Saber dizer não é benéfico para a saúde

Você teria que ter um poder extraordinário e fora de órbita para dedicar sua vida a agradar a outros, mas isso não é viável. Portanto, recomendo que leia este artigo.

Adriana Acosta Bujan

Por muito tempo eu me preocupei em agradar os outros. Eu era aquele tipo de pessoa que estava disponível 24 horas por dia quando alguém precisava de mim. Deixei de fazer coisas em meu próprio benefício e passei para segundo plano as minhas prioridades e necessidades; como se fosse mais importante satisfazer aos que me rodeavam.

Para ser sincera, às vezes gostava de ser útil e prestativa, mas, noutras vezes, sentia-me obrigada e até despertava em mim um sentimento de frustração por ter que fazer coisas que não queria. Muitas vezes sentia que me invadia o medo de ser rejeitada, ou o temor de me converter em uma pessoa egoísta; acreditava que, se não agradasse aos outros, poderia perder seu amor e confiança.

Houve um momento em que perdi o controle da minha vida, o que me levou a derramar lágrimas ao pensar que era uma má pessoa. Depois de muitos anos aprendi a importância de saber dizer não; foi um processo longo, mas que agora me enche de tranquilidade e alegria o coração.

Os medos escondidos dentro de si

Dizer “não” no momento certo jamais o converterá em uma má pessoa, daquelas que ignoram as necessidades dos outros; ao contrário, fará de você uma pessoa assertiva, que tenta encontrar um equilíbrio, aprendendo que os direitos dos outros são tão importantes quanto os seus.

Fazer coisas que não queremos, só para sermos agradáveis, irá afetar a nossa autoestima, tornando-nos ansiosos, tristes e irritados. Você mesmo gerará sentimentos de raiva, insatisfação e culpa por não ser capaz de expressar seus desejos e de não saber estabelecer limites.

Advertisement

O que mudará em você aprendendo a dizer “não”

1 Adeus ao estresse

É verdade, ter que satisfazer os desejos dos outros é estressante quando deixamos, primeiramente, de fazer o que é de interesse pessoal. Muitas vezes, é impossível negar os favores pedidos por entes queridos; porém, para seu benefício, você deve aprender a estabelecer limites, do contrário, estará prejudicando sua saúde.

Lembre-se que o estresse excessivo pode afetar seu corpo, pensamentos, emoções e comportamento. Se não controlar o nível de estresse, chegará a desencadear muitos problemas de saúde, como pressão alta, doenças cardíacas, obesidade ou diabetes.

2 Amor próprio

Como você leu anteriormente, dizer sim a tudo e a todos faz com que sua autoestima diminua por completo, já que na maioria das vezes sentirá medo de ser rejeitado, pouco querido e, inclusive, de ser abandonado por não fazer o que os outros pedem.

Quando você aprende a dizer “não”, imediatamente sua confiança e segurança são restauradas, construindo em você uma força interior. Assim, aprenderá a impor seus desejos e necessidades, inclusive saberá que a prioridade número um é você mesmo.

Claro, tenha em mente que é bom ser equilibrado, dizer sim e não às vezes é saudável, tudo depende do contexto, da sua disponibilidade e de seus desejos e interesses. Algumas vezes você se sentirá como uma pessoa respeitada em vez de explorada, e isso aprofundará suas relações com os demais.

Advertisement

3 Mais amigos

Recusar-se, da maneira correta, a fazer tudo que lhe pedem, irá mantê-lo em boas relações com os outros, já que evitará mal-entendidos e conflitos, inclusive, você se poupará de problemas sérios. Lembre-se, seus amigos não vão se ofender quando você disser que não pode fazer algo; a amizade não deve estar condicionada, ao contrário, se forem bons amigos, entenderão suas razões e decisões sem necessidade de explicações.

4 Sua opinião conta

Você sentirá grande alegria e satisfação quando perceber que as pessoas que estão ao seu redor sabem escutar seus sentimentos, opiniões e desejos, sem julgá-lo. Isso irá fortalecer a sua autoestima e autoconfiança e o fará sentir-se mais respeitado e amado.

Além disso evitará que se sinta culpado ao não satisfazer aos outros. É como deixar de carregar um grande peso sobre seus ombros, cheio de responsabilidades que não são suas.

Como dizer não, sem ferir

Leve algum tempo e não responda imediatamente; pare de se sentir pressionada ao dar uma resposta instantânea. Lembre-se, é bom pensar antes de agir, assim poderá levar em conta suas prioridades.

Não fale com rodeios, é fundamental que os outros entendam que você não poderá ajudar nessa ocasião, por isso, será importante comunicar de maneira clara suas ideias, desejos e necessidades. Evite ser agressivo e ofensivo, ao contrário, transmita sua mensagem de forma tranquila e assertiva.

Advertisement

Seja firme e não mude sua decisão, não duvide de si mesmo. Não é necessário se desculpar ou lamentar ao responder que não pode fazer algo. Seja direto sem justificar-se; lembre-se de que ninguém pode obrigá-lo a fazer coisas que não quer.

Aceite que é impossível agradar a todos. Seria maravilhoso se pudesse ajudar toda a gente, mas reconheça que não é possível fazê-lo a toda hora.

Dar opções para resolver a necessidade desse alguém que pede ajuda é o ideal. Talvez esteja nas suas mãos recomendar outra pessoa, para facilitar as coisas aos outros através de um terceiro.

Lembre-se: dizer “não” é importante para sua saúde física e emocional, ninguém pode obrigá-lo a fazer coisas que colocam suas prioridades e necessidades em segundo lugar. Deixe o medo de lado e comece a praticar, pouco a pouco, até se sentir bem consigo mesmo.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Saber decir que “no” es beneficioso para la salud

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.