Sentir orgulho de seus filhos, isso é ter sucesso na vida

O mundo necessita hoje, mais que nunca, de pais amorosos e responsáveis. O que você está fazendo para sentir orgulho de seu filho?

Erika Otero Romero

  “...mas quando mamãe dançava flamengo, alegrava nosso dia  
 Ela deixou de atuar para cuidar de nós quatro 
 E nos transformamos em sua peça de teatro 
 Ela abraçou nossos sonhos 
 E sua vida se resumiu às nossas conquistas e derrotas”  
 Trecho da canção René (Residente)  

Faz poucos dias, vi um vídeo que certamente me fez chorar. Recordei partes da minha vida que acreditei estarem ocupando o mais fundo rincão de minhas memórias.

O vídeo mostra filhos jovens indo ao local de trabalho de seus pais vestidos com suas becas de graduação. Eles, jovens, cheios de felicidade e com a vida toda pela frente, entregando aos pais orgulhos o fruto do esforço de ambas as partes. Uns em postos de trabalho nas ruas, outros, em trabalho urbano, todos homens e mulheres que sabem o quão dura a vida é, mas sem se importar em que ou como sacrificam suas vidas diariamente para que seus filhos tenham aquilo que eles não tiveram.

Quer se trate de um trabalho de sol a sol ou no interior de escritório, qualquer trabalho que se faça em prol de dar aos filhos o melhor é um sacrifício. A questão é que, muitas vezes, os filhos não têm consciência do que pai e mãe fazem para dar-lhes o que necessitam. Muitas vezes, só nos conscientizamos desses sacrifícios quando nos tornamos pais e mães.

Você é o que faz por seus filhos?

Sim e não. A chegada dos filhos à vida outorga um caráter que antes os pais não tinham. Alguns dizem que os filhos são os responsáveis por dar-lhes uma razão para sua existência. Em parte, isso está certo, ainda assim, antes de seus filhos, você tinha metas e sonhos. O que mudou é que eles chegaram para redirecionar seu propósito de vida.

Uma pessoa pode ter sucesso na vida, ou não ter, tendo filhos ou não. O sucesso de cada ser humano depende mais da vontade que das condições de sua existência. Além disso, a chegada de um filho pode ser (para muitos) o impulso necessário para se esforçar mais que antes.

Advertisement

Claro que ter filhos é uma determinante de responsabilidade. Para muitas mulheres e homens, ter filhos não significa uma mudança de vida e, lamentavelmente, muitas vezes o que fazem é transferir a responsabilidade por seus filhos a terceiros.

Enfim, um filho pode significar ou não uma grande mudança na vida de um ser humano. O que é certo é que para uma pessoa que deseja progredir, um filho pode ser uma fonte de motivação para alcançar êxito.

Os filhos como materialização de sonhos

Seus filhos podem realizar seus sonhos de sucesso de mil maneiras, mas você deve ter muito cuidado com isso. Forçar seus filhos a realizar os seus sonhos e, assim, sentir-se realizado através deles não é o mesmo que se sentir feliz por ver seus filhos tendo sucesso alcançando seus próprios objetivos.

É natural que, por ser seu progenitor, deseje o melhor para eles. O que não é correto é querer dirigir cada passo que eles deem na vida. Seu dever como pai ou mãe é dar-lhes ferramentas para que descubram o que querem fazer com suas vidas. Quando você respeita seus desejos, seus filhos encontrarão mais facilmente a missão para a qual nasceram.

Certamente, você se sentirá feliz ao ver seus filhos alcançarem metas e triunfar na vida, muito mais que se os forçasse a seguir aquilo que você acredita ser o melhor para eles.

Advertisement

A boa educação como base para tornar os sonhos realidade

A melhor forma dos pais embasarem um excelente futuro para seus filhos é educando-os em amor, princípios e valores.

É uma frase bem conhecida, mas cem por cento verdadeira: “as crianças são esponjas que absorvem todo tipo de conhecimento”. Eles vão seguir o exemplo que lhes derem. Você é amável com alguém que esteja em necessidade? O resultado é que seu filho será um ser humano amável. Você é grosseiro e petulante? Seus filhos serão um perigo para a sociedade.

Não é necessária uma grande quantidade de dinheiro no banco ou uma profissão de sucesso para sentir-se orgulhoso de seu filho. Às vezes basta perceber que você criou um excelente ser humano para se sentir realizado como pai ou mãe.

É muito bom que seus filhos tenham uma carreira de sucesso, mas é muito mais valioso que sejam amáveis, humildes, prontos para servir, honestos e leais. Se uma profissão não está de mãos dadas com bons valores, seus filhos nada ganham em ser milionários cínicos e desonestos. Ao final, só encontrarão solidão e amargura.

As boas pessoas nem sempre têm tudo fácil, mas são mais felizes

O mundo sempre foi um lugar difícil. A vida em si mesma está repleta de provas, umas mais complicadas que outras. Mas, quando uma pessoa é um bom ser humano, a vida é muito mais fácil de se enfrentar. A razão é que a boa pessoa saberá assumir seus desafios com humildade, terá possivelmente a ajuda de outros seres humanos bons e muitas caminhos se abrirão à sua frente porque é resiliente, positiva e proativa.

Advertisement

Quando uma pessoa tem uma boa atitude diante da vida, os desafios diários são fáceis de compreender e de enfrentar. Mas, por trás de todo adulto humilde e com boa atitude, há um pai e uma mãe que deram o melhor para criá-lo.

É de vital importância que os pais não se esqueçam de dar a seus filhos uma criação forte em valores como em oportunidades de aprendizagem. Quando fazem ambas as coisas, garantem que serão adultos poderosos, mas bons. Com essas ferramentas, saberão usar esse poder para construir e ajudar, ao invés de usá-lo para prejudicar e abusar dos que estão sujeitos a ele.

Só me resta dizer que o mundo precisa hoje, mais que nunca, de pais amorosos e responsáveis. Vocês devem estar dispostos a criar filhos, dando bom exemplo, educação integral; mas, acima de tudo, uma educação rica em valores e princípios que, em longo prazo, faça com que se sintam orgulhosos dos filhos que criaram.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Sentir orgullo por tus hijos, eso es tener éxito em la vida

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.