Seus filhos e a sociedade do futuro

Seu filho não entende a magnitude da responsabilidade que, como indivíduo e cidadão, carregará nos ombros quando crescer. Você sabe como prepará-lo para o mundo em que ele viverá? Continue lendo.

Elitania Teresa Ruvalcaba Blancas

Estou convencida de que você, como boa mãe, tenta criar seus filhos com os mais rígidos padrões de conduta e educação. Tenho certeza de que você está sempre preocupada em fazer com que seu filho, quando crescer, se torne um exemplo em sua própria família. Ao educar seus filhos, você insiste que eles sigam as leis e normas que regem a sociedade.

Imagino que, mesmo que seu filho já seja adolescente, ele tenha dificuldade em entender a magnitude da responsabilidade que, como indivíduo e cidadão, carrega nos ombros. Ele pode não entender que a sociedade do futuro será construída por ele, mas a verdade é que será.

Para viver em sociedade, é preciso adaptar-se continuamente a situações marcadas pelo momento, pelo lugar, pela pessoa e pelo papel que deve representar. Bem, é preciso se adaptar ao que a sociedade espera de você e dos seus: que não corra nem grite na igreja, mas se comporte com seriedade; no parque pode subir, descer, pendurar-se nas árvores, chafurdar na lama e gritar a plenos pulmões; quando chegar na casa do vovô, cumprimente todo mundo, mesmo pessoas que não conhece; que nunca se esqueça do “não converse com estranhos na rua”.

A verdade é que, para preparar seus filhos para a sociedade do futuro, há três princípios que você deve dar a eles desde a infância:

1. Tolerância

É preciso ser tolerante com todas as pessoas, independentemente de suas crenças, culturas, costumes ou ideologias. Ensinar-lhes aceitação e respeito por todas as pessoas é prioridade. 

Advertisement

A diversidade das pessoas e seus mundos sociais não deve ser um impedimento para uma convivência saudável. Mostre a seus filhos que, embora o modo de pensar, crenças ou cultura dessas pessoas sejam muito diferentes das dele, aprender com elas pode ser enriquecedor para sua vida. Nunca dê margem ao racismo e à intolerância.

2. Honrar, apoiar e defender a lei

As leis foram feitas para garantir a boa convivência em sociedade. Existe um ditado que diz que “onde quer que você vá, faça o que você vê”. 

Uma característica importante de cada sociedade é, ao longo da história, terem redigido leis e regras a serem seguidas. Elas permitem acordos, práticas e costumes, regularam atitudes e comportamentos. Sendo assim, faça com que seus filhos entendam que ninguém está acima da lei. Portanto, é preciso simplesmente cumpri-las e se adaptar às diferentes leis e regras quando tiverem a oportunidade de viajar para outros lugares.

3. Responsabilidade

Todos nós temos direitos e obrigações. Ensine a seus filhos, desde cedo, que toda ação sempre tem consequências. Diga a eles que o bom comportamento gera bons resultados, mas o mau comportamento faz as coisas darem errado. Faça-os entender que, se eles se comportarem bem, terão benefícios, mas se comportarem mal, ficarão de castigo. Isso se traduz em “o cumprimento das obrigações é uma prerrogativa para exercer seus direitos”. 

Quando você explica isso aos seus pequenos em uma linguagem de fácil compreensão para eles, eles acabam compreendendo perfeitamente que, para conseguirem algo, algo deve ser feito em troca.

Advertisement

Com isso, as crianças entenderão que os valores, costumes e comportamento ensinados em casa têm um propósito: formar bons cidadãos. E também para que, quando tiverem se desenvolvido até a vida adulta, tenham uma boa base para se encaixarem na sociedade.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Tus Hijos y la sociedad del futuro

Toma un momento para compartir ...