Um homem se perguntava a razão pela qual sua esposa estava sempre cansada, o que descobriu o deixou perplexo

Se você está sempre cansada e seu marido não compreende, está na hora de ir a um especialista.

Erika Otero Romero

Embora as coisas tenham mudado muito nos últimos tempos, não falta homem que alegue que sua mulher, por estar em casa, não faz nada.

E a situação não muda muito quando creem que elas trabalhem, é até pior, várias vezes ouvi muitas mulheres queixarem-se de seus maridos, que as “acusam” do pouco rendimento do trabalho no lar em comparação com o tempo que ficam encarregadas de realizá-lo.

Dizem que não entendem a razão pela qual estão sempre cansadas, se elas não têm que ir para o mundo lá fora, para trabalhar e suportar tudo o que isto implica, e pior ainda, quando chegam em casa, elas ainda têm muito o que fazer para terminar o trabalho doméstico.

Uma experiência interessante

Há alguns dias, encontrei um post interessante. Um homem americano dedicou parte do seu tempo a calcular quanto deveria ganhar uma dona de casa por tudo o que faz num lar. O resultado dessas contas foi que sua esposa, uma dona de casa como qualquer outra, deveria ganhar ao ano um total de 73.960 dólares, isso pelos seguintes serviços:

Advertisement

Salário semanal médio para uma babá de tempo integral:

$705 = $36.660  por ano.

Serviço de limpeza de uma diarista:

$50 – $100 = $5200 por ano (supondo que se gastam 100 dólares por semana).

Assistente de compras:

$65  por hora, 4 horas por semana = $13.520  por ano.

Cozinheira:

$240 por semana = $12.480 por ano.

Lavadeira:

$25 por semana (reduzindo ao mínimo) = $1.300 por ano.

Advertisement

Serviços de assistência financeira:

$15 por hora (5 horas por semana) = $3.900 por ano.

Relações públicas:

Despesas de relações públicas com os clientes, $75 por hora (4 pessoas por jantar, aproximadamente 3 vezes por ano) = $900 por ano.

E atrevo-me a dizer que são cálculos por alto, porque não inclui o fato de ajudar nas tarefas escolares, atuar como psicóloga, enfermeira e outras tantas tarefas que uma mãe faz sem esperar mais que um beijo e um obrigado da parte de seus filhos ou marido; no entanto, 73.960 Dólares reflete o trabalho árduo e o que ganham aqueles que trabalham nesses ofícios.

Outro caso de interesse

No Japão, as coisas não são muito diferentes. Os homens costumam ir trabalhar e chegam muito tarde do trabalho sem sequer se darem conta do que fez sua esposa ao longo do dia no lar.

Foi o caso do homem deste vídeo, que, graças a uma gravação, ele se deu conta do árduo trabalho de mãe e dona de casa que sua esposa tinha que cumprir durante todo o dia.

Advertisement

A mulher, depois de despedi-lo para o trabalho, ficava com o menino e tinha que levá-lo consigo às compras diárias, tendo que subir e descer colinas carregada de sacos, compras e o carrinho de bebê com o menino a bordo; chegar em casa e descarregar as compras, subindo escadas com peso e, em seguida, fazer todo o trabalho doméstico com a criança nos ombros, continuar limpando e cuidando ao longo do dia.

O homem, ao ver o vídeo considerou adequado escrever uma carta a sua esposa explicando que agora sabia a razão pela qual ela sempre estava cansada, e lhe pediu que não se sentisse desconfortável em pedir-lhe ajuda quando estivesse em casa, algo que é raro no Japão, por questões culturais.

Não se trata de machismo ou feminismo

Não se trata de uma posição ou de outra, é que o trabalho doméstico é de todos os membros da família. Ajudar, antes de ser uma obrigação, é um DEVER, uma responsabilidade que se ensina às crianças desde a tenra idade, e que lhes servirá no futuro para que não dependam de ninguém, inclusive, para que possam até mesmo ganhar a vida em momentos de pressão e dificuldade.

O trabalho, seja remunerado ou não, é duro, implica esforço, dedicação e amor, certamente muito amor, porque uma mãe faz tudo o que faz por amor a seu esposo, a seus filhos e a si mesma, do contrário não o faria.

E você, valoriza o que sua esposa faz para tornar a vida mais suportável?

Advertisement

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Hombre se preguntaba la razón por la cual su esposa siempre estaba cansada, lo que descubrió le dejó perplejo

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.