Uma maneira infalível para destruir seu casamento

Este é o grande problema na raiz da maioria das questões conjugais. Atenção se você não quer que seu casamento termine em divórcio.

Aaron & April Jacob

Nota do Editor: Este artigo foi publicado originalmente em NurturingMarriage.org, republicado aqui com permissão, traduzido e adaptado por Stael Pedrosa Metzger.

Qual é a principal causa de divórcio? Bem, a resposta para isso é certamente discutível.

Assim como existem centenas de maneiras de fortalecer seu casamento todos os dias, há também centenas de maneiras de destruí-lo. Na raiz de muitos desses problemas há um bastante comum e capaz de destruir seu casamento.

Qual é esse problema comum? É estar sempre muito ocupado e consumido em sua própria vida pessoal para reconhecer, apreciar e se conectar com o seu cônjuge.

Estar muito ocupado

A vida pode nos manter ocupados… Loucamente ocupados por vezes. Talvez sua agenda lotada e seu estresse resultem de seu trabalho, igreja ou responsabilidades comunitárias, viagens ou outras circunstâncias imprevistas. Independente de quais sejam as exigências, a ocupação muitas vezes pode deixar você cansado, desgastado, fraco, e simplesmente esgotado.

Advertisement

Com todas as responsabilidades e tensões que você enfrenta, seu cônjuge pode ter ficado para trás.

Mesmo que a vida se mova rápido e você se sinta como se estivesse lutando para não se afogar, você pode fazer do seu casamento uma prioridade. Pode conseguir tempo para saírem juntos, ter tempo para conversar e tempo para o amor.

Quando você assume o controle e opta por fazer do seu casamento uma prioridade, você encontra renovação e a força que você precisa para continuar. Você também vai sentir mais apoio e amor de seu cônjuge.

Ser consumido por sua própria vida pessoal

Com todas as demandas de seu tempo, você pode ser pego em um padrão de egoísmo. Você pode acabar por consumir-se em sua lista de vida, de sua programação, de coisas a fazer, e necessidade de tempo de inatividade.

Todo mundo precisa de um pouco de descanso e restauração de vez em quando. No entanto, sabia que você pode estar destruindo seu casamento através da sua opção de tempo de descanso? Quando chegou em casa do trabalho ontem, o que você fez? Passou várias horas assistindo a um jogo de basquete ou outro programa de TV? Foi para a academia? Fez algumas compras on-line? Jogou videogame? Brincou com as crianças?

Advertisement

Embora nenhuma dessas coisas seja inerentemente má, a verdadeira questão a considerar é: “Será que você tirou algum tempo para estar com seu cônjuge?” Se você ainda não o fez, está correndo o risco de seu casamento se deteriorar lentamente dia a dia.

Se continuar assim, você vai começar a sentir-se muito distante do seu cônjuge, e antes que perceba você não precisa mais dele. Nem ele de você. Isso seria triste.

Reconhecimento, valorização e conexão

Todo mundo anseia por reconhecimento, gratidão e proximidade. A maioria dos casamentos não pode sobreviver sem essas coisas.

Interação de maneira significativa com o seu cônjuge diariamente é vital para um casamento saudável. Para muitos, esse tempo de conexão geralmente vem à noite. Experimente estas três ideias, a fim de reconhecer, apreciar e se conectar com o seu cônjuge hoje.

1. Desligue o seu smartphone

Smartphones são impressionantes. No entanto, uma forma muito idiota de usar seu smartphone é dar-lhe mais tempo do que você dá ao seu cônjuge!

Advertisement

Reconheça o seu cônjuge e as suas necessidades. Ao invés de navegar em seu telefone, tente navegar em direção ao seu cônjuge. Basta falar, ouvir e se divertir juntos. Esteja presente. Esteja consciente. Esteja envolvido.

2. Saia da mídia social

Mídias sociais são ótimas. É uma ótima maneira de ficar conectado com a família e os amigos e ver todas as coisas boas que as pessoas estão realizando em suas vidas. É também um grande desperdício de tempo e uma maneira fantástica de se desligar da realidade… E de seu cônjuge.

É fácil tornar-se tão envolvido na realidade virtual, a ponto de perder-se de sua realidade atual. Isto é especialmente fácil de fazer em casa. Muito tempo na mídia social cria a ilusão de que a grama é sempre mais verde do outro lado.

Em vez de focar na vida de outras pessoas, gaste seu tempo se concentrando nas coisas boas que sua cara-metade está fazendo, realizando, e tornando-se. Agradeça a sua esposa por dobrar a roupa e colocá-la em sua gaveta – a cada semana. Agradeça ao seu marido por tirar o lixo para fora (mesmo que ele tenha que correr às seis da manhã de pijamas para ter certeza de estar no meio fio em tempo).

Aprecie os talentos, dons, e personalidade daquele que você escolheu para compartilhar o resto de sua vida. Busque ver o bem em seu galã ou sua gatinha, e expressar verbalmente o seu apreço, muitas vezes.

Advertisement

3. Fale e ouça

Todos nós queremos nos sentir ligados, perto, e unidos a quem amamos. Ter tempo para conversar com seu cônjuge sobre o seu dia, suas lutas, alegrias e sonhos vai garantir o tipo de vínculo que vocês desejam. O hábito de proximidade também irá garantir que você e seu cônjuge nunca deixem de amar um ao outro, que não parem de conquistar um ao outro ou que percam aquilo que mais importa.

Talvez você tenha que aprender a ouvir, mas você pode se tornar um ouvinte melhor hoje do que foi ontem. Comece por dar a sua atenção completa ao seu cônjuge. Não pense sobre o que você vai dizer a seguir, apenas ouça. Seu cônjuge vai perceber suas habilidades de escuta e ficará impressionado. Quando você realmente ouve o outro, ele sente e sabe que você se importa.

Proximidade significativa e regular – ou seja, todos os dias – vai demandar algum esforço. Você pode ter que abrir mão de alguns prazeres ou buscas pessoais. Como marido e mulher, vocês terão que sacrificar outras coisas, a fim de dar um ao outro o seu melhor tempo e o melhor de cada um. Confie em nós, todo e qualquer esforço para fortalecer seu casamento vai valer a pena!

Toma un momento para compartir ...

Aaron & April Jacob

Somos duas pessoas casadas e felizes, trabalhando constantemente para nutrir o nosso casamento e cuidar um do outro.