Sem farinha: 2 pãezinhos que ajudam a perder peso, fáceis e muito deliciosos, que você vai querer fazer sempre

Reduzir as farinhas não é impossível e pode trazer múltiplos benefícios ao seu organismo.

Fernanda Gonzales Casafús

Faz um tempo, comecei o caminho da alimentação saudável. Isso me trouxe tantos benefícios à saúde, que hoje quero compartilhar com você uma receita que me parece mais fácil e cujo resultado é simplesmente surpreendente. E o melhor, não se utiliza farinha de trigo, o que a torna ideal para aquelas pessoas que buscam reduzir o consumo de carboidratos.

Primeiramente, é necessário mencionar que antes de começar qualquer mudança na alimentação, é preciso consultar seu médico. Nenhuma dieta é milagrosa, e não existem segredos. Se queremos baixar o peso e cuidar de nossa saúde, só devemos reduzir o consumo de comida processada e escolher alimentos que nutram nosso organismo.

O boom da moda: comer sem farinhas

Nas últimas décadas, tem-se satanizado as farinhas e os produtos derivados dela.  E embora os carboidratos sejam necessários ao organismo, há uma grande confusão em torno deles, e muita gente tem optado pelas dietas Keto (cetogênica) ou “low carbs”, onde as farinhas e amidos praticamente não existem.

No entanto, a realidade é que os carboidratos são necessários ao nosso organismo, mas não os produtos refinados que se faz com eles. Por exemplo, os grãos de bico, o arroz e a batata têm fama de “engordantes”, sendo que são sumamente benéficos e necessários para o corpo.

A ideia em uma alimentação saudável não é comer sem farinhas, mas comer de forma balanceada. Comer um prato de macarrão ou arroz não é um pecado, mas sim, pode ser prejudicial se for a única coisa que você coma todos os dias, sem incluir em sua dieta outros alimentos como verduras, frutas e proteínas.

Advertisement

Mas, você está aqui pela receita

Não quero seguir dando voltas. Então, vamos a ela. A receita que compartilho hoje é daquelas que você vai querer repetir mais vezes. A criadora dela é Eliana Flores, uma influencer fitness que oferece conselhos para uma vida mais saudável. Trata-se de dois pãezinhos feitos com farinha de aveia e de milho, que você poderá utilizar tanto para o lanche quanto nas refeições principais.

Pão de aveia

Ingredientes

– 40 gramas de farinha de aveia

– 1 pitada de sal

– ½ colherinha de fermento em pó

Advertisement

– Um pouco de água para dar o ponto

– 1 clara de ovo

– Opcional: semente de gergelim

Modo de fazer

Misture todos os ingredientes secos em uma tigela, adicione um pouco de água até que fique com uma consistência pastosa. Bata a clara em ponto de neve e incorpore-a à mistura anterior com movimentos suaves.

Advertisement

Cozinhe a massa em uma frigideira previamente untada. Vire e estenda-a por toda a frigideira para que não fique dura.

Após dourar dos dois lados, polvilhe as sementes de gergelim por cima.

Pão de milho

Também conhecido como “arepas” em muitos países da América Latina.

Ingredientes:

– 40 gramas de farinha de milho

Advertisement

– 1 pitada de sal

– Um ovo inteiro

Modo de fazer:

Misture a farinha e o sal, em seguida, junte o ovo. Misture bem até ficar em uma consistência firme. Forme um bolinho e coloque entre duas lâminas de plástico filme e aperte para dar uma forma de tortilha ou disco.

Leve à frigideira e cozinhe de ambos os lados.

Advertisement

Comer bem e saudável não é impossível

Como você viu, pode ser rápido e fácil levar à sua mesa um produto caseiro e saudável. Estas receitas são válidas para as pessoas que buscam reduzir o consumo de farinha de trigo em suas dietas. No entanto, devemos ter em conta que o verdadeiro segredo está em cuidar das proporções.

A princípio, custa nos “desintoxicarmos” de todas as comidas que nosso cérebro pede: bolos, pizzas, hambúrgueres, refrigerantes, petiscos salgados. Todos esses produtos processados estão cheios de sódio e químicos que fazem com que nossos organismos queiram ingeri-los cada vez mais.

Por isso, para cuidar de nosso corpo, o fundamental é fazer esse “clic” necessário, encher-nos de força de vontade e querer realmente dar este passo.

Vou lhe contar minha experiência

Nos últimos meses, diminuí 13 quilos (em 4 meses). Meu segredo foram três coisas: jejum intermitente, controle das proporções e escolher alimentos saudáveis.

No início foi difícil acostumar meu corpo. Comecei por cortar sumariamente os produtos ultraprocessados e comecei a escolher alimentos mais saudáveis. Quando, antes no café da manhã, comia biscoitos doces; agora como iogurte com sementes de chia e frutos secos.

Advertisement

Todos os dias como ao menos um ovo e nunca faltam vegetais. Percebi que minha alimentação de antes era á base de carboidratos, por isso não conseguia baixar o peso.

Nunca é tarde para começar

Incentivo a que dê o primeiro passo nesse caminho para mudar os hábitos de sua vida para sentir-se bem. Nunca é tarde para começar. O importante é não desanimar, pois não importa a velocidade com que avança, mas que já esteja no caminho.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Sin harinas: 2 pancitos para perder grasa, fáciles e muy deliciosos, que querrás hacer siempre

Toma un momento para compartir ...

Fernanda Gonzales Casafús

Fernanda Gonzalez Casafús é argentina, mãe e formada em jornalismo. Ama os animais, daçar, ler e a vida em família. Escrever sobre a família e a maternidade se tornou sua paixão.