Salvar o casamento, como fazer isso se o casal já se separou?

Enquanto existir qualquer resquício de amor vale a pena lutar, pois triste mesmo é ter em mente que você poderia ter feito mais por seu casamento e por você mesmo.

Suely Buriasco

Durante alguns anos trabalhei como mediadora de conflitos no judiciário atendendo casais separados para facilitar o diálogo e possível acordo em relação à bens materiais, guarda dos filhos e demais situações práticas ligadas ao divórcio. Muitas vezes me sentia incomodada com a nítida sensação de que o casal ainda mantinha laços afetivos e emocionais.

Leia: 6 situações que demonstram que seu casamento está por um fio

Trouxe essa minha experiência para a mediação privada e hoje muitos casais já me procuram na tentativa de manter o relacionamento e mesmo retomá-lo. Por isso posso afirmar que é possível salvar um casamento mesmo quando o casal já se separou. Para tanto aponto como fundamental que ambos manifestem:

1. Vontade

É imprescindível que o trabalho de salvar o casamento seja voluntário, mas nem sempre isso é muito claro para o cônjuge, principalmente por conta das mágoas que acabam por ofuscar a mente. Nesse caso, a distância pode fazer com que esses sentimentos destrutivos deem lugar à saudade e isso ajuda muito a alavancar a vontade de estar junto novamente.

2. Ação

Vontade só não basta e é aí que entra a atitude. Muitos pensam que não há mais tempo para isso, que agora “não adianta mais”, afinal já houve a separação, no entanto, isso está longe de ser uma regra. Todo trabalho exige esforço e se a vontade impera é preciso buscar motivação para agir.

Advertisement

3. Sentimento

Embora o amor adoecido não consiga, por si só, reverter essa situação, é fundamental que haja ao menos uma faísca que se possa instigar. Sem amor não se pode intentar uma união, mas se há algum resquício desse sentimento pode-se operar grandes transformações.

Leia: Como se recuperar de um casamento problemático

Mas, e se apenas um dos cônjuges estiver disposto a retomar o casamento? Então é preciso que ele busque inspirar no outro os elementos citados acima, afinal, não tem como reconstruir sozinho um relacionamento. Mas, como fazer? Se esse é o seu caso, pense em algumas opções:

1. Tente alguma aproximação

Procure manter contato com seu ou sua ex, ligue e mande mensagens, busque discutir coisas importantes do dia a dia de vocês. Mostre interesse nas situações em que ele(a) esteja envolvido e observe como ele(a) reage. Um bom sinal é se ele(a) fizer o mesmo movimento.

2. Saiba esperar

Mova-se com cuidado e devagar, não queira parecer afoito(a), controle a ansiedade, vocês tiveram motivo para a separação, simplesmente cair nos braços dele(a) parecerá imaturidade e insegurança. Entenda que vocês precisam fazer um novo começo e isso, certamente, exige tempo para pensar e planejar uma nova vida juntos.

Advertisement

3. Demonstre os seus sentimentos

Quando você sentir que o momento é propício fale do que está sentindo, de seus questionamentos sobre as dificuldades que enfrentaram antes da separação e do quanto você gostaria de dar mais uma chance para vocês.

Mas lembre-se de que você pode e até deve tentar salvar seu casamento, mas é imprescindível que seu ex-cônjuge demonstre o mesmo desejo. Muito cuidado para não invadir o espaço do outro, tornando-se uma pessoa inconveniente.

Reconstruir um casamento depois da separação é uma tarefa árdua que tem por resultado grande satisfação, pois, promove maior união e maturidade para o casal.

Leia também: Relacionamento – Foco nos 50%

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.