Recém-casados: 7 segredos essenciais para construir um casamento feliz

Para ter um casamento feliz, é preciso assentar cada tijolinho da construção todos os dias com muito amor, paciência, empatia e determinação. Veja como.

Renata Finholdt

Depois da célebre frase “Vos declaro marido e mulher”, os noivos passam a viver uma vida um tanto quanto diferente da qual estavam acostumados. Passam a dividir não só o mesmo teto, mas também as mesmas preocupações, as mesmas expectativas de futuro, além de contas, dívidas e muitos sonhos.

Leia também: O que todos os noivos precisam saber para terem uma vida de sucesso

É uma fase de grande aprendizado que deve ser muito feliz quando ambos estão empenhados no sucesso desta caminhada juntos.

Veja alguns segredos revelados em estudos feitos com recém-casados e casados por algum tempo que podem ajudar a construir um casamento bem feliz.

1. Planeje para a vida de casados, não somente para a cerimônia

É muito comum que os preparativos para o casamento incluam uma série de planejamentos, por exemplo, quem serão os padrinhos, qual será o local da cerimônia, o local da festa e qual será o número de convidados. Essas e tantas outras questões que os noivos devem decidir juntos, mas algumas decisões para a vida conjugal também podem (e devem) ser decididas antes, tais como: a quantidade de filhos, sobre como ficará a divisão de tarefas do lar, sobre o pagamento das despesas, etc.

Advertisement

2. Não tenha expectativas de uma vida perfeita como nos contos de fada

O casamento e o namoro são muito diferentes. A vida a dois precisa ser nutrida diariamente. É preciso empenho e muito amor para construirem juntos um relacionamento duradouro.

3. Crie uma fundação forte

Se ambos colocarem a felicidade um do outro como prioridade todos os dias, ajudará a tornar seu relacionamento mais forte, além de ser uma grande prova de amor. Dessa forma conseguirão nutrir o sentimento que os uniu no matrimônio. Vocês passam a ser parceiros e precisam empenhar-se em dedicarem-se um ao outro diariamente. Passar um tempo junto com o seu parceiro é uma das principais responsabilidades do seu dia.

4. Comuniquem-se com maturidade

Quando os problemas chegarem, sejam sinceros e conversem um com o outro. Diga ao seu cônjuge o que espera dele. Se você gostaria de receber um convite de seu parceiro para jantarem juntos em um local especial, por exemplo, não fique esperando que ele leia sua mente e lhe faça tal convite, diga a ele, vocês serão muito mais felizes se ao invés de reclamarem da atitude um do outro, conversarem (não brigarem) sobre suas expectativas.

5. Use argumentos justos numa discussão

Viva seu casamento com um espírito de aceitação e não de críticas. Contribua com o bom relacionamento entre vocês, traga sentimentos leves para dentro de seu relacionamento e conversem sobre aquilo que os incomoda.

6. Apliquem a paciência e estejam prontos para fazerem sacrifícios

Você vai perceber que em alguns momentos da vida o sacrifício será necessário. Nesses momentos é preciso paciência e entendimento. Privarem-se de algo que até então estavam acostumados, pode ser apenas algo temporário e se tiverem paciência poderão enfrentar os momentos críticos muito mais facilmente.

Advertisement

7. Priorizem o casamento e deixem de lado as distrações

Não deixe que a internet, as redes sociais ou o celular tome o espaço de seu cônjuge. Quando estiverem juntos, dediquem tempo um ao outro, essas outras coisas podem ser verificadas em outro momento.

Leia também: 13 coisas que você precisa saber antes de se casar e mudar da casa dos pais

Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.