Tente um pouco mais ser um pouco melhor

Cada dia que se inicia traz com ele uma nova oportunidade de ser melhor, alçar caminho para a felicidade.


Renata Finholdt

Comparemos cada dia como a escalada de uma grande montanha. A cada dia que passa, temos o privilégio de escalar um pedacinho e chegar cada vez mais perto do topo. Nessa montanha, não há a menor graça em permanecer no mesmo local, paralisado, afinal, o topo é o local mais bonito, agradável e glorioso que existe, lá encontra-se a chamada “felicidade”. Permanecer no mesmo ponto por mais de 24 horas significa falta de crescimento, melhoria e uma grande estagnação.

Nossa vida é como uma grande montanha que precisa ser escalada. Aprender tudo aquilo que se possa aprender e continuar “subindo” faz parte da jornada. Subir a montanha da vida é aprender a ser um pouco melhor a cada dia, hoje mais do que ontem e amanhã ainda mais do que hoje, deixando para trás os erros e projetando nas características que precisam ser polidas nesse percurso.

Afinal, quem não quer ser um pouco mais feliz?

Porém, para isso, uma palavrinha chave é importante: determinação!

É comum ouvir relatos de alguns montanhistas dizendo que para se chegar ao topo em uma escalada, enfrenta-se com frequência abismos, nevascas, tempestades, mas com muita determinação e técnica eles conseguem alcançar o sucesso de sua jornada.

O conhecimento de nós mesmos, de nossas dificuldades e falhas é fundamental e o primeiro passo para começar essa escalada; essas dificuldades que nos atrapalham diariamente são os nossos abismos e tempestades. E justamente são elas que devem ser o foco de nosso preparo.

Conhecendo o que temos que melhorar fica mais fácil traçar o caminho rumo ao topo.

Advertisement

O Salvador Jesus Cristo ensinou certa vez:

“Darei aos filhos dos homens linha sobre linha, preceito sobre preceito, um pouco aqui e um pouco ali; e abençoados os que dão ouvidos aos meus preceitos e escutam os meus conselhos, porque obterão sabedoria(…).” (2Nefi 28:30).

Podemos usar desse mesmo modelo e buscar a cada dia melhorar um pouco de nós mesmos, com certeza não conseguiremos tudo de uma única vez, mas se tentarmos “linha sobre linha” alcançaremos nosso objetivo diariamente.

E há tantas coisas para melhorar: a maneira como tratamos os outros – amigos, familiares, desconhecidos – melhorar a forma como tratamos a nós mesmos, que cuidamos de nossa saúde, a forma como reagimos aos problemas cotidianos, a maneira como nos expressamos, enfim, basta se conhecer um pouco para estabelecer por onde começar essa escalada. Melhorar a cada dia um pouquinho rumo a felicidade maior, esse é o objetivo final.

Toma un momento para compartir …

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.