Ser mãe de menino é ter um príncipe encantado para a vida toda

Quando meu filho nasceu, jamais imaginei que fosse me apaixonar tanto. Acredito que esse sentimento vai me acompanhar por toda vida.

Fernanda Gonzales Casafús

Quando vi seus olhos, fiquei envolvida. Seu olhar escuro e profundo me capturou para nunca mais me soltar. Quando meu filho nasceu, jamais imaginei que fosse me apaixonar tanto. Acredito que esse sentimento vai me acompanhar por toda vida.

O vínculo entre a mãe e seu filho é indiscutível. Há um laço muito forte que nos une a eles e, ainda que não queiramos admitir, para acontecer basta apenas um olhar. Se você é mãe de menino, vai entender o que eu digo, pois nada se compara a ter um príncipe encantado para a vida toda.

Filho, ouça-me

O universo masculino é novo para mim. Até o momento de você nascer, minha vida girava em torno das bonecas de sua irmã espalhadas pelo chão e das tardes divertidas pintando as unhas, juntas.

Você veio para nos mostrar esse misto de rispidez com bondade pelo qual fui completamente tomada. Sua avó, para quem você é o primeiro rapazinho da família, não se cansa de admirar suas façanhas, e seu coração explode quando você envolve o pescoço dela com seus braços pequenos.

Ouça-me, filho. Vou cuidar de você e guiá-lo, mas também lhe darei asas para voar para que você sonhe grande como um homem de bem. Tenho certeza de que você será sempre o companheiro da mamãe, ainda assim, seu nobre coração encontrará aquela garota que o fará feliz, para quem você será o Rei.

Advertisement

Mas, para mim, você sempre será meu príncipe encantado, pois ali estarei, presente em sua vida para o que precisar, também para lhe mostrar o caminho rumo ao respeito e tornar-se, assim, uma pessoa saudável e feliz.

Você não é o meu filho favorito

Não, você não é, nem tenho a intenção de fazer parecer que seja. Sim, você é único e especial. Sua irmã é minha fiel companheira e, com ela, perpetuo o meu mundo de menina entre brilhos e joguinhos de chá. E você me faz sentir poderosa, pois a missão que tenho de criar um homem é muito grande.

Por esta razão, como homem, quero que você compreenda o universo feminino; e que o aprecie e o respeite. Sua irmã e eu trataremos de fazer com que isso aconteça. Pois um homem que ama e respeita uma mulher é um homem leal e de grande coração.

Você não é o meu filho favorito, embora eu tenha de admitir que fico derretida com suas loucuras. Quando sobe em meus ombros, desarruma o meu cabelo ou me faz brincar de polícia e ladrão, eu me pego brincando a todo vapor, como nunca fizera na infância.

Vejo em você o homem por quem me apaixonei

Quando olho para você, vejo o seu pai. Embora as pessoas digam que você e eu, fisicamente, somos “cara de um, focinho do outro”. Vejo em você todos os atributos do homem pelo qual me apaixonei, seu pai, e por isso eu o admiro e sinto orgulho por você ter essa personalidade forte e segura.

Advertisement

Eu te amo e respeito sua essência masculina. Fico feliz por saber que, junto com sua irmã, tenho o casal de filhos mais precioso que a vida poderia me dar. Seus afagos, abraços e palavras de amor me elevam. Só espero que eles nunca diminuam, pois alimentam meu ser.

O primeiro vínculo

Quando um bebê nasce, o primeiro vínculo será com a mãe. O Psicólogo Stephen Poulter, autor de “O Fator mãe: Como o legado emocional de sua mãe afeta sua vida“, explica que a mãe proporciona a primeira experiência de amor, mas dependendo de como se dá esse vínculo, pode nos tornar pessoas mais ansiosas, carentes, irritadas ou deprimidas.

Portanto, o elo entre a mãe e seu filho acontece desde a concepção. Logo que sabe que vai ser mãe de menino, você se prepara mentalmente para isso e fantasia sobre diversas situações.

Para o menino, a figura materna mostrará o modelo do feminino, por isso é tão importante que o vínculo seja emocionalmente saudável. Quanto mais próxima a relação da mãe com o filho, maior a probabilidade de a criança ser um adulto bem-sucedido, de acordo com os especialistas.

Se você é mãe de um príncipe encantado, há algo que não deve esquecer: ser mãe de menino é um desafio. Eu sempre digo que, como mulheres, temos o dever de educar nossos filhos para que respeitem e compreendam o universo feminino. No entanto, é nossa missão ainda maior ensiná-los sobre igualdade.

Advertisement

Por isso, se você é a mãe de um príncipe encantado, crie-o para que se torne um adulto autônomo e independente, para que amanhã ele encontre uma parceira e não alguém que resolva tudo para ele.

– Mostre-lhe que não há nada de errado em chorar, que tanto homens como mulheres podem fazê-lo

– Ensine-o a respeitar, admirar e ter orgulho das mulheres de sua família

– Fale de amor para ele, e que não há nada para se envergonhar

– Ensine-o a se defender, mas não a incentivar brigas ou violência

Advertisement

– Explique-lhe sobre o esforço das mulheres, para valorizar ainda mais o universo feminino

-Nunca deixe de encorajá-lo com palavras de amor

– Peça-lhe para ajudar nas tarefas da casa

– Não lhe dê tudo na mão, ainda que você goste de servir, pois isso afetará negativamente o seu futuro

– Não o compare com a irmã nem permita que ele faça coisas que você não a deixa fazer

Advertisement

– Diga-lhe sempre o quanto você o ama

Ser mãe de menino sempre nos trará satisfação, surpresas e bons momentos. Como mulher, ensine valores a seu filho, faça a sua parte em prol de uma sociedade mais justa e igualitária. O poder está em você!

 Traduzido e adaptado por Erika Strassburger do original Ser madre de un varón es tener un príncipe azul para toda la vida

Toma un momento para compartir ...

Fernanda Gonzales Casafús

Fernanda Gonzalez Casafús é argentina, mãe e formada em jornalismo. Ama os animais, daçar, ler e a vida em família. Escrever sobre a família e a maternidade se tornou sua paixão.