Surpresa para as crianças: 10 coisas necessárias para construir uma casa na árvore

Seu filho precisa de um novo presente? Faça uma casa na árvore para ele! Além de ser muito legal, é mais um lugar para desfrutarem juntos! Veja o que você precisa para construir de maneira bem simples.


Fernanda Ferraz

Quem, na fase de criança, pensou ou tentou fazer uma casinha na árvore para brincar? Bem, quando eu era criança gostava de inventar, montar e criar (permaneço assim até hoje) e numa dessas ocasiões, pensei em fazer minha própria casinha na árvore. Infelizmente, na época não tive meus pais para me ajudarem; mesmo assim, fui lá e fiz, bem incompleta, mas me dava uma sensação maravilhosa. Primeiro, porque ficava no alto; e segundo, porque eu e outras crianças criávamos aventuras mentais que envolviam a casinha.

Vou dar sugestões de materiais para montar a sua casinha na árvore junto com seu pai e, se possível, com sua mãe também; principalmente se a casa for mais sofisticada, para que toda a familia possa fazer junta e se divertir à beça.

Participação

.

Bem, primeiro quero falar sobre a importância dos pais em atividades como essa. Seus filhos, ainda que na pré-adolescência, podem se machucar ao usar uma ferramenta ou material de modo inadequado; por isso, é fundamental que você o apoie e o auxilie na construção, sempre visando a segurança.

Materiais

.

A escolha da árvore é super importante. Dê preferência a uma que esteja localizada em sua área residencial. Quanto mais larga a árvore, melhor. Observe se há cupins, pois eles comem a madeira, o que pode fragilizar a mesma e trazer riscos de não suportar o peso.

Madeira

.

Advertisement

Toda casa na árvore necessita de madeira e pregos para firmar o alicerce e construir as paredes. Use uma madeira de boa qualidade e bem espessa para fornecer mais segurança. Aproveite os galhos grossos da árvore para ter apoio e fixar as madeiras e pregos. Os pregos também, dependendo do tamanho da madeira, precisarão ser grandes.

Pintura

.

Você pode pintar com a cor que a criançada preferir ou, se tiver mais de uma criança pequena, pode deixar a casa bem colorida para trazer um astral alegre e divertido.

Para ficar mais confortável é legal se você puder colocar almofadas e cortinas, mas lembre-se de deixar algumas áreas abertas para a circulação do ar e ter maior visibilidade, como portas e janelas.

Objetos decorativos

.

Você pode usar uma infinidade de objetos para enfeitar a casinha; pode até fazer prateleiras para dispor enfeites decorativos ou brinquedos que as crianças gostam. Você também pode construir um mecanismo engenhoso para subir e descer coisas, dentro de um balde se não der para ser sofisticado. Faça uma boa amarração com uma corda resistente.

Escada

.

A escada é essencial para subir e descer da casa. Ela pode ser feita de madeira também. Pode ser fixada na própria árvore ou feita com corda (porém, este tipo é mais flexível e pode balançar).

Tela

.

Você deve colocar tela de proteção para evitar a entrada de insetos ou, ao menos, minimizar a entrada deles.

Advertisement

Portinhola no topo

.

Se você for do tipo de pai que gosta de olhar as estrelas, pode aproveitar e fazer uma portinhola móvel no topo, como uma janela, com a própria madeira e, caso chova, é só fechar. Com binóculos vocês podem apreciar a beleza da noite no céu juntos, podem contar histórias e se divertir muito.

Se ainda tiver muitas dúvidas e quiser um projeto, existe este site que disponibiliza tudo, inclusive o desenho da casa para ter melhor orientação.

Toma un momento para compartir …

Fernanda Ferraz

Graduada em RH, acredito que nossa vida têm verdadeiro propósito, sou SUD, sei que toda dor e aflição é uma fonte de virtude e força espiritual, que nos molda e purifica.