Um bom pai é aquele que põe a sua família em primeiro lugar

Um bom pai não é o que paga as contas dos seus filhos, mas o que se envolve na sua educação

Adriana Acosta Bujan

Talvez creia que um bom pai é aquele que manda seus filhos às melhores escolas, que paga as contas, que justifica sua ausência comprando presentes, que planeja férias duas vezes por ano e que trabalha de sol a sol para sustentar a sua família. Analisando essas ações, qualquer um diria que este é um excelente pai.

Muitos de nós sabemos que não é só o dinheiro e as coisas materiais que garantem o verdadeiro compromisso que se adquire quando se é pai. Ser um bom pai vai além disso, é saber que a família está em primeiro lugar, é comprometer-se na educação, é estar presente nos bons e maus momentos; é um acúmulo de ações que não têm nada a ver com o financeiro.

Diferentes maneiras de amar

Seria um atrevimento da minha parte generalizar as demonstrações de amor dos pais por seus filhos, já que todos temos diferentes maneiras de amar. Existem pais que não são muito efusivos ao expressar seus sentimentos e emoções, pelo que recorrem a uma maneira fria e ausente de criar os filhos, outros são superprotetores, estritos, desobrigados ou desinteressados. Nesta vida há de tudo!

No entanto, existem algumas características que certamente refletem que um homem é um excelente pai, como por exemplo:

1 São comprometidos com sua família

São aqueles pais que permanecem com seus filhos e sua família em todo momento, sem importar a adversidade. Nunca pensarão, diante de uma dificuldade, em partir e abandonar os seus filhos, por mais que a situação pela qual atravessam os paralisem ou os leve a duvidar.

Advertisement

Seus filhos são sagrados, únicos, especiais e a coisa mais maravilhosa que a vida lhes tenha outorgado. São pais que compartilham com sua esposa a emoção desde quando se desenvolvem no ventre, que choram e se estremecem por experimentar qualquer terno olhar, sorriso, palavras e até balburdias de seus filhos.

2 A família é seu maior amor

Alguns homens dedicam-se cem por cento ao trabalho, a prioridade para eles é obter o dinheiro para poder sustentar sua família; em ocasiões, trabalham por longas jornadas sem perceber que sua esposa e filhos o esperam em casa. Haverá, até mesmo, dias em que a sua presença nos eventos familiares ou escolares será requisitada, mas não poderá fazê-lo por dedicar-se a outras coisas.

Um bom pai deixa tudo o que está fazendo para correr para casa e estar com sua família, pois sabe que sua prioridade são eles, e que o lar é o único lugar e seus entes queridos a companhia que realmente desfruta e se sente em paz; pois são seu apoio. Seu olhar se ilumina ao chegar e abraçá-los; é, inclusive, aquele pai que pensa em surpreendê-los com pequenos detalhes, que não precisam ser luxuosos ou caros.

3 Envolvidos na educação

É aquele pai que se preocupa com a educação de seus filhos, por isso trabalha em equipe com sua esposa para educá-los com valores, limites e regras. Ele sabe que são o exemplo que seus filhos imitam, portanto, se esforçarão ao máximo para fazer boas ações e controlar suas emoções.

Os bons pais ensinam seus filhos a serem boas pessoas, a tratar com respeito, amabilidade e generosidade; quando são ainda meninos, explicam-lhes como devem tratar uma mulher e, se são meninas, ensinam-lhes a coragem de serem independentes e que, no futuro, não dependam de nenhum homem para serem felizes.

Advertisement

4 Motivação ao limite máximo

São pais que se empenham muito nas atividades de seus filhos, que compartilham tempo de qualidade. São os que vestem a camisa do time favorito de seus filhos e saem para uma pelada, motivando-os a conquistar seus sonhos e metas.

Eles conhecem as habilidades e capacidades de seus filhos, por tal razão, costumam fazer com que eles as explorem ao máximo. Também são aqueles que reconhecem o esforço e dedicação de seus filhos e aplaudem suas realizações.

5 Sempre presentes

Na saúde e na doença, nas alegrias ou tristezas, nos desafios ou nas adversidades, nos fracassos ou sucessos, esses pais maravilhosos estarão sempre acompanhando seus filhos, guiando-os e apoiando-os.

Conhecem tanto os seus filhos, que estarão sempre se antecipando às suas necessidades. São pais que escutam e não julgam, que são confiáveis e que amam incondicionalmente. São capazes de dar a vida por sua família.

6 Fazem o possível para que seus filhos sejam felizes

Eles nunca deixarão que seus problemas ou dúvidas afetem seus filhos, sempre procurarão que todas suas decisões sejam encaminhadas para o bem-estar deles; pode acontecer que tenha preocupações ou medo de errar, no entanto, sempre aparentará ter essa força que guia com sabedoria a sua família. Não porá em risco o bem-estar de sua família por nada do mundo!

Advertisement

Ser um bom pai é um grande desafio, pois requer trabalho constante, ser tolerante, paciente e amoroso. Sobretudo, o de adquirir esse compromisso real no momento em que são abençoados com a paternidade.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Un buen padre es aquel que pone a su familia primero

Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.