Se você der amor, receberá amor como este menino que decidiu fazer o bem
Dicas de boas ações diárias que, como uma corrente do bem, pode fazer do mundo em que vivemos um lugar melhor. Porque podemos ser melhores, veja como.

Fernanda Ferraz
A bondade pode mudar visões e o modo de vida das pessoas, pode trazer conforto, segurança, esperança, levar amor; proporciona uma mudança positiva e completamente benéfica, que não se estende só a você, mas ao outro também. Essa corrente do bem transforma pessoas e situações, exerce estímulo a quem recebe e um bem-estar total para quem o pratica.
O que é a bondade? Onde encontrar a bondade? Como tornar-me mais bondoso? Como propagar a bondade e fazer uma corrente constante do bem?
Como mostra o vídeo, podemos ser bondosos e trazer esta bondade no nosso dia a dia, valorizando o que há de melhor em nós.
Comece com simples atitudes
. Comece exercitando sua bondade interior com coisas básicas e essenciais, um elogio, uma atitude prestativa, uma ajuda…
Seja mais gentil, simpático e cordial
. Não fique de “cara fechada” ou tenha atitudes preconceituosas com alguém, permita-se conhecer e ser mais gentil.
Agir
. Ninguém deve ficar parado, sempre que ver uma oportunidade que lhe proporcione ter uma atitude boa, use-a, aja, não deixe ela passar, porque a vida é feita de pequenos momentos, que quando bem utilizados, pode tornar-se em grandes momentos.
Não espere os outros fazerem
. Nunca deixe de fazer algo, prestar uma ajuda ou exercer a bondade porque seu colega é mais bem preparado, ou porque ache que ele tem as melhores qualidades para exercer essa bondade; não espere que o outro faça, quando você pode fazer.
Tudo é oportunidade
. Se analisarmos com carinho e sensibilidade, veremos que sempre há um bom motivo para sermos bons e ajudar o próximo, pode ser um “bom dia” ao vizinho pela manhã, ajudar um idoso ou criança a atravessar a rua e tantos outros exemplos, tão bem ilustrado neste vídeo.
Ajude sem esperar retorno
. Ajude, não fique cobrando o mesmo do outro, nem “dando indiretas”, sobre o que você já fez, deixe que seu exemplo fale por si só; não precisa cobrar, apenas incentivar; não precisar querer mérito por ter boas atitudes, as ações valem mais que mil palavras.
Seja prestativo
. Esteja sempre disposto a servir a qualquer pessoa.
Colocar a mão na massa
. Não tenha medo de sujar-se ou amassar a roupa quando trata-se de fazer mais pelo próximo e ter bondade, ninguém deve pensar no que se perde, porque se assim for, deixa de ser bondade e delineia egoísmo; uma atitude assertiva pode salvar uma ou várias vidas, você nunca sabe… Então seja bom!
Faça a diferença
. Deixe as pessoas serem como quiserem, mas trabalhe no seu próprio eu, trabalhe para melhorar, a bondade transforma até a nós mesmos, quando aplicada.
Ponha em prática
. Não guarde boas ações como se fosse colocá-las num velho baú, exerça e faça dela uma amiga e aliada em todas as situações, inclusive naquelas em que é você que necessita de bondade e carinho. É quando aplicamos, ainda que precisando do mesmo, que nos fortalecemos e encontramos soluções.
Trabalhe em grupo (incentive a corrente)
. Fale sobre a importância de aplicar esse tema no cotidiano de cada um, bole um jeito criativo de espalhar essa mensagem, divulgue o tema e estimule colegas e amigos a terem também essa atitude. Vocês podem fazer uma dinâmica em grupo, após o término da semana, com argolas de cartolina coloridas, e cada um, ao final da semana, escreve o que fez de bom durante a semana para alguém e cola a sua argola a outras e conversam em grupo o que aprenderam com cada experiência.
Não se aproveite
. Não tome proveito da ignorância, erro ou esquecimento de ninguém, seja no trabalho, seja no troco a mais que lhe deram por engano, seja por esquecer um material ou objeto importante, que faria diferença para você, mas que não lhe pertence.
Trabalhe suas dificuldades
. Sua dificuldade é elogiar? Agradecer? Fale, repita, insista, quebre as barreiras interiores das suas próprias limitações e não se deixe vencer pelas dificuldades, mostre a si mesmo que pode ser melhor.
Seja mais paciente
. Aprenda a respirar fundo e ser um bom exemplo, mostre seu valor em ser paciente e compreensivo, seja qual for a situação.
Ser melhor amigo, vizinho, pai, mãe, filho, cônjuge, chefe, empregado..
Se analisarmos bem, sempre temos algo em que podemos melhorar.
Colocar na mente e exercitar
o coração
. Desde cedo planeje-se, reflita o que pode melhorar e fazer para a sociedade em geral, empenhe-se em agir e sempre recordar os efeitos positivos de suas decisões e atitudes, se ajudar, anote na agenda ou em um local de fácil visibilidade.
Porque a bondade muda vidas, sejamos portanto mais bondosos… E então o que você vai fazer hoje por alguém?