Troque o chocolate dos seus filhos por mais essa opção saudável e deliciosa

Recentemente Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank foram notícia por causa dessa receita que substitui o chocolate que a filha comia.


Stael Ferreira Pedrosa

Quem tem filho sabe, a garotada é louca por açúcar. E quem não é? No entanto, sabemos dos males que o açúcar, o glúten e a lactose causam ao organismo humano. Por isso, embora ainda na infância o ser humano produza lactase – enzima que metaboliza a lactose, é bom ir acostumando as crianças desde cedo a uma alimentação mais saudável.

Para atender os desejos da pequena Titi, filha do casal, Bruno e Giovanna adotaram uma receita fantástica que substitui o chocolate, com o mesmo gosto, mesma cor e consistência, mas sem os males desta guloseima tão apreciada: o chocolate de biomassa de banana.

Biomassa de banana, o que é isso?

A banana verde tem menos açúcar, no caso, mais amido resistente (é um amido considerado uma fibra insolúvel, que ajuda a regular o trabalho intestinal e diminuir a fome). Além disso, o sabor é quase neutro, o que faz com que possa ser incluída em diversas receitas sem prejuízo do sabor que se deseja.

Benefícios da biomassa de banana

  • Ajuda nas defesas orgânicas, melhorando a imunidade

  • Influencia na absorção de nutrientes

  • Previne doenças cardiovasculares

  • Beneficia o intestino, inclusive previne o câncer nesta região

    Advertisement

Como preparar a biomassa?

Marina Lopes ensina a fazer a biomassa:

Lave bem com escova e sabão 10 bananas ainda verdes recém tiradas do pé (não mais que uma semana) e corte as pontas sem expor a polpa. Em uma panela de pressão grande, ferva água na quantidade suficiente para cobrir as bananas. Coloque as bananas com a casca na água fervente. Tampe a panela na pressão e conte 8 minutos após iniciar a fervura. Desligue e deixe a panela esfriar tampada (cerca de 20 minutos).

Mantenha as bananas na água quente e vá extraindo a polpa e batendo ainda bem quente no processador ou liquidificador. Se bater fria irá esfarinhar. Vá adicionando água até alcançar a consistência de massa. A dica da Marina é usar a banana nanica verde e orgânica. Rende meio quilo de biomassa (aproximadamente).

Como preparar a ganache de cacau sem lactose, sem glúten e sem açúcar

Aqui está uma receita “mara” disponível (inclusive o vídeo de como fazer) no blog Levitando de Luciana Levy.

Ingredientes

  • 4 colheres de sopa (bem cheias) de cacau cru em pó

  • 4 colheres de sopa rasas de xylitol (adoçante natural)

  • 4 colheres de sopa de óleo de coco

  • 125g biomassa de banana verde

  • 1 copo de leite de coco caseiro (receita aqui!)

Como fazer a ganache de cacau

Em um potinho junte o cacau, o xylitol e misture. Acrescente o óleo de coco e mexa até formar uma massa. Reserve.

Advertisement

Numa panela em fogo médio coloque a biomassa e meio copo do leite de coco. Misture bem e vá quebrando os pedaços da biomassa até ficar cremoso – vá acrescentando mais leite de coco conforme necessário. Acrescente a massa de cacau e misture bem, adicionando leite de coco até chegar à consistência desejada.

Toma un momento para compartir …

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.