Se estiver na casa dos 30 e passar por uma crise existencial, convém ler isto

As crises são a maneira pela qual a vida lhe convida a fazer mudanças para que você seja mais feliz.

Erika Otero Romero

A vida inevitavelmente é uma sucessão de subidas e descidas. Digamos que a existência humana é muito parecida com uma montanha russa. Não importa se você é rico ou pobre, homem ou mulher; nenhum de nós se salva disto. É parte essencial da vida; ambas as faces da existência nos deixam um ensinamento.

Enquanto o êxito nos mostra o que somos capazes de alcançar, os fracassos nos aterrissam e fazem com que inevitavelmente nos conectemos ao nosso interior.

Não é que cada dia, mês ou ano tenhamos que passar por isso; felizmente, não. O que é verdade é que há certas idades que são mais propensas a que passemos por crises. Por exemplo, a transição da puberdade para a adolescência representa uma crise. Também ocorre quando nos tornamos adultos e começa a etapa da independência financeira.

Ouso dizer que, a cada dez anos, as pessoas enfrentam uma crise existencial; a boa notícia é que sempre saímos mais fortes e sábios de cada uma delas.

Apesar de todas as idades e crises serem interessantes, hoje vou expor algumas ideias que o ajudarão a tornar a crise dos anos 30 mais transitável.

Advertisement

Crise existencial dos 30, por que acontece?

Antes de começar, quero deixar claro que nem todas as pessoas sofrem crises existenciais nesta idade. Quem a vive normalmente tem uma vida instável e pouco definida; em definitivo, não são felizes e sentem que está meio tarde para alcançar suas metas.

Normalmente, tratam-se de pessoas solteiras que se sentem mal porque têm dificuldade em conseguir um parceiro estável. Também pode acontecer a alguém que tem problemas profissionais e se sente infeliz com sua carreira ou emprego. O que também pode acontecer a pessoas com problemas matrimoniais e com filhos.

A boa notícia é que a “crise” é apenas um obstáculo no caminho; depois de ultrapassá-la, as coisas melhoram enormemente.

A partir do exposto, compartilho, a seguir, várias ações que podem ajudar a que a crise dos 30 seja mais suportável.

1 Nunca é tarde para alcançar seus objetivos

Uma coisa de que temos muito medo é que passemos a vida sem “deixar rasto”. Mas, nem todos viemos a este mundo para ganhar fama e glória. Aqueles que conseguiram fazê-lo antes dos 30 esforçaram-se muito desde tenra idade para o conseguir, mas outros não.

Advertisement

Não há nada de errado em chegar aos 30 e não ter tido sucesso. O que é ruim é você se comparar com as pessoas ao seu redor que já alcançaram seus objetivos. A questão é que ninguém sabe o quanto todas essas pessoas tiveram que fazer para chegar onde estão; além disso, o quanto tiveram que enfrentar seus próprios infernos pessoais.

Agora, qualquer idade é boa para alcançar o que você quer; você só precisa de vontade e força de caráter para que alcance seus sonhos. Não acredite em ninguém negativo ou nas coisas negativas que possam lhe dizer. Lembre-se de que a inveja é grande e o medo é uma força poderosa que não deixa você progredir.

2 Você não deve atender às expectativas de ninguém

Quando dá ouvidos às expectativas dos outros, você está vivendo a vida dos outros, não a sua. Normalmente, é a família que mais exerce pressão para que, a certa idade, você “consiga o que se espera” de você. A única verdade a respeito disso é que as coisas, para cada pessoa, chegam em tempos e idades diferentes.

O que tem que fazer para tirar esse peso de cima de você é ser honesto e expressar como você se sente com essa pressão. Além disso, você já é adulto e sabe o que quer; não deve respostas a ninguém por mais que lhe amem e se preocupem. É a sua vida e só você sabe o que quer dela.

3 Aceite as perdas

Ao longo da vida há muitas coisas que se perdem: um emprego ideal, um parceiro que você acreditava ser a pessoa certa, amizades e um longo etcétera. Não é sua culpa; pense que todas essas coisas e pessoas vieram para cumprir uma missão em sua vida, cumpriram-na e se foram.

Advertisement

Quanto mais cedo aceitamos esses fatos, mais rápido será a recuperação e melhor será o aproveitamento das lições das coisas que se perdeu na vida.

4 Viva o seu ritmo

Ir com calma permite saber com clareza o que você deseja e o caminho a seguir. Quando as pessoas se apressam para alcançar certos objetivos, logo percebem que cometeram erros graves.

É melhor ir com calma para medir cada passo a dar; assim, não se perde a motivação e o impulso para aquilo que se deseja.

5 Você merece o tudo que tem e tem tudo o que merece

Uma coisa que poucas pessoas fazem é ser gratas. Quando você agradece o que tem, percebe que é uma pessoa sortuda. Somando-se a isso o fato de que sua atitude muda para melhor e muitas oportunidades chegam em sua vida.

Quando alguém é agradecido, vê a vida com olhos de otimismo. Além disso, seu ânimo muda para o bem e tem alegria de viver. Esse é o melhor sinal de que está superando a crise existencial dos 30.

Advertisement

A última coisa que me resta expor é que só você tem as rédeas de sua vida; se você é infeliz ou aproveita a vida, é somente sua responsabilidade. Com este conhecimento, só lhe resta aproveitar cada dia e lutar pelo que deseja e merece.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Si estás en la treintena y pasas por una crisis existencial, te conviene leer esto

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.