Se a esposa é feliz, o casamento será mais duradouro, segundo os especialistas

Se nós somos felizes, nossos parceiros também serão, segundo um estudo. Disto e muito mais depende a felicidade conjugal.

Adriana Acosta Bujan

Sem dúvida, todos desejam ter um casamento feliz e bem-sucedido, do tipo que, ao fechar os olhos, a pessoa se vê envelhecendo com seu parceiro, cuidando, amando e respeitando um ao outro. Mas para concretizar esse sonho, sabemos que sempre existirão desafios a vencer para alcançar a felicidade.

Sem dúvida, muitas ideias sobre o sucesso matrimonial estão bastante arraigadas, já que o conceito de amor varia, dependendo da educação que recebemos durante a infância, pelas experiências do passado ou os costumes, cultura e convicções de cada um. Podemos até acreditar que a felicidade matrimonial ocorre quando os casais se complementam perfeitamente, comprometidos cem por cento em sua relação, dando lugar a uma excelente comunicação, respeito mútuo e confiança.

Mas, por outro lado, a plenitude no matrimônio se dará quando a esposa é feliz, segundo um estudo realizado pelas especialistas em psicologia, Deborah Carr e Vicki Freedman, intitulado “Casamento feliz, vida feliz?”. As especialistas asseguram que quando a mulher se sente feliz, é mais provável que sua relação seja plena e bem-sucedida, isto acontecerá porque o esposo terá a certeza de que seu esforço tem conduzido de maneira favorável, satisfazendo as suas expectativas.

Quando o cônjuge percebe que sua esposa se sente feliz, alegre e satisfeita, sem dúvida fortalecerá sua autoestima, segurança e confiança, permitindo-se esforçar mais para conseguir que ela entre em um estado de bem-estar, equilíbrio e tranquilidade permanente.

Para chegar a essa conclusão, foram entrevistados vários casais com casamentos sólidos, onde se demonstrou que a prioridade dos homens é sua mulher, portanto, é importante que ela esteja sempre feliz, embora eles não se sintam completamente realizados.

Advertisement

Então, o amor é um sacrifício?

O especialista Jorge Bucay garante que os casais não devem sacrificar seu próprio bem-estar para o casamento ser feliz, já que o verdadeiro amor não se baseia em sacrifícios. O mais importante é saber compartilhar e tirar o melhor de si mesmo para conseguir uma vida plena e feliz.

Quando amamos uma pessoa, não a escolhemos por sua capacidade de sacrifício, mas nos apaixonamos sua essência, suas virtudes, fortalezas e princípios similares aos que temos. É por isso que temos de parar de pensar que, se sacrificarmos, conseguiremos um casamento completo.

Portanto, se o homem percebe que sua esposa não é feliz, deveria colocá-la como sua prioridade antes de tudo; o que significa amá-la verdadeiramente.

A verdadeira felicidade nos casais

É importante considerar que o estudo anterior carrega uma grande carga racional, ao pensar que a felicidade da esposa é o mais importante para o homem. No entanto, outros especialistas garantem que ambos devem ser felizes para que funcione a relação, se um não se sentir completo, então o casal não poderá estar tranquilo.

Talvez chegue um momento em que um dos cônjuges se sinta abatido, frustrado e decepcionado ao perceber que seu parceiro amado não está bem; e é aí que surgem os conflitos, dúvidas e medos desnecessários.

Advertisement

Dito isso, então, como fazer o cônjuge feliz? Como ter um casamento bem-sucedido? Para responder a estas perguntas, deixo alguns conselhos para que aplique em seu casamento.

1 Suas opiniões são valiosas

Todos os problemas ou conflitos devem ser resolvidos em conjunto; é por isso que a comunicação é um fator importante que lhe permitirá saber profundamente o que pensa, opina e sente o seu parceiro e, assim, identificar os aspectos em que ele ou ela se sente vulnerável, frágil ou infeliz.

Muitas vezes, um cai no erro de supor o que o outro precisa ou pensa e se dá por certo que se você é feliz com algo, seu parceiro também será.

2 Metas reais

A felicidade matrimonial também pode se basear nas metas que tenham em conjunto, onde ambos possam se comprometer a alcançá-las, e quando ambos alcançarem esses sonhos e objetivos que tinham em mente.

Talvez a felicidade de ambos é comprar uma casa, adquirir um crédito, ter mais filhos ou mudar de residência; quando atingirem seus objetivos é provável que se sintam satisfeitos, plenos e felizes.

Advertisement

3 Pensando em si mesmo

Um erro que alguns casais cometem é pensar que tudo deve ser feito em conjunto para serem felizes; no entanto, a felicidade também é baseada em pensar em si mesmo sem ser egoísta. Quando você prioriza suas necessidades, então você pode ser feliz e, consequentemente, projetar bem-estar para aqueles ao seu redor, incluindo o seu cônjuge.

Não se trata de deixar seu parceiro de lado, mas de pensar em fazer as coisas que o fazem sentir-se bem, como por exemplo, permitindo-se um dia de folga dedicado a sair com amigos ou familiares.

4 Desfrutar da presença um do outro

Muitas vezes as responsabilidades e as obrigações são fatores que terminam com a felicidade matrimonial, deixando de lado o romance e a paixão; por isso é que se deverá romper com a monotonia da vida desfrutando a companhia um do outro.

Divirtam-se juntos, saiam para passear, tenham intimidade e o mais importante, dediquem-se tempo de qualidade. Lembre-se que o romantismo nunca deve ser deixado de lado, pois é um aspecto fundamental que nos faz sentir amados, especiais e queridos.

5 Se você está bem, eu também estou

Quando se ama verdadeiramente cria-se uma conexão mágica e espiritual, é por isso que quando vemos nosso parceiro sofrer imediatamente também nos sentimos mal. Por isso, é importante manter uma atitude positiva face às adversidades da vida e conseguir sentir-se bem; quero dizer com isto, deixar de se queixar ou lamentar pelo que não se tem ou que se quer. Será melhor se concentrar no presente e fazer todo um esforço que implique sentir-se bem e ser positivo.

Advertisement

Então você sabe, concentre-se em ser feliz para que possa contagiar seu parceiro e, assim, garantir o sucesso e a vida plena que tanto deseja. Se os dois forem felizes, então seu casamento será bem-sucedido. Trabalhem juntos, buscando conquistar as metas que têm em mente. Lembre-se de viver intensamente e criar momentos significativos para ambos, já que ser feliz depende dos dois!

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Si la esposa es feliz, el matrimonio será más duradero, según los expertos

Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.