive a minha escolha de amigos, especialmente porque em minha carreira, havia apenas três mulheres.

Quando me casei, meu marido estava ciente da situação e, a princípio, não o incomodava. Então, as coisas mudaram, já que às vezes eu ficava conversando até tarde da noite ou preferia sair sozinha com meus amigos ao invés de incluí-lo no grupo. Ele me fez perceber meus erros e depois de um tempo eu consegui corrigi-los, pelo menos a grande maioria, por isso consegui obter uma lista de algumas atitudes básicas para manter uma boa amizade com o sexo oposto sem que se torne um problema no casamento. Aqui estão cinco regras essenciais:

1. A confiança é fundamental em um relacionamento

As quatro bases de um relacionamento são o amor, confiança, respeito e comunicação; se algum deles está enfraquecido, tudo o que você construiu começa a desmoronar. Por isso, alimente a confiança com seu parceiro através de uma relação fluida, onde a verdade e o respeito entre ambos seja sempre prezada. Se seu cônjuge for inseguro ou ciumento, procure nunca dar motivos para desconfiar de você.

2. O respeito não pode ser deixado de lado

Quando eu digo “respeito”, refiro-me a todas as instâncias do mesmo, seja para o seu parceiro, para si mesmo ou para seus amigos. Uma amizade na qual não há respeito entre os envolvidos pode ser mal interpretada pelo constante abuso de confiança. Se você não respeita a si mesma e deixa que abusem de você, então eles não são amigos de verdade.

3. Manter uma boa comunicação com seu cônjuge

Uma boa comunicação é baseada em entender o que você ouve e emitir uma opinião respeitosa sobre isso. Talvez vocês nem sempre concordem, portanto se esforçar para não ferir quem nos ouve será o maior desafio da comunicação.

Advertisement

4. Gerar limites bilaterais

É o clássico “colocar os pingos nos is”, ou seja, deixar claro os limites de relação, de modo que não ocorram mal-entendidos desagraveis. Por exemplo, uma amizade é saudável se não interfere com seu casamento; tudo bem receber elogios, mas se vocês se tratarem de “amor” ou com “carinho em excesso” é provável que seu cônjuge se sinta incomodado.

5. A verdade como seu melhor escudo

Não é raro ouvir comentários de maridos ciumentos que suspeitam de todos (sim, todos) os amigos que você tem: todos têm segundas intenções e veem você como um objeto de prazer, mas quase sempre os elogios de seus amigos têm o objetivo de animar você e não seduzi-la. Como fazer seu marido entender isso? Simples, com a verdade. A verdade será seu melhor aliado para reduzir o ciúme em seu parceiro e manter um bom relacionamento conjugal.

As amizades mudam ao longo do tempo, quer seja devido às fases que você vai passando ou os problemas que você for enfrentando. Um verdadeiro amigo (ou amiga) é mantido ao longo do tempo, apoia você, mesmo quando sabe que você está errada, mas faz você ver seu erro, se importa com você, sua família e seus filhos, e nunca tentará nada que possa gerar deterioração em seu relacionamento. Meu conselho final é tentar manter perto aqueles amigos que realmente merecem esse título e não aqueles que só são seus amigos por interesse.

Nota da edição:

Não há problema algum quando tanto esposas ou maridos têm amigos do sexo oposto desde que as relações de amizade sejam completamente abertas entre marido e esposa. É importante, como diz o artigo, salientar os limites, as prioridades e sempre dizer a verdade.

Para entender melhor quando uma amizade passa dos limites, leia também:

Advertisement

Indidelidade emocional – Você é culpado?
Meu marido e suas amigas no WhatsApp

_Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original ¿Una mujer casada puede tener amigos del sexo opuesto?.

Toma un momento para compartir ...