Se ele faz estas 8 coisas, você está com um manipulador

Os manipuladores estão em qualquer lugar, no trabalho, na escola, em nossa família e inclusive pode ser nosso próprio cônjuge. Uma relação com alguém assim sempre tem consequências negativas para a vítima.

Emma E. Sánchez

Todos nós, de uma ou outra maneira, somos manipuladores em algum momento da vida, mas, também vamos aprendendo a ser considerados, respeitosos e considerar os outros, ao grau de decidir sacrificar em algumas ocasiões, nossos desejos para que outros possam ser felizes.

O mal é quando alguns não conseguem sobrepor-se ao seu egocentrismo e egoísmo, esses são os manipuladores.

O grande problema de ter um manipulador por perto é que essa pessoa sempre vai estar em busca de conseguir só o que a ela importa e interessa, nunca o de alguém mais, e para conseguir, vai usar todos os meios possíveis, sejam o que for, sem levar ninguém em conta e é aí que os que o rodeiam, saem prejudicados.

Agora, vamos conversar sobre 8 condutas comuns que os manipuladores apresentam a fim de identificá-los e evitar a todo custo ser vítima de um.

Está pronta?

Advertisement

Manipulação por meio da vitimização

Se alguém perto de você sempre tenta ou busca fazer-se passar por “vítima”, porque tudo de ruim lhe acontece e só você “o entende”, cuidado! Alerta de manipulador aceso! A maioria das pessoas com saúde mental normal gosta de associar-se com gente positiva que sobrepuja suas dificuldades e segue em frente, e não com alguém que pensa que o sofrimento crônico é um esporte olímpico.

Geram conflitos entre as pessoas

A ideia de “dividir e dominar” é a sua arma mais eficaz e a usam magistralmente por meio de fofocas, insinuações, meias informações e falar mal dos outros. Identifique se os problemas que você vive, são responsabilidade sua ou alguém está “metendo a mão” prejudicando suas relações de trabalho ou pessoais.

Diz “conhecer você muito bem”

É muito comum, entre manipuladores, buscarem ganhar sua confiança, limitar suas amizades, buscar qualquer pretexto para fazê-lo ver que são parecidos ou afins e com o tempo tomarão decisões por você, com a desculpa de que “pensou que você faria o mesmo por serem tão iguais”.

Faz você se sentir culpado

Faça o que fizer, sempre será culpado de tudo, pois o que ele quer é fazê-lo sentir-se de maneira tal, que irá tentar agradá-lo de qualquer maneira, e aí estará manipulando você totalmente.

São especialistas em reconhecer suas debilidades

Por isso você deve ter muito cuidado ao contar suas intimidades, segredos ou falar de seus assuntos particulares com qualquer um.

Advertisement

Falar de suas debilidades é dar munição a seus inimigos. Seja muito prudente.

Mentem com facilidade, eloquência e torce tudo a seu favor, sempre

Se você surpreende um manipulador “em flagrante”, ele irá explicar tudo maravilhosamente e acomodar as coisas de tal maneira que todos sejam culpados, menos o manipulador, seja a como a vítima de uma conspiração contra ele até culpar você de duvidar dele e tratá-lo mal.

Tenha muito cuidado, quando alguém chega a esses extremos, é inclusive perigoso. Você pode se meter em sérios problemas.

Sempre pede favores, mas nunca agradece

Dinheiro, coisas, apoio constante, mas em uma só direção e nunca de maneira recíproca, e o valor da gratidão lhe é desconhecido totalmente.

Obrigam você a fazer coisas

O ponto mais doloroso da manipulação é quando você se descobre fazendo coisas que não gosta, que lhe geram problemas e que são somente para que o manipulador não sofra, não se irrite, nem se sinta mal, ou porque ele já encontrou seu ponto fraco e a tem atada.

Advertisement

Viver com uma pessoa que lhe usa para satisfazer suas próprias necessidades sem importar com o que você pensa ou sente não é bom. Afaste-se, pois essa pessoa só lhe causa problemas e o quanto você permita, ela o prejudicará muitíssimo.

Não permita.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Si él hace estas 8 cosas estás con un manipulador

Toma un momento para compartir ...

Emma E. Sánchez

Casada y madre de tres hijas. Interesada en el fortalecimiento y formación de la mujer, la familia y el hogar.