Sociedade e família: Um relacionamento saudável deve ser prioridade perante as pressões externas

Dependemos das relações sociais, mas o alicerce de um relacionameto saudável deve ser o amor.


Jacira Silva dos Santos Araujo

Viver em uma sociedade significa conviver muitas vezes com os ditames que ela produz, é comum notarmos o quanto a sociedade nos induz a sermos o modelo que ela acredita ser melhor, por exemplo, um profissional de sucesso é aquele que alcançou seu maior grau de formação acadêmica, experiência profissional e até mesmo aquele que possui um modelo de família perfeita.

Às vezes essas pressões podem criar uma falsa ilusão do que é ter um relacionamento saudável. Cada casal precisa identificar o que a sociedade os conduz a fazer e que pode prejudicar sua relação.

O relacionamento é construído por um conjunto de bagagens vivido pelo casal e junto com essa bagagem vêm todas as experiências e tradições de ambas as famílias que certamente os influenciam.

Para ter um relacionamento saudável precisamos encontrar soluções para não ceder a esses ditames sociais porque ao ceder não estamos livres das consequências. Talvez não sejamos um casal com uma sintonia tão perfeita como no filme “Senhor e Senhora Smith” ou como o casal da saga “Crepúsculo”, Edward e Bella, entretanto um relacionamento saudável requer entender o que realmente importa para o casal.

“A vida não pode existir em sociedade senão através de concessões recíprocas.” (Samuel Johnson)

Viver em sociedade é preciso, visto que é através dela que criamos círculos de amizade e troca de experiências. Como todas as coisas que acontecem em nossa vida, precisamos extrair dela as coisas boas que nos proporciona, por isso, um relacionamento saudável precisa ser prevenido e protegido de todas as pressões que podem ocorrer.

Uma parceria perfeita vai exigir esforço, para isso é importante que tudo que envolva a relação seja decidida entre o casal. A nossa vida é feita de escolhas diárias, não é diferente no relacionamento, muitas vezes teremos que decidir o que deixaremos fazer parte da relação e o que teremos que cortar ou praticamente abolir para que não seja uma fonte de desentendimento, é basicamente uma troca de experiências, uma concessão recíproca para o bem-estar de todos.

Advertisement

Viver em sociedade significa viver de uma forma previdente, planejada e segura, é saber conviver com o outro, com regras, leis e deveres que contribuem para uma convivência melhor, mas nem sempre tudo que essa sociedade produz renderá bons frutos.

_“Nenhum de nós pode controlar as intenções ou o comportamento dos outros. Contudo, nós é que determinamos a maneira como agiremos.”_

strong,(David A. Bednar)

Um relacionamento saudável, livre das pressões da sociedade, pode parecer difícil de existir, mas é uma questão de prioridade ter uma relação de cumplicidade, respeito, carinho e amor. Independente do quanto seremos pressionados e cobrados, vale a pena. Talvez não seja a recompensa do mundo, porém as melhores e gratificantes virão de um sorriso sincero e feliz do companheiro.

Ao decidirmos agir de acordo com nossos princípios de relação saudável, poderemos servir de exemplo para outras pessoas mostrando que é possível, não importando o quanto seremos taxados como caretas ou até mesmo como fora do perfil desejado. Seja firme em seus princípios e com certeza isso será motivo de exemplo para outros relacionamentos que estejam sendo prejudicados por essa pressão social.

Para uma relação saudável

O importante é o amor

A sociedade tem coisas passageiras

Mas que não nos consola no momento de dor

O casal bem preparado

Saberá como lidar com a vida

Advertisement

As pressões podem ser muitas

Mas muito mais serão as experiências adquiridas na vida

Não deixe que a relação seja desacreditada

Ponha fé e confiança

Que grandes bênçãos serão alcançadas

Jacira Silva dos Santos

Toma un momento para compartir …

Jacira Silva dos Santos Araujo

Jacira Silva dos Santos Araujo é casada, formada em letras pela Faculdades de Guarulhos. Seus passatempos favoritos são: ir ao teatro, ler bons livros, assistir bons filmes e principalmente estar ao lado de seu marido e parentes.