Sabe quem é a única pessoa que estará com você nos bons e maus momentos? Sua mãe

Seus braços e coração embalam suas histórias. Ela nunca vai deixar você cair.

Fernanda Gonzales Casafús

Ela nos acolheu em seus pensamentos, em sua barriga, em seus braços, em seu ser. Nessa ordem e para sempre. Nossa mãe é quem fica ali, firme, apesar das adversidades, para nos dar aquele sorriso que nos permite respirar – e suspirar. É ela quem, apesar de tudo, sempre nos acompanha.

Não existe amor maior do que o de uma mãe por seus filhos. Você não sente, às vezes, que foi ingrata com ela? Olhando para trás, vejo sofrimento nos olhos de minha mãe quando a desapontei; o mesmo que me perturba quando sinto que estou falhando como mãe. Certamente, a maternidade é um caminho que se trilha a pé. E, como mães, aprendemos constantemente com nossos filhos. Portanto, embora sintamos que, às vezes, falhamos, cometemos erros e não podemos voltar no tempo, fazemos uma couraça para emendar o que aconteceu e continuar.

Sim, sua mãe cometeu erros. E, certamente, são os mesmos que você não quer cometer com seus filhos. Mas é ela quem, com seu grande coração e amor excessivo, está sempre lá para juntar seus pedaços e embalar suas misérias.

É ela quem decodifica o seu ser

Você fez parte do corpo dela. E o coração dela bate no seu. Essa mulher conhece você mais do que qualquer outra pessoa, e a ama com profundo amor, que você, certamente, pode imaginar, pois é o mesmo amor que você sente por seus filhos.

Apesar do atrito, das brigas ou das diferenças em alguns aspectos, seus braços estão sempre abertos para apoiá-la, fundindo-se novamente em um só ser, como quando você estava dentro de sua barriga.

Advertisement

Ela decodifica seus sentimentos, sabe quem você é. Sua mãe tem orgulho de vê-la tão solta, tão mulher, tão sagaz. E mesmo que você sinta que não precisa dela tanto quanto antes, para ela você ainda é aquela menininha de fala doce que clamava seu nome. E acredite, quando você estiver em maus momentos, ela será a única pessoa capaz de  acalmar as tristezas do seu coração.

Honrá-la em vida

Honrar sua mãe é um dos mandamentos da vida. Não espere que ela fique velha ou doente, ou que não esteja mais presente. Honre sua mãe hoje. Honrá-la é sentir-se grato por tudo o que ela fez e retribuir em ações concretas e diárias.

Aprenda com seus conselhos, diga-lhe as coisas de maneira suave e respeitosa, converse com ela sobre suas preocupações e desejos, e passem um tempo de qualidade juntas, desfrutando a companhia uma da outra. Ela sempre estará com você, de maneira incondicional; não deixe de apreciar cada momento que a vida lhe oferece e aproveitar ao máximo.

Sua mãe é a única pessoa que estará com você nos maus momentos

Há algum tempo, fui testemunha de como uma amiga que tinha uma vida quase perfeita viu, subitamente, suas esperanças desmoronarem por completo. Ela estava feliz com sua vida, um emprego de luxo e um namorado cavalheiro e bonito, com quem se casaria em breve.

Mal tinha tempo para sua mãe, que sempre a chamava para vê-la, pelo menos uma vez por semana. A filha dizia que estava muito ocupada e que elas logo combinariam de se encontrar. Mas isso acontecia uma ou duas vezes por mês. Eu, que conhecia aquela mulher, via em seus olhos decepção mesclada com felicidade por saber que sua filha estava sendo feliz. Ainda assim, sentia falta dela e queria vê-la com mais frequência.

Advertisement

De repente, tudo mudou. A garota perdeu o emprego, e o namorado a deixou de um dia para o outro. Ela não pôde mais pagar o aluguel do apartamento e seus projetos foram interrompidos. E você sabe quem estava lá para segurá-la? Sua mãe, que lhe deu abrigo novamente em sua casa, deixando de lado qualquer censura. Aquele era o momento de amar sua filha sem objeções.

Lágrimas da mãe

Agora que você é mãe, entende que sua mãe derramou lágrimas de emoção por você. Não permita que suas lágrimas sejam de decepção ou tristeza. Não há nada mais reconfortante do que sentir nossos corações cheios do amor de nossos filhos.

Quero compartilhar com você um poema do argentino José Pedroni, dedicado à mãe dele. Poucas linhas são suficientes para resumir o que o coração de uma mãe sente. É ela quem sempre estará com você, nos bons e maus momentos. Compartilhe-o com sua mãe e com todas as mulheres que sentem orgulho e amor incondicional por seus filhos.

“Deu-nos de toda a alma, como a árvore dá galhos

e como o ninho, pássaros

Advertisement

E agora, sem querer,

chora quando nos tem, chora quando partimos

e chora de alegria quando nos vê novamente”

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original ¿Sabes quién es la única que estará contigo en las buenas y en las malas? Tu madre

Toma un momento para compartir ...

Fernanda Gonzales Casafús

Fernanda Gonzalez Casafús é argentina, mãe e formada em jornalismo. Ama os animais, daçar, ler e a vida em família. Escrever sobre a família e a maternidade se tornou sua paixão.