Segundo a ciência, esta é a razão porque você não se lembra de quando era bebê

Conseguir resgatar memórias da infância não depende apenas de você, entenda o porquê!

Evelise Toporoski

Quais são as primeiras lembranças que você tem da sua infância? Algumas pessoas conseguem lembrar apenas a partir dos 6 ou 7 anos, enquanto outras têm lembranças dos 2 ou 3 anos.

Essa misteriosa falta de memória dos primeiros anos de vida tem sido estudada há muito tempo. Sigmund Freud, pai da psicanálise, chamou isso de “amnésia infantil” há mais de um século.

Um estudo recente da Universidade de Cornell, realizado pelo psicólogo Qi Wang, buscou a resposta nas diferenças culturais. Ele entrevistou jovens chineses e americanos e perguntou sobre quais eram suas primeiras memórias da infância.

Segundo Wang, as histórias americanas eram mais longas, elaboradas e egocêntricas, enquanto os chineses eram mais breves e factuais.

A conclusão foi de que os ocidentais conseguiam se lembrar de mais situações da infância do que os orientais.

Advertisement

Isso porque quando temos memórias mais detalhadas, elas são mais fáceis de serem lembradas. Por exemplo, você pode lembrar do tigre que viu no zoológico ou você pode lembrar do medo que teve ao passar por ele e como o animal se espreguiçou. Quem guarda estas memórias mais detalhadas, se lembrará mais delas no futuro.

Outra situação levantada por Wang é a importância que os pais dão a estas memórias. Na cultura oriental, guardar memórias da infância não é algo importante, e segundo o pesquisador, por isso, não há o esforço em trazê-las à tona.

Toma un momento para compartir ...

Evelise Toporoski

Jornalista com experiência em redação de jornais e revistas. Mãe e esposa compartilhando experiências de vida!