Se ele faz estas 10 coisas, então é o melhor pai do mundo

Quando temos um homem assim na família como pai, marido, avô ou irmão; devemos erguer as mãos ao céu e agradecer!

Erika Strassburger

Pode haver opiniões variadas a respeito do que é ser um bom pai, mas você irá concordar que um pai que faz estas coisas, é, sem dúvida, um superpai!

1. Ele esquece o relógio quando conversa com os filhos

Ele considera a comunicação essencial para o bom relacionamento entre eles. E quando faz isso, ele não fica monitorando as horas, pois vê esse momento como um tempo investido, jamais um tempo perdido.

2. É conhecido como o Sr. “Hoje-não”

Se ele vive impondo limites e adora dizer “não”, é sinal que ele ama seus filhos, quer mantê-los bem e seguros. Ele provavelmente não irá acertar em todas as suas decisões. Ainda assim, se seus filhos seguirem suas orientações, é bastante provável que estarão longe de problemas. No futuro, irão agradecer-lhe pelos tantos “nãos” que ouviram ao longo dos anos.

3. Não é muito “mão aberta”

Não pense que os pais que satisfazem a todos os desejos dos filhos são sempre bons pais. Muitas vezes eles fazem isso para se livrar da culpa que sentem por não lhes dedicar tempo suficiente.

Um pai que ama verdadeiramente seus filhos prefere estar presente a encher-lhes de presentes. E quando os presenteia, opta por algo que pode ser usufruído por toda a família ou que promove a interação familiar.

Advertisement

4. Seus filhos o acham “implicante”

É visto pelos rebentos como “chato” e “implicante”, porque exige que seus filhos estejam em dia com suas responsabilidades, pede a eles que deixem o celular um pouco de lado e saiam da frente do computador. Ele reclama quando eles custam para dormir e enrolam na hora de levantar pela manhã. E faz muitas outras cobranças.

Esse “implicante” apenas se preocupa com o futuro de seus filhos. E quer assegurar que eles sejam responsáveis e saudáveis, física e emocionalmente.

5. Faz cara de mau para proteger sua garotinha

Qualquer pai de menina é naturalmente ciumento e protetor. Mas, quando percebe que sua princesinha está apaixonada por aquele “contraventor” (é mais ou menos dessa forma que ele vê aquele que quer “roubar-lhe” algo tão precioso), suas preocupações triplicam. Ele já viveu bastante e conhece bem as consequências de namoros precoces e decisões precipitadas. Portanto, quer apenas proteger seu grande tesouro e evitar que ela tenha seus planos frustrados por conta de más decisões.

6. Não amolece diante um mau comportamento

Ainda que seja protetor, um grande pai preza pela honradez de sua prole. Ele jamais irá aprovar, tampouco acobertar, um mau comportamento. Mas aplicará o castigo que julgar adequado. Ele quer apenas que seus filhos aprendam, desde cedo, que suas escolhas têm consequências. E é melhor que sejam privados de regalias agora a terem sua segurança, saúde e, até mesmo, a liberdade ameaçadas no futuro.

7. Demonstra seu amor, ainda que pareça “durão”

Se ele demonstra seu amor por meio de declarações verbais – como “Eu te amo”, “Você é importante para mim”, “Eu me orgulho de você” – e abraços apertados; ele é um pai moderno e capaz de expressar o que sente.

Advertisement

Mas, se ele não leva muito jeito com as palavras, ou é um pouco “durão”, e, ainda assim, faz outras coisas listadas neste artigo; ele provavelmente foi criado em uma época em que não era comum um homem demonstrar afeição. Portanto, jamais duvide de seu amor.

8. Primeiro a família, depois os amigos

Ainda que tenha muitos amigos e goste de estar com eles – e, convenhamos, ele merece passar um tempo com os bons e velhos amigos – um pai exemplar prioriza as atividades familiares e a companhia da família. Ele jamais roubará o tempo da família para ficar com os amigos, pois tem consciência de quais devem ser suas prioridades.

9. Ama a mãe de seus filhos

A melhor coisa que um homem pode fazer por seus filhos é amar a mãe deles. Se esse pai faz questão de mostrar o quanto ama sua mulher, beijando-a na frente dos filhos, ou declarando seu amor por ela; ele é um pai sensacional. Pois se preocupa em ensinar aos meninos como se trata uma mulher; e às meninas, que não devem aceitar de um homem menos do que isso.

10. Estimula atividades ao ar livre

Se levarmos em consideração o dia intenso de um pai de família, tudo o que ele quer no final do dia e no final da semana é descansar. Por isso, se ele convida seus filhos para caminhar, pedalar, bater uma bolinha, nadar ou fazer qualquer atividade ao ar livre, ele realmente tem prazer de estar com eles e se preocupa tanto com sua saúde quanto com seu relacionamento.

Se seu pai, marido, irmão ou qualquer homem de sua família que é pai, faz ou fez boa parte dessas coisas, ele é, sem dúvida, um pai nota 10, o melhor pai do mundo para seus filhos.

Advertisement

Aproveite este Dia dos Pais para dar-lhe um forte abraço e dizer-lhe o quanto o ama e é grato pelo pai incrível que ele é.

Nós, da Centauro, parabenizamos todos os pais amorosos, “mãos-de-vaca”, “chatos”, “implicantes”, “durões” e com “cara de mau”, que honram a paternidade e dão um show de responsabilidade. Empregamos todos os esforços para promover e apoiar a interação entre pais e filhos, especialmente em atividades ao ar livre. Visitem nosso site.

Toma un momento para compartir ...

Erika Strassburger

Erika Strassburger mora no Rio Grande do Sul, tem bacharelado em Administração de Empresas, escreve e traduz artigos para o site Família, é cristã SUD, pintora amadora de telas a óleo e mãe de três lindos guris, o mais velho com Síndrome de Down.