Sinais de que seu casamento vai mal e o que fazer para salvá-lo

Veja dicas de como perceber se seu relacionamento conjugal não vai bem e o que fazer para salvar o que lhe é mais precioso.

Fernanda Ferraz

Realmente é muito ruim e difícil quando o casamento vai mal, muitas explicações podem ser dadas, às vezes o amor esfriou com a rotina e o desgaste das brigas; talvez há um envolvimento com outra pessoa; em alguns casos a crise financeira tem abalado o casamento. Veremos como perceber se seu relacionamento vai mal e o que fazer para reverter essa situação.

Sinais

As brigas aumentam

e tornam-se constantes.

Falta de comunicação

. Perceba se há falta de comunicação, se seu cônjuge não tem mais aquelas longas conversas com você, se não se interessa pelo que você tem feito no trabalho ou em casa, se não comenta sobre os assuntos familiares ou do trabalho, se não demonstra animação ao falar de sonhos em conjunto, projetos, passeios, entre outros.

Não há mais elogios

. Apesar de você se arrumar e produzir, o outro não elogia a maquiagem, a roupa, o perfume, o quanto você está mais bonita.

Quase nenhum contato

. Num casamento, o namoro tem que estar em dia, marido e mulher precisam ficar juntinhos, apreciar boas melodias, sentir o carinho e o contato do outro, isto é muito importante. Se isso já não existe há algum tempo, demonstra ser um grande sinal negativo, a falta de interesse sexual. Ou quando você vai dar carinho, um beijo, um abraço, o outro se distancia, diz que está com dor de cabeça ou até pode ser grosseiro por causa da demonstração afetuosa.

Advertisement

O riso desaparece

. Não há mais o eco de risos pela casa, você não vê mais o outro brincando ou mexendo com você, as coisas se tornaram mais sérias e o ambiente mais pesado.

As doces palavras somem

. Não são ditas palavras carinhosas, como amor, amo você, você é importante para mim, senti saudade.

Não há clima para romance

. Não há mais interesse para saídas, passeios em casal para jantar fora, andar de mãos dadas…

Sempre escapa

. O cônjuge sempre some ou tem que ir para casa do irmão ou da irmã para fazer algo. A sua presença não é mais notada dentro do lar, sempre busca motivos para estar fora.

Muda a rotina

. Sua rotina familiar muda, as prioridades também, ausenta-se muito, não ajuda nas necessidades de casa, não se envolve mais tanto com os filhos e não compartilha as preocupações como antes.

Advertisement

Inventa desculpas

. Inventa desculpas para não estar junto da família, não quer muito contato, ou quando está em casa, aparenta desgosto ou irritabilidade.

Aqui e distante

. Quando está junto da família, o cônjuge fica distante, os pensamentos parecem levá-lo a outro lugar, não faz parte das conversas e atividades com os demais familiares como sogros, cunhados…

O que fazer para salvar seu casamento?

Após observar e ter certeza de que houve mudanças drásticas no relacionamento, sente para conversar. Essa conversa deve ser pacífica e harmoniosa.Informe a seu cônjuge que tem notado ele distante e que quer saber o motivo, se há algo que você pode fazer para ajudá-lo.

Demonstre amor

, independente da reação ou recepção de seu cônjuge, diga a ele o quanto é especial para você, o quanto a família é importante, o quanto os filhos sentem falta de sua presença.

Seja carinhosa,

mesmo que o outro não demonstre carinho. Você deve dar o exemplo e demonstrar carinho, faça refeições criativas, bole um jantar romântico, se produza sem ocasião específica.

Advertisement

Peça a seus filhos para fazerem cartas para o pai, dizendo o quanto vê-los juntos é importante e o quanto amam os dois (papai e mamãe).

Crie junto com seus filhos teatros sob temas familiares, que demonstrem mais amor e união.

Se sentir dificuldades para expor seus sentimentos, escreva uma carta e enfeite.

Presenteie mais

, dê flores, bombons, coisas de que o outro goste e diga que trouxe porque lembrou-se dele.

Faça questão de comemorar juntos as datas

aniversário de casamento, aniversário de nascimento, aniversário dos filhos ou alguma data especial.

Advertisement

Procure terapia conjugal

.

Busque ajuda religiosa

Por fim, o que posso dizer é que não desista de seu amor! Não desista, tenha paciência e lute, pode até não ser fácil, mas a família é muito sagrada e merece todo o esforço!

Toma un momento para compartir ...

Fernanda Ferraz

Graduada em RH, acredito que nossa vida têm verdadeiro propósito, sou SUD, sei que toda dor e aflição é uma fonte de virtude e força espiritual, que nos molda e purifica.