Se você sente que tudo só piora, essas 5 coisas podem estar faltando em seu casamento

Se você ainda não está plenamente feliz em seu casamento, pode ser que isso esteja faltando.

Adriana Acosta Bujan

Ao se casar, a maioria das pessoas anseia por um relacionamento feliz, gratificante e maravilhoso com seu cônjuge amado; que juntos possam alcançar seus sonhos, objetivos e, acima de tudo, que os dois possam superar qualquer adversidade. Não é um caminho fácil, pois para alcançá-lo é preciso cuidar de vários aspectos, como respeito, confiança e amor.

Apesar disso, há casais que afirmam sentir um amor pleno, mas na realidade não existe verdadeira felicidade, pois com os anos de relacionamento e convivência se esqueceram de algumas coisas importantes que deveriam ter sido feitas para reavivar seu amor e fortalecê-lo. Embora as responsabilidades, os problemas e a correria do dia a dia sejam frequentemente responsáveis ​​por apagar aquela chama que outrora se mantinha acesa, cabe a nós tomar a decisão de reacendê-la.

É por isso que devemos prestar atenção e refletir sobre as coisas que podemos fazer para manter o amor vivo, apesar dos anos de casamento e da monotonia, que tendem a deteriorar o amor em um relacionamento.

Nem  tudo está perdido

Todos nós evoluímos, e o amor é assim; o relacionamento deve mudar com o tempo, será impossível continuar conquistando a pessoa amada como quando éramos adolescentes, pois nossos objetivos, metas e ideais mudam; talvez não tenhamos mais os mesmos sonhos e é por isso que não podemos ficar imóveis.

Devemos crescer juntos com o cônjuge para termos um relacionamento de sucesso; cada dia é um novo dia e temos que nos adaptar às mudanças, não deixarmos de conhecer o cônjuge para que possamos estar em sintonia. Por isso, é importante refletir sobre esses aspectos que podem faltar em seu relacionamento, os quais o farão sentir-se plenamente feliz.

Advertisement

1 Expresse o que você pensa

Com o passar dos anos você vai conhecendo o cônjuge, sabendo identificar as coisas que o incomodam ou que não o interessam; por isso, muitas vezes o casal supõe que é melhor parar de expressar o que pensa para não causar conflito na relação. Ou seja, fica em silêncio e muitas emoções e sentimentos são reprimidos, tudo para manter a harmonia.

Talvez você tenha se acostumado a não falar muito e prefira guardar no coração tudo o que pensa, ao fim, essa estratégia tem sido boa para você. No entanto, lembre-se de que quanto mais você esconder suas ideias e se reprimir, menos feliz você será. Para ter sucesso no casamento, você deve agir com liberdade, pois também deve expressar seus sentimentos e ideias para que seu parceiro possa conhecê-lo.

2. Pequenos gestos apaixonantes

Os pequenos gestos vão caindo em esquecimento quando o relacionamento parece sólido e estável; afinal de contas, já conseguiram se conquistar e ficar juntos. No entanto, esta é uma das causas frequentes que põem os relacionamentos em risco, dando lugar à monotonia, ao tédio e talvez a uma possível infidelidade. Não importa o quão ocupado você esteja, cansado ou sobrecarregado, não se esqueça dos detalhes para reacender seu relacionamento.

Não é preciso se esforçar muito para arrancar um sorriso da pessoa amada. Apenas enviando mensagens de texto, preparando um jantar romântico, surpreendendo-o com ingressos para ir a um show ou outra coisa, você estará fortalecendo o relacionamento.

3. Intimidade ousada

Muitos casais sabem que a paixão diminui com o passar anos de casamento. Isso não significa que o amor não esteja mais presente na relação, mas que, por ser íntimo, pode tornar-se rotineiro e monótono, sempre igual! Por que não integrar coisas diferentes em sua intimidade? Afinal de contas, apenas vocês dois são cúmplices e ninguém precisa saber. Trata-se de usar de criatividade, explorar e experimentar novas maneiras de demonstrar amor.

Advertisement

4. Esqueça tudo 

Como minha avó costumava dizer, “nada vai acontecer se você se esquecer de tudo por um dia”. Na verdade, ela tinha toda razão. O mundo não vai ser destruído se você se der um dia de folga. Portanto, planeje, aproveite e deixe de lado todas as responsabilidades e obrigações. Trata-se de aproveitar ao máximo seu relacionamento, mesmo se tiverem filhos. Será um momento em que poderão compartilhar e criar momentos significativos para cada um.

Ou seja, aprenda a gerar lembranças inesquecíveis com seu parceiro, dando-se tempo para criá-las. Sei que é difícil deixar as responsabilidades de lado, mas acredite que, se o fizer, seu relacionamento será mais sólido e bem-sucedido.

5. Empatia

Um dos erros que alguns casais cometem é a falta de empatia na relação. Com o estresse, as preocupações e os problemas, eles vão se esquecendo do que o cônjuge realmente precisa ou o que o deixa feliz. Eles param de valorizá-lo e não fazem nenhum esforço para entendê-lo. É por isso que a empatia é um aspecto que deve ser cuidado em um relacionamento, pois é preciso saber como o ser amado está se sentindo, o que pensa, do que precisa, por que age de determinada maneira, entre outras coisas.

Nunca é tarde demais para recuperar o amor no casamento, seus sonhos podem se tornar realidade. Lembre-se, o caminho não é fácil, mas é muito gratificante quando vocês dois trabalham juntos e dedicam todos os seus esforços para reavivar o amor.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Si sientes que todo va en picada, estas 5 cosas pueden estar faltando en tu matrimonio

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.