Relacionamento sadio: Como aprender a dizer “não”
Importante refletir sobre a assertividade, sinceridade e segurança como elementos fundamentais para impor respeito ? s próprias opiniões, especialmente as negativas.

Suely Buriasco
Um dos fatores essenciais para a boa comunicação é a assertividade, que corresponde à forma tranquila com que se exprime uma ideia ou opinião, defendendo um ponto de vista. Sendo a comunicação um elemento primordial para a harmonia nos relacionamentos, vale a pena aprendermos a dizer “não” quando essa é a nossa vontade ou o que consideramos mais ajustado à situação.
Assertividade
A assertividade pela qual determinamos veracidade em nossas palavras é uma habilidade que se pode desenvolver a partir de um maior entendimento de seus benefícios e a sua correspondente prática. É preciso que se entenda que assertividade vem da palavra “asserto” que segundo o dicionário Houaiss significa: “opinião emitida como verdadeira ou assim considerada“. Importante observar que considerar verdadeira não é acertar, então a pessoa assertiva não acerta o tempo todo, mas afirma com precisão a sua opinião. Ser assertivo é saber dizer “sim” quando quer dizer “sim” e, principalmente, dizer “não” quando quer dizer “não”.
Sinceridade
No intuito de aprender a manifestar opiniões com firmeza é preciso que desenvolva uma maneira de se exprimir que não soe como violenta ou desrespeitosa. A palavra deve expor a sinceridade de quem a pronuncia para que haja autoridade. Se você fala o que deve ser dito e não o que as pessoas querem ouvir, o mínimo que se pede é que seja de forma educada, procurando não ferir ou melindrar o outro. Manifestar serenamente os sentimentos em defesa do que você acha direito, respeitando as opiniões contrárias é, verdadeiramente, desejar impor-se pela competência de suas razões. Do contrário não é assertividade, e sim intransigência que tanto prejudica as relações.
Sutileza
A maneira como expomos nossas ideias diz muito mais do que as ideias em si, assim, desenvolver habilidades no sentido de ser assertivo sem provocar mágoa, nem sempre é tarefa fácil. Vivemos uma cultura pela qual as pessoas nem sempre se sentem à vontade diante de alguém que se expresse com clareza e firmeza. Quebrar esse paradigma é missão para todos que já entenderam os seus benefícios. Em muitos casos a sutileza pode ser uma grande ferramenta pela qual a pessoa diz o que pensa sem grande alarde, de forma leve, com palavras gentis. A sutileza é uma arte pela qual a pessoa não se omite, mas impõe seu pensamento com perspicácia e delicadeza.
Segurança
Segundo declaração da psicóloga Corinna Schabbel para a matéria “Aprenda a dizer não” publicada neste site, um dos fatores mais determinantes na falta de assertividade é o medo de ser mal interpretado e rejeitado. Ela afirma que: “Esse olhar negativo sobre as consequências do não tira a força e o peso da recusa. Esses fantasmas geralmente não passam da mais pura imaginação. Se a gente diz um não limpo, coerente com nossos sentimentos, e o dizemos com clareza, é bem provável que o outro acate sem conflitos ou ofensas“. O caminho, pois, é encontrar em si mesmo a segurança que faculte a imposição de respeito pelas próprias opiniões, respeitando igualmente a dos outros.