Seja hoje melhor que ontem e amanhã melhor que hoje

Não há nada para ser consertado em nós. Um diamante não tem que ser consertado para se tornar bela joia, apenas ser lapidado, retirar suas impurezas e arestas e deixá-lo brilhar.

Stael Ferreira Pedrosa

Viemos de Deus, somos seus filhos, feitos à sua imagem e semelhança e dele herdamos qualidades divinas. Nascemos puros, imaculados e inocentes. Com o passar do tempo nossa pureza e inocência se perde pela necessidade de conhecermos o bem e o mal, por influência daqueles que nos rodeiam, por padrões sócio-culturais, a construção do ego, hábitos adquiridos e por nossas próprias escolhas.

Muitas dessas influências são como impurezas que vão se acumulando sobre nós, empanando nosso brilho e ocultando nosso valor. Se nada fizermos, logo nem nós saberemos o valor que temos.

Deus é o joalheiro perfeito. Ele pode nos ajudar nesse processo de lapidação de nossa joia interior.

O exemplo de Jesus

Em um monte próximo ao mar da Galileia, Jesus em um sermão que ficou conhecido como o Sermão da Montanha, deu-nos as diretrizes sobre que tipo de pessoas devemos ser. Era uma mensagem nova, quase incompreensível aos judeus daquela época. No Velho Testamento foi ensinada a lei de talião – Olho por olho, dente por dente. Agora Jesus dizia:

“Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra.” (Mateus 5:39)

Advertisement

“Ouvistes o que foi dito aos antigos: Não matarás. Eu, porém vos digo que qualquer que sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo.” (Mateus 5:22)

E foi além: Condenou não apenas o ato pecaminoso, mas o intento do pecado.

“Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério. Eu, porém, vos digo que qualquer que atentar numa mulher para cobiçá-la, já em seu coração cometeu adultério com ela.” (Mateus 5:27-28)

“Amai vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem e fazei bem pelos que vos odeiam e vos perseguem.” (Mateus 5:44)

E finalmente: “Sede vós, pois perfeitos, como perfeito é vosso Pai que está nos céus.” (Mateus 5:48)

Advertisement

A lei mudara de simbólica e preparatória para uma perfeita lei espiritual e profunda. As intenções e sentimentos do coração tornaram-se tão importantes quanto os atos. Aumentou a responsabilidade individual.

Podemos mudar através da fé

Deus não trabalhará sozinho nesse processo de lapidação, também não o fará sem que o peçamos. Cada um deve olhar para si, todos sabemos onde estamos falhando e o que devemos mudar em nossas vidas. Às vezes não queremos ver, não queremos mudar e procuramos justificativas para permanecer nos erros e maus hábitos. Buscamos defeitos e erros no plano divino, nas escrituras, na Igreja, nos líderes eclesiásticos. E até em Deus.

Porém, se tivermos sincero desejo de mudar nossos comportamentos e ajustá-los aos mandamentos de Deus, podemos começar hoje, agora. Tome a decisão. Em seguida apresente essa decisão a Deus em oração, com humildade e crendo que Ele pode ajudar.

Arrependimento

A maioria das pessoas crê que o arrependimento seja apenas sentir pesar pelos erros. Mas, o arrependimento sincero consiste em além de sentir pesar, procurar reparar o erro ou ofensa cometida, pedir perdão a quem ofendemos e tomar a decisão de não mais repetir tal erro.

Compromisso

Uma decisão de mudança que não seja um compromisso pode não durar muito tempo. Devemos comprometer-nos com essa mudança de coração. A cada dia nos deixarmos ser moldados por Deus e agir de acordo com qualidades espirituais elevadas. Suportar nossos fardos sem reclamar, mas com esperança de que tudo é para nosso crescimento. Comprometer-nos em levar o amor de Deus adiante, amando e servindo nosso próximo, sendo gentis e corteses com aqueles que nos rodeiam.

Advertisement

Perseverar

Seguir o caminho estreito e apertado que conduz à vida eterna não é fácil. O caminho não é largo e nem cheio de risos e atrativos coloridos. Mas, é um caminho possível e que traz paz e felicidade real, mesmo enquanto ainda o trilhamos. Saber que Deus está conosco, nos guiando, nos fortalecendo e dando-nos a certeza de que tudo é para nosso bem é a maior de todas as recompensas que podemos colher nessa vida.

O líder religioso mundial, Thomas S. Monson, disse em discurso:

“Enfrentamos graves problemas no mundo atual, mas garanto-lhes que nosso Pai Celestial está ciente de nós. Ele vai nos guiar e nos abençoar, se depositarmos nossa fé e confiança Nele, e Ele vai nos ajudar a transpor quaisquer dificuldades que venham a surgir em nosso caminho. Oro para que tomemos a decisão de sermos um pouco melhores do que fomos no passado.”

Jesus Cristo trouxe a este mundo uma mensagem de amor e de boa vontade para todos os homens e para todas as mulheres.

Sigamos sempre o Seu exemplo.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é pedagoga, escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.