Torne a ‘friendzone’ um ponto de partida e não um ponto final

Yordy Giraldo

Quando falamos de amizade, normalmente enaltecemos a expressão. Para a maioria, ter amigos ou ser amigo é o melhor que lhes pode acontecer. Porém, há uma exceção à regra: a amizade que floresce dentro da friendzone, porque nos vemos como amigos, mas um dos dois (pelo menos) quer algo mais.

Paixão não correspondida é o que, precisamente, o termo significa. Embora o sentimento remonte a tempos mais remotos, a palavra friendzone teve origem na série de televisão norte-americana Friends, onde um de seus protagonistas, Ross, morria de amores por sua melhor amiga, Rachel.

Embora as histórias de sucesso de casais que começam como melhores amigos e terminam apaixonados não sejam estranhas para nós, a verdade é que isso requer um certo processo. Pois serem amigos e acabarem apaixonados não é a mesma coisa que estar apaixonado e se conformar em ser o ombro sobre o qual a pessoa amada chora as decepções amorosas vividas com outra pessoa.

Como fazer da friendzone um ponto de partida e não um ponto final?

Ter química

Se você não é o tipo dele ou dela, por favor, pare de sofrer. Os homens e as mulheres pouco podem fazer quando os hormônios assumem o controle.

Se houver atração, você tem boas chances, e isso pode acontecer de duas formas: de maneira natural ou despertando o interesse dele ou dela tanto em sua aparência física quanto naquilo que projeta para que essa pessoa veja você como um pretendente potencial.

Advertisement

Faça com que sinta sua falta

Independentemente de você ser homem ou mulher, deve ter cuidado com a atenção que dá, porque, como uma das minhas primas queridas sempre diz, “se você se fizer de açúcar, as formigas vão lhe atacar”.

É perfeito vocês se divertirem quando passam um tempo juntos; mas quando estiverem separados, não o(a) procure, deixe que sinta sua falta e valorize o que tem quando está com você.

Linguagem corporal

O contato visual e físico é essencial quando queremos ser notados pela outra pessoa. Obviamente, a forma como está indo a comunicação entre vocês é essencial. Se você apenas ouve, vai acabar sendo seu confidente; se os dois participam, significa que há pontos de concordância e o interesse é mútuo.

Faça-o ver que você também tem coração

Geralmente é perceptível quando uma pessoa está interessada, embora possa acontecer de a falta de coragem em expressar nossas intenções faça com que ignorem nossos sinais, seja por acharem que talvez estejam imaginando coisas ou porque simplesmente não estão dispostas a fazer esse trabalho por nós. Moral da história: se quer alguma coisa, peça!

Esqueça que são amigos

Se tudo estiver correndo de acordo com o planejado até agora, esqueça que são amigos e comece a conquistá-lo(a) como faria com qualquer outra pessoa.

Advertisement

Lembre-se, louco é aquele que sempre faz a mesma coisa esperando um resultado diferente. Aposte em tudo o que você plantou, tendo a confiança de que foi o suficiente para começar a colher os frutos.

Se não quiser ser visto apenas como amigo, pare de se comportar como tal. Mas quer você decida levar em conta essas recomendações ou insista em continuar agindo como até agora, há algo importante que não deve ser esquecido: você está agindo por sua própria conta e risco.

Não se ache no direito de ficar com raiva por não ter alcançado seu objetivo, tampouco jogue na cara as coisas que fez por ele ou ela. O amor é uma aposta que estamos sujeitos a perder.

Leia também: Como evoluir uma relação da amizade para o namoro

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Convierte el friendzone en punto de partida y no en punto final

Advertisement
Toma un momento para compartir ...