Se você responder ‘sim’ a estas 10 perguntas, você é pessimista

Enxergar o mundo através dos olhos de um pessimista pode torná-lo amargo e infeliz. Buscar observar algo de bom em tudo ao redor pode ser o caminho que leva à felicidade.


Renata Finholdt

Está certo que a vida é cheia de dificuldades e momentos difíceis, mas olhar para ela sempre com um olhar pessimista pode tornar as coisas ainda piores.

Podemos encarar os problemas de duas formas: da forma negativa, acreditando que somos merecedores de tudo aquilo e que tudo tende a dar errado; ou de uma forma mais positiva, aprendendo com cada situação e acreditando que as dificuldades surgem, mas há também momentos muito bons e felizes.

Você pode ter fases mais pessimistas na vida, é normal, mas se você conseguir perceber que está em uma dessas fases pode reverter a situação e buscar coisas boas em cada situação.

Tente descobrir se a forma como você encara a vida é pessimista ou otimista:

1. Você foca sempre nas dificuldades de sua vida quando pensa sobre ela?

2. Olha para si mesma e não consegue se imaginar tendo sucesso em alguma jornada?

3. Acredita que se existe uma chance de algo dar errado, com certeza dará?

4. Em uma entrevista de emprego aposta mais no potencial dos outros candidatos (mesmo sem conhecê-los) do que no seu próprio?

5. Se ao ligar para um familiar este não atende o telefone já fica imaginando que algo de ruim pode ter acontecido?

6. Se percebe próximo a você alguém cochichando já fica imaginando que você é o assunto?

7. Se você sente alguma dor diferente ou mal-estar já fica imaginando que estes sintomas podem estar relacionados à alguma grave doença?

8. Você tende a pensar sempre coisas negativas sobre as pessoas a sua volta e sobre o mundo de forma geral?

9. Você tem dificuldades em aceitar novas opiniões que divergem das suas?

10. Tende a se distanciar das pessoas a sua volta, evita muito contato social?

O pessimismo radical pode levar as pessoas à depressão e afastamento do convívio com outras pessoas. Saber olhar para o mundo a nossa volta e enxergar nele não somente as coisas ruins pode ser um exercício necessário para tornar a vida um pouco mais alegre.

Aprender com as dificuldades sem deixar que isso torne sua vida amarga e infeliz é uma das formas de deixar o pessimismo de lado e se tornar mais flexível, algo tão necessário para viver bem nos dias atuais.

Se sentir que não consegue deixar o pessimismo de lado sozinho, não tenha vergonha de buscar ajuda. A vida pode ser muito mais feliz do que nós costumeiramente imaginamos.

Advertisement
Toma un momento para compartir …

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.