Tradições familiares constroem famílias fortes

Tradições fortalecem as famílias e proporcionam memórias divertidas que vão de uma geração a outra. Criar e manter tradições é a cola que mantém a família unida.


Gary and Joy Lundberg

Pense por um momento no seu passado durante o crescimento até a idade adulta. O que é que você se lembra sobre sua família? Para alguns, pode ser as refeições em família, passeios, férias ou eventos esportivos. A lista pode conter muitas lembranças diferentes. Os pensamentos que vêm à mente podem ser de muitos momentos especiais. Pergunte a si mesmo: “O que fez essa experiência tão especial para mim?” Nossa suposição é que era algo que você sabia que sempre aconteceria. É a base sob seus pés. Estas memórias de proximidade dão a cada família a sua identidade.

Minha esposa, que foi criada em uma fazenda, contou: “Nós sempre jantávamos juntos e orávamos em família. Meu pai contava-nos histórias de sua vida e todos contribuíamos para o sucesso da fazenda e eu adorava ver minha mãe e meu pai de mãos dadas à noite, olhando seus campos cultivados”.

Eu era um menino da cidade e lembro-me de coisas diferentes. Durante meus primeiros anos, jantávamos juntos todas as noites e era esperado que mostrássemos boas maneiras. Nas noites de inverno, meu pai acendia a lareira, abria um tipo de mesa para carteado e fazia algum trabalho. Mamãe costurava ou tricotava e meus irmãos e eu brincávamos. Outra tradição era frequentar a igreja juntos.

Alguns de vocês podem ter vindo de uma família que não tinha tradições. Para alguns, pode ser devido às interações caóticas em casa. Para outros, pode ser que tudo o que faziam era comer, dormir, trabalhar e ir à escola sem margem para quaisquer atividades. Mesmo nestas famílias há tradições – a tradição do caos familiar e a de unicamente trabalhar. Nem todas as tradições são positivas. Se isso é verdade no seu caso, você terá que ser um pioneiro em iniciar tradições positivas em sua própria família.

Sugestões a serem consideradas

Algumas tradições são de ocorrência diária, outras podem ser semanais ou anuais e algumas sazonais. Você já pode ter as suas próprias. Se assim for, isso é ótimo. A seguir algumas sugestões que você poderia considerar.

1. Jantar para os adultos da família

Como pais ou avós, convide outros membros da família para jantar e uma reunião após. Esse é um costume comum em muitas famílias, mas pode ter sido perdido em outras.

2. Dia do biscoito da vovó

Uma avó, quando os netos eram muito jovens, começou a ter um dia, próximo ao Natal, quando todos eles vinham para sua casa fazer biscoitos. Ela misturava os ingredientes com antecedência e dividia a massa em porções com o nome de cada neto. As crianças esticavam e moldavam sua massa, decoravam individualmente e assavam. Para ajudar as crianças a pensar nos outros, faziam bonitas embalagens com os biscoitos e visitavam alguns idosos ou viúvos, cantavam uma canção natalina ou duas, desejavam-lhes um Feliz Natal e davam os biscoitos. Naturalmente, havia biscoitos suficientes para presentear, comer e levar para casa. As crianças foram crescendo e mesmo adolescentes ainda participavam porque era divertido estar juntos.

Advertisement

3. Dia de Ação de Graças

No Brasil há um dia estabelecido no calendário como Dia de Ação de Graças. É a quarta quinta-feira do mês de novembro. Embora não seja nosso costume comemorar esse dia, talvez fosse interessante criar uma tradição nesse sentido, pois é uma data bonita e significativa onde agradecemos pelas bênçãos recebidas naquele ano. Nos Estados Unidos e Canadá é celebrado com jantar em família, reuniões e cultos religiosos e até desfiles. Evidentemente não temos que seguir os costumes norte-americanos. Podemos celebrar com um jantar em família seguido de uma reunião espiritual onde trocamos experiências e contamos as bênçãos recebidas naquele ano e agradecemos por elas.

4. Um tempo para jogar

Em encontros familiares, o que se faz após a refeição? Isso se torna um desafio por causa da grande variedade de idades e habilidades. Uma família decidiu que um bingo poderia envolver a todos. Os mais jovens poderiam ser ajudados pelos pais ou primos mais velhos. Antes do evento, cartelas numeradas foram preparadas e prêmios comprados de acordo com o número de pessoas presentes. Cada um foi embrulhado e colocado no centro da mesa para que todos pudessem ver, mas não tocar. Quando alguém fazia um bingo, podia escolher um presente ou pegar um já aberto e que a pessoa não quis, e então a pessoa podia escolher um novo presente. O importante era que cada um ganhasse algo de modo que regras foram ajustadas para certificarem-se de que isso aconteceria. Era divertido ver o que cada um acabou ganhando. Tornou-se uma tradição que todos gostavam.

5. Jantar de aniversário com mãe ou pai

Para construir uma forte ligação com os seus filhos, os pais de uma família decidiram que no dia do aniversário de cada criança a mãe levaria os meninos para jantar fora e o pai levaria as meninas. As crianças e os pais se vestiam com suas melhores roupas para que tudo fosse especial. Os meninos eram instruídos sobre como tratar a mãe, abrindo as portas, segurando a cadeira, pagando o jantar (com dinheiro dado pelo pai), e deixando a gorjeta. O pai abria as portas para a filha, segurava a cadeira e tratava-a como uma dama. A mãe ensinava a filha a ser gentil. Isto soa formal em alguns aspectos, mas forneceu oportunidade de ensinar as crianças como serem respeitosas e se divertirem. Essa atividade permitia um maior estreitamento entre os pais e filhos por terem um tempo apenas para os dois.

Você será capaz de encontrar suas próprias ideias. Não espere – comece agora a criar tradições em sua própria família. Isso será como uma cola que manterá sua família unida.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa Metzger do original Family traditions build strong families.

Toma un momento para compartir …

Gary and Joy Lundberg

Gary Lundberg is a licensed marriage and family therapist, Joy is a writer and lyricist. Together they present seminars and author books on relationships. Their website is garyjoylundberg.com, email