Sonhe grande, mas comece pequeno: como formar e manter bons hábitos

Um passo e você estará na estrada. Faça isso simplesmente para competir consigo mesmo e se tornar a melhor versão de si mesmo.

Emma E. Sánchez

Assim que termina o primeiro mês do novo ano, surge a pergunta mais temida: como estão indo suas resoluções de ano novo? Para a grande maioria, muitos dos propósitos feitos no dia primeiro de janeiro já caíram no esquecimento até o dia 31.

Por que é tão trabalhoso cumprir uma meta ou consolidar um bom hábito?

Ao analisar nossa vida, podemos identificar aquilo que gostaríamos de melhorar ou alcançar, e traçar sinceramente uma meta com todo o desejo de alcançá-la. Mas, quando menos esperamos, desviamo-nos do caminho! E voltamos ao ponto em que estávamos.

É quando então nos perguntamos: O que podemos fazer para finalmente alcançar nossos objetivos?

Primeiro, o que é mais importante: começar pelos hábitos

Não há nada de errado em sonhar grande. Na verdade, todos devemos fazê-lo, tendo grandes objetivos na vida! No entanto, devemos nos lembrar de que os grandes objetivos não são alcançados da noite para o dia, mas são resultados de bons hábitos.

B. J. Fogg, professor de Stanford, explica da seguinte forma:

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“Se você plantar a semente certa, no lugar certo, ela crescerá sem grande persuasão. Se você escolher bem o pequeno hábito e a sequência, não precisará se motivar para crescer. Isso acontecerá naturalmente, como uma boa semente plantada em um bom lugar.”

Primeiro é a semente certa, que representa o novo comportamento que você deseja desenvolver; então, o próximo passo é o lugar certo, e assim por diante. Pouco a pouco, e um passo de cada vez, pequeno mas constante, até que o hábito se torne parte da sua vida e do seu modo de ser.

Escolha um ou dois novos hábitos para mudar ou implementar em sua vida, e apenas se concentre em desenvolver esse hábito, um dia de cada vez. Dessa forma, grandes mudanças virão.

Segundo: concentre-se em melhorar sua vida, não em fazer uma mudança radical

Vou compartilhar minha experiência como exemplo: tentei muitas vezes perder peso, minha meta era perder 20 quilos. Eu começava muito bem, perdia os dez primeiros, e depois acabava recuperando o peso perdido. Às vezes eu até ganhava mais peso do que tinha inicialmente.

Em seguida, eu ficava frustrada e me recriminava por não ter sido forte o bastante para alcançar meu objetivo, e acabava me sentindo pior. Então mudei, sem perceber minha estratégia: comecei a beber mais água todos os dias, depois abandonei a farinha, quando parei com o açúcar já não era mais complicado, e em alguns meses eu já estava caminhando e correndo. Em um ano, consegui perder pouco mais de 25 quilos.

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Toda meta que estabelecemos deve ter as seguintes características:

M  –  deve ser MENSURÁVEL

E  –  ESPECÍFICA

T  – deve ter um TEMPO de duração

A – deve ser ALCANÇÁVEL

Quando pensar em estabelecer uma meta, lembre-se de que ela dever ter essas características, pois muitas vezes temos a melhor das intenções, mas estabelecemos coisas impossíveis ou por períodos de tempo muito curtos para ver resultados, ou longos demais para manter o ânimo.

Um pequeno passo cada dia pode, de fato, mudar toda uma vida

O que você deseja alcançar? Pense com calma e cuidado

Concluir uma carreira? Correr uma maratona? Juntar dinheiro? Fazer uma grande viagem? Casar? Neste momento, não pense nas vezes que você tentou, mas acabou falhando. Deixe isso para lá.

Sente-se por um momento e desmembre seu sonho em pequenas metas; depois, pense em quais hábitos são necessários desenvolver para que toda a engrenagem comece a funcionar. Em seguida, escreva-os em sua agenda ou calendário e vá marcando cada dia que você consegue alcançá-los. Em breve serão semanas e meses, até que você veja o grande caminho que percorreu e o quanto alcançou.

Consegue ver por que é importante que suas metas sejam específicas?  Isso ajuda você a se concentrar em coisas pequenas e muito específicas, nas quais você pode colocar toda a sua energia e esforço, evitando cair na frustração e no desencanto.

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Relatar a alguém poderá ajudar

Como assim? Muito simples: relate a alguém as sua meta e seu progresso diário. Quem? Alguém da sua extrema confiança, quem você tem certeza de que irá apoiá-lo nos bons e nos maus momentos. Algumas pessoas escolhem o cônjuge, um filho ou, por que não, nas orações de final do dia, compartilhar com Deus seus sentimentos e impressões sobre o que você se propôs e seus desafios.

Saber que, ao final de cada dia, vamos relatar a alguém o que fizemos durante o dia, representa um compromisso que nos lembra que devemos nos esforçar para apresentar um bom relatório.

Acompanhe seu progresso

Sua agenda pode ser um boa ferramenta para manter seu registro de progresso. Eu coloco uma pequena marca nos dias em que cuidei da minha alimentação. Isso me motiva, porque posso contá-los todo mês e ver que houve mais dias bons do que aqueles que eu não cuidei. Use as redes sociais a seu favor, publique uma foto ou frase que o ajude a se motivar ou a se lembrar de sua meta.

Alguns aplicativos como, por exemplo, de exercícios, nutrição, leitura ou mesmo de serviços bancários, enviarão alertas ou lembretes; também há alguns que ajudarão você a manter registros e monitorar seu progresso.

Os bons hábitos diários são mais fáceis de serem alcançados e são a maneira certa de galgar seus maiores sonhos. Se for de um dia para o outro, fica mais fácil recuperar quando falhar. A cada novo dia você tem uma nova oportunidade para alcançá-lo.

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Dê o primeiro passo e verá que os próximos serão mais fáceis

Hoje é um bom dia para começar a se tornar a pessoa que você deseja ser. Faça aquela mudança tão necessária, não apenas para perder peso, conquistar alguém ou ganhar dinheiro. Faça isso simplesmente para competir consigo mesmo e se tornar a melhor versão de si.

Você verá que, em breve, estará sendo uma inspiração e incentivo para que outras pessoas iniciem seu próprio aperfeiçoamento pessoal.

Desejo o melhor a você! Um passo de cada vez, sempre.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Sueña en grande, pero empieza pequeño: cómo formar y mantener buenos hábitos

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Emma E. Sánchez

Casada y madre de tres hijas. Interesada en el fortalecimiento y formación de la mujer, la familia y el hogar.