Ser feliz ou não é sua decisão e depende destes 7 passos

Ser feliz depende inteiramente de você. O que você está esperando para se lançar nessa aventura? Com estas dicas você vai conseguir.

Erika Otero Romero

Não podemos pretender viver num estado perpétuo de felicidade; além disso, acabaríamos por não sermos capazes de apreciá-la. A lógica da natureza é que tudo tenha seus opostos, isso é algo que nos ensinam desde pequenos na escola, e a felicidade não é um caso à parte.

À medida que os seres humanos envelhecem, as coisas que antes os satisfaziam já não os satisfazem. Se a isso acrescentarmos o fato de que somos bombardeados diariamente por técnicas de marketing tentando nos vender felicidade em forma de artigos de alta tecnologia, pois o natural é que estejamos constantemente desvirtuando-a, dando-lhe um significado equivocado ao que deveria ser.

A realidade é que todos encontramos felicidade de maneiras diferentes. Enquanto eu encontro prazer e satisfação em estar com minha família, outras pessoas encontram plenitude em viajar, em seus trabalhos; porém, isso não é felicidade, é satisfação.

O que é felicidade?

A resposta é diferente para cada um de nós. A única coisa clara sobre isso é que, se você focar seu conceito de felicidade no exterior, e não em seu interior, então não é felicidade.

A razão é que ser feliz é um estado que vem de dentro de cada ser humano. É simples, se você focar sua capacidade de ser feliz na admiração que sente por um cantor de moda, ou por conseguir graduar-se com honras, essas duas coisas estão sujeitas a eventos externos que estão fora de seu controle. Portanto, vão ser alterados a qualquer momento. E é um fato que essas mudanças como, por exemplo, o casamento da pessoa que você é fã, vão mudar a maneira como você se sente.

Advertisement

Por outro lado, se você focar a felicidade em eventos e situações sobre as quais pode ter certo grau de controle, haverá menos incerteza externa, e você terá muito mais chances de ser feliz.

O que posso fazer para ser feliz?

Muitas coisas. E o melhor é que todas estão ao alcance de suas mãos.

1 Autoconhecimento

Nada mais satisfatório do que ter uma boa relação consigo mesmo. Você sabe que é feliz em ser quem é quando sente prazer na própria companhia.

Para conseguir isso, esforce-se por mudar os aspectos com os quais não se sente satisfeito e que o fazem sofrer. Um exemplo disso pode ser o orgulho; torne-se uma pessoa humilde.

O que você deve ter sempre em mente é mudar porque quer, para o benefício próprio, não para agradar outra pessoa.

Advertisement

2 Cuidado com suas emoções

Não é ruim sentir dor ou tristeza; aliás, é muito saudável expressá-las, mas da maneira adequada. Quando se dá rédea solta à tristeza e à dor, corre-se o risco de se mergulhar numa profunda depressão.

Chore se tiver que chorar, queixe-se se tiver que fazê-lo, mas não “perca o controle”. Fale com alguém sobre como se sente e isto o ajudará a se sentir melhor.

3 Procure ter uma vida satisfatória

Não finja para agradar a terceiros, procure apenas agradar-se, mas sempre cuidando que o que quer que faça não prejudique aos demais.

Se você não gosta do seu trabalho, procure uma maneira de trocá-lo por um que certamente lhe faça sentir mais satisfeito. Se você gosta de ficar sozinho, então que ninguém o force a encontrar um parceiro. E só procure um se você quiser.

Ame-se, procure alcançar os seus objetivos, perdoe seus erros e perdoe aos outros. Faça o que sentir que lhe faz completo e estará um passo mais perto de ser feliz.

Advertisement

4 Pense de modo positivo

Fazer mudanças não é fácil, mas também não é impossível. Queixamo-nos e lamentamos por tudo o que nos enche de medo e ansiedade, e isso faz com que olhemos apenas para as coisas que nos prejudicam.

Se, em vez disso, você optar por ser grato pelo que tem, por ver o lado bom das situações que o rodeiam, verá uma mudança em si mesmo que não imagina.

Posso dizer isso com segurança, porque coloquei-o em prática e a minha vida melhorou muito. Agora é muito mais fácil ver as coisas boas do dia a dia, a ansiedade pelas coisas por vir já não me afoga como antes e, de verdade,  contento-me com coisas que antes me eram insignificantes.

5 Cerque-se de pessoas felizes

A única coisa que pode de fato lhe trazer amigos que sejam positivos e que sempre tenham algo bom para compartilhar, é você mesmo se encher de energia positiva.

Claro que as pessoas nem sempre terão um dia cheio de boas vibrações, mas o certo é que, nesse momento, poderá retribuir com seus bons conselhos, ajuda e boa companhia a quem precisar.

Advertisement

6 Sirva ao próximo

“Quem não vive para servir, não serve para viver”. Quando ajudamos os outros, tornamo-nos pessoa úteis ao mundo, mas isto deve ser feito de forma desinteressada, sem buscar nada em troca.

O simples fato de ajudar alguém, em qualquer coisa que necessite, lhe trará um senso de satisfação que o fará sentir feliz, simplesmente por ser quem é.

Se pretende ajudar as pessoas procurando algum tipo de retribuição, saiba que não há sentido algum em fazer isso,  pois está apenas enganando a si mesmo.

7 Cuide de seus próprios assuntos

Nada é mais terrível para um ser humano do que se preocupar com os problemas e assuntos dos outros. Isto não só o sobrecarrega com coisas que não fazem parte da sua vida, como também não faz sentido fazê-lo porque não são da sua competência.

Muitas das provações e dificuldades que temos na vida, são o resultado das decisões que tomamos. É por isso que muitos “treinadores de vida” ensinam que quando se procura aliviar os fardos alheios, o que se faz é desvalorizar a aprendizagem dessa pessoa.

Advertisement

Como pode ver, a felicidade é uma situação pessoal e intrínseca. Depende de si mesmo, do que busca, dos que quer, sonha e deseja, mas também de toda sua vontade de alcançar isso.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Ser feliz o no serlo, es tu decisión, y depende de estos 7 pasos

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.